Exploração da trilha para o Pico Itapiroca com campo base no topo Piolhos

Photo ofExploração da trilha para o Pico Itapiroca com campo base no topo Piolhos Photo ofExploração da trilha para o Pico Itapiroca com campo base no topo Piolhos Photo ofExploração da trilha para o Pico Itapiroca com campo base no topo Piolhos

March 11, 2016

This is a group of trails :

For english please scroll down all the way to the end.

Lista de trilhas contidas nesse mapeamento:

• 1ª trilha chamada Topo Getulio e Piolhos (Morro do Getulio); começa na fazenda Pico Paraná, passando pelo topo Getulio e vai até o topo Piolhos onde pernoitamos pois começamos a trilha a tarde de baixo de chuva. Ao chegar topo Piolhos resolvemos não continuar devido ao anoitecer. Acabamos ficando Pesos no topo Piolhos devido ao mal tempo de domingo ate terça de manha. Esse trajeto normalmente não demora tanto.

• 2ª trilha camada Exploração da trilha para o Pico Itapiroca; parte do topo Piolhos passa pela bifurcação Caratuva / Itapiroca - PP e vai quase até a bifurcação Itapiroca / Pico Paraná. Infelizmente tivemos que retornar partir desse ponto até a fazenda a PP devido a um temporal com relâmpagos.

A 2ª trilha é usada como acesso a muitos Picos da região pois passar por 1 bifurcações importantes da região e quase chega a outra bifurcação importante da região:

• 1ª Com placas para Caratuva / Pico Paraná clique aqui para ver o marco e foto dela. Quem estiver subindo e tomar a trilha da esquerda irá ao Caratuva, Taipabuçu (Taipa), Ferraria e Ferreiro quem tomar a trilha da direita irá ao Itapiroca - Pico Paraná - Cerro Verde - Luar - Ciririca - Camelos - União - Ibitirati

• 2ª Quase chega a essa bifurcação com placas para Pico Paraná / Itapiroca clique aqui para ver o marco e foto dela. Quem estiver subindo e tomar a trilha da esquerda irá ao Pico Paraná - Camelos - Tupipiá - União - Ibitirati. Quem tomar a trilha da direita irá para Itapiroca - Cerro Verde - Tucuma - Camapuã - Luar - Ciririca - Agudos da Lontra, Cotia e Cuíca.

Médias da precipitação na região por mês:

Médias das temperaturas altas e baixas na região por mês:

Obrigado por visualizar o meu mapeamento da trilha espero que tenha gostado e que seja muito util a você. Desde já agradeço se você puder avaliar essa trilha com comentários, criticas construtivas e nos informando se você já fez essa trilha e se fez o download dela ou não. Caso tenha informações história que possa acrescentar seria ótimo.
Estou constantemente aprimorando minhas trilhas com textos, fotos e videos a medida que acumulo esse conhecimento e tiver tempo. Retorne frequentemente para ver essas atualizações. Caso queria mais detalhes sobre alguma parte da trilha me envie uma mensagem ou um comentário.

I'd like to apologize for not having a description of the trail in english yet. I will soon be updating the trail description so please revisit or save as a favorite to get the latest updates.

2° Mirante ( Mirante da Pedra) na trilha para o topo Getulio. Ao norte dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio Ribeirão Grande (fluindo do SE para o NO). O Rio Ribeirão Grande irá desembocar na Represa do Capivari. Ao sul dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio do Almoço (fluindo do SE para o NO). O Rio do Almoço é o rio que gera a cachoeira na fazenda Pico Paraná e é um afluente do Rio Ribeirão Grande. No contraforte ao sul dessa trilha encontra-se o cume Itacuri com 1344 metros de altitude.

3º Mirante na trilha para o topo Getulio Ao norte dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio Ribeirão Grande (fluindo do SE para o NO). O Rio Ribeirão Grande irá desembocar na Represa do Capivari. Além do Rio Ribeirão Grande ao norte no talvegue está o Rio Raposa (fluindo do SE para o NO) que é um tributário do Rio Ribeirão Grande. Ao sul dessa trilha seguindo paralelo a ela está o Rio do Almoço (fluindo do SE para o NO). O Rio do Almoço é o rio que gera a cachoeira na fazenda Pico Paraná e é um afluente do Rio Ribeirão Grande. No contraforte ao sul dessa trilha encontra-se o cume Itacuri com 1344 metros de altitude.

Pedra do Grito e 4° mirante na trilha do morro do Getulio. Área ampla para fazer uma parada para lanchar, descansar e tirar uma fotos com a pedra e os amigos. E essa rocha fica numa curva da trilha.

PictographLake Altitude 4,216 ft

Lago morto

Bifurcação Pico Paraná / Caratuva

Bifurcação PP / Caratuva Área ampla ao redor da placa boa para descansar na sombra. Se tiver chovido é uma área de um atoleiro. Vindo do morro Getulio a esquerda fica a trilha para o Taipabaçu e Caratuva cuidado pois há duas aberturas a esquerda; a correta fica mais ao alto e é menos aberta e tem inclinação subindo levemente, a opção errada fica mais esta mais baixa e tem maior abertura e desce levemente. Vindo do morro do Getulio (a direta da placa) a frente subindo virando para direita esta a trilha que leva ao Itapiroca e PP.

1° Córrego com bica após bifurcação PP - Caratuva

1° Córrego com bica após bifurcação PP - Caratuva Com estrutura feita pelo homem cano e área concretada para acumular água. Área ampla para descansar, almoçar ou lanchar enquanto se reabastece de água na sombra. Água cristalina e pela minha experiência há sempre água nessa bica. Essa é a melhor opção para se abastecer de água.

Bifurcação PP / Itapiroca

Bifurcação Itapiroca / PP ao se aproximar dessa bifurcação vindo de baixo (Morro do Getulio) você encontrará a atoleiros.