Fafião - Porto da Lage- Porta Roibas - Sombrosas

Photo ofFafião - Porto da Lage- Porta Roibas - Sombrosas Photo ofFafião - Porto da Lage- Porta Roibas - Sombrosas Photo ofFafião - Porto da Lage- Porta Roibas - Sombrosas

Very difficult
April 21, 2019
April 2019

near Fafião, Vila Real (Portugal)

Saída de Fafião pela encosta junto ao rio Fafião e antes da ponte da Matança começamos a subir para o trilho que vai até Porto da Lage, como já não passava nesta zona há muito tempo, seguimos o trilho de baixo. Em conversa, mais tarde no café em Fafião, foi-nos dito que o trilho de cima está muito melhor. O trilho que fizemos, está em muito mau estado e, em alguns locais, praticamente fechado. Chegamos a Porto da Lage já perto do meio dia. A partir daqui, seguimos pelo estradão até junto a uma ponte e começamos a subir o trilho que está muito bem mariolado. Apanhamos uma encosta paralela a um riacho que vai até às Portas Ruivas. O cimo das Portas Ruivas é um miradouro indiscritível: estamos no centro do Gerês com vista de 360 graus. A subida é muito fácil, depois de se contornar o maciço. Na descida passamos pelo curral das Portas ruivas e ainda fui até ao cume das sombrosas, outra vista fenomenal. Começamos a descida para Porto da Lage, passando perto das lagoas que estão acima da cabana da Touça e por fim fizemos o mesmo trilho pela Quina da Carqueja, derivando, no final para a Cabana do Vidoal e fazendo a parte final sempre pelo estradão.