Faldas do Marão: entre Ansiães, Póvoa e Carneiro

Photo ofFaldas do Marão: entre Ansiães, Póvoa e Carneiro Photo ofFaldas do Marão: entre Ansiães, Póvoa e Carneiro Photo ofFaldas do Marão: entre Ansiães, Póvoa e Carneiro

December 6, 2021
December 2021

near Anciães, Porto (Portugal)

1. A serra do Marão, motivo de inspiração de escritores (Miguel Torga e Teixeira de Pascoais) e de atração para pedestrianistas, ciclistas, caçadores e pescadores, constitui um todo impressionante: as escarpas e fragas agressivas nas vertentes viradas para Vila Real e os montes arredondados nas vertentes viradas para Amarante e Baião; as vistas arrebatadoras sobre as Serras do Alvão, da Aboboreira e Montemuro e das aldeias situadas nas suas encostas; a grande diversidade florestal (giesta, urze, carqueja e tojo nas partes mais altas e árvores de grande porte como os carvalhos, castanheiros, bétulas, freixos, pinheiros e ciprestes nas partes mais baixas dos vales das ribeiras e dos rios); a água que corre nos leitos de rios e ribeiras; o ar puro que se respira; o silêncio que convida ao relaxamento, à contemplação e à descoberta.
2. O presente percurso, circular e não marcado, desenvolve-se, nas faldas do Marão, entre as aldeias de Ansiães, Póvoa, Carneiro e Candemil por caminhos florestais abertos entre frondosas matas de carvalhos e castanheiros, terrenos cultivados em lindos socalcos (sobretudo no termo da Póvoa) e, na parte mais alta do percurso, entre mato rasteiro de giestas e urzes.
3. Começamos em Anciães, no Largo da Pinha (junto ao café da Pinha). Subimos pela rua do Eiro e pela estrada da Póvoa durante cerca de 1.5 km. Junto a um penedo seguimos, à direita, por um caminho rural por entre carvalhais e terrenos de cultivo até à aldeia da Póvoa. Daqui descemos por um caminho lindíssimo em direção à ribeira e estrada de Murgido, estrada que seguimos por umas centenas de metros. Subimos, à esquerda, por um caminho florestal fabuloso - fabuloso pelas enormes matas de carvalhos e castanheiros que atravessa e pelas vistas panorâmicas que proporciona sobre as aldeias e os socalcos da Póvoa e de Murgido. Atingido o “Ponto 5”, descemos até à aldeia de Carneiro (troço pouco interessante). De Carneiro subimos por um agradável caminho florestal até à capela e parque de merendas de Nossa Senhora da Corvachã (pelo que constatamos, local de convívio de afáveis “caçarretas” – caçadores que têm como principal objetivo passear os cães e a arma). A partir daqui, foi só “rolar”, por um panorâmico estradão florestal com vistas soberbas sobre o vale do rio Marão, as da A4 e os picos mais altos da serra do Marão, até Candemil e, logo a seguir, Anciães .
4. Em síntese, diríamos que se trata de um percurso de enorme beleza paisagística, constituído por duas partes com características muito diferentes: os primeiros 10/12 KM (Anciães --> ribeira da Póvoa --> Póvoa - -> ribeira de Murgido - -> “Ponto 5”) caraterizam-se pela exuberância e colorido da vegetação, sobretudo na primavera e no Outono; a 2ª parte (do “Ponto 5” até Candemil) carateriza-se pela beleza serena do serpentear dos caminhos entre mato rasteiro e alguns penedos e pelas magníficas vistas panorâmicas sobre a ponte em curva da A4, sobre o vale do rio Marão e os picos mais altos da serra do Marão.
Pontos de interesse:
1. Os campos cultivados em socalcos das aldeias da Póvoa e Murgido (a lembrar os socalcos do Sistelo).
2. As exuberantes matas de carvalhos (com exemplares enormes) e de castanheiros, particularmente belas nos fins do Outono.
3. As vistas panorâmicas sobre as aldeias e os campos da Póvoa, Murgido e Carneiro e sobre o vale do rio Marão e picos da serra do Marão.
4. O serpentear dos caminhos florestais, todos excelentes e fáceis de percorrer.
5. A versatilidade do percurso facilmente adaptável sem perdas da generalidade dos pontos de interesse às disponibilidades físicas e de tempo dos caminheiros.
A extensão total do percurso (22.5 km) pode ser reduzida para cerca de 21, 18 ou 15 km.
a) Versão 21 km: Anciães - -> Póvoa - -> “Ponto 1” - -> “Ponto 2” ... (do “Ponto 1” ao “Ponto 2” seguir o caminho assinalado pelas bandeirolas 1). A parte suprimida - descida à aldeia de Carneiro - não acrescente nada ao percurso.
b) Versão 18 km: Anciães - -> Póvoa - -> “Ponto 3” - -> “Ponto 4 ...” (do “Ponto 3” ao “Ponto 4” seguir o caminho assinalado pelas bandeirolas 3). Esta versão mantém o essencial das características do percurso integral. É a que aconselharíamos.
c) Versão 15 km: Anciães - -> Póvoa - -> “Ponto 5- -> “Ponto 6 ...” (do “Ponto 5” ao “Ponto 6” seguir o caminho assinalado pelas bandeirolas 5). A opção por esta versão implica perder um troço muito interessante e fácil de percorrer – o que vai do “Ponto 5” ao “Ponto” 3.