Exploração da trilha rumo ao Pico Belo Horizonte

Photo ofExploração da trilha rumo ao Pico Belo Horizonte Photo ofExploração da trilha rumo ao Pico Belo Horizonte Photo ofExploração da trilha rumo ao Pico Belo Horizonte

January 11, 2020
January 2020

near Fazendinha, Minas Gerais (Brazil)

Trilha com destino final o Pico Belo Horizonte, a partir do prédio principal do Hospital da Baleia. Vista de BH incrível, sem igual, a 360°, podendo avistar também nova lima, Sabará, e outro municípios nós arredores da cidade.

*******************************************************
NÃO SEGUIR NO SENTIDO IDA LOGO APÓS A CAIXA DA COPASA, O TRACK SEGUE UM DESVIO FEITO ATÉ O LEITO DO RIO E CONJUNÇÃO COM A TRILHA PRINCIPAL PASSANDO PELA MATA FECHADA.

Trilha sem maiores dificuldades técnicas, mas com partes de cascalho bastante ingrimes, sugiro ir com uma boa bota de trilha.

Boa parte da trilha é exposta ao sol, usar protetor solar e chapéu/boné

A parte final, os últimos metrô de subida ao pico, são uma fácil escalaminhada.

Existem muitas bifurcações, tomar bastante cuidado para não sair do caminho.

Percurso de volta diferente do de ida. Recomenda-se o mesmo percurso especialmente na subida, pegando um atalho a direita antes de uma curva na estrada principal de acesso as antenas no pico. O outro percurso, feito na volta, tem muito mais cascalho e é extremamente ingrime.

*******************************************************

Após o ingresso do prédio principal do hospital, continuar pela rua mantendo o prédio a direita. Virar a direita na altura do 23° grupo de escoteiros, passando por um portão. Seguir pela estrada até o final, onde, a esquerda, começa a trilha principal e o atalho seguido neste track. O atalho passa do lado da caixa de água da Copasa, e logo depois segue a esquerda, para se juntar ao caminho principal.

Após alguns kms no mato, o percurso se junta com a estrada na crista da serra. Seguir a esquerda, até o atalho a direita antes de uma curva. A estrada chega nas antenas da PM. Seguir na trilha logo a direita do 2° prédio de antenas, chegando até a base do pico belo horizonte, alcançável com uma breve escalaminhada.

Pico Belo Horizonte

• Photo of brunolamaral
    brunolamaral Apr 9, 2024

Olhando pelo mapa parece que dá para ir de carro mais perto do destino final

• Photo of CESARE TONA
    CESARE TONA Apr 9, 2024

Oi Bruno! Próximo do ponto marcado como inicio e fim da trilha tem um portão que sempre encontrei fechado quando fui. Mas dependendo de qd for pode ser que esteja aberto ai sim pode seguir mais um pouco