Etna - Rifugio Sapienza - Torri del Filosofo

Photo ofEtna - Rifugio Sapienza - Torri del Filosofo Photo ofEtna - Rifugio Sapienza - Torri del Filosofo Photo ofEtna - Rifugio Sapienza - Torri del Filosofo

7 mi
2004
September 4, 2023
September 2023

near Villa Milia, Sicilia (Italia)

O Etna e o Vesuvio são os vulcões mais famosos da Itália e da Europa. Eu tinha planos de conhecer os dois, o Vesuvio fui alguns dias antes. O Etna veio na sequência. Nós não tínhamos muitas informações e as que pesquisamos eram contraditórias, alguns falavam que era obrigatório contratar guia, outros diziam que não. No site não dizia nada. Fiquei surpreso quando cheguei lá e vi que não tinha portaria nem guarda parque fiscalizando quem subia.
Estacionamos no estacionamento do restaurante próximo ao Rifugio Sapienza, pagamos 2 euros pra deixar o dia todo.
Utilizei uma trilha do wikiloc para me orientar, como não gostamos de descidas íngremes iniciamos a trilha pelo lado mais íngreme subindo pela cratera 2001. Logo no início já vimos o que nos esperava, areia e pedrinhas que afundam como areia de dunas, a cada passo dado o pé afunda quase 1/4 de passo e a coisa não rende. Subimos a cratera 2001 a contornamos e seguimos para a cratera seguinte. Após passar pela segunda cratera iniciamos a subida da encosta de uma das crateras maiores, esse trecho foi bem difícil a inclinação do terreno aumenta, a marca das pegadas não são muito evidentes e consultávamos o gps constantemente para não perder o rumo. Na realidade ali é ter um ponto de referência e tocar direto para ele sem se preocupar muito com o trajeto já que o terreno não tem muita variação, não tem vales nem pedras grandes para desviar. Depois de duas horas vencemos a parte mais difícil da subida, agora vem um platô com inclinação suave e lindas vistas panorâmicas do Etna e do valle del Bovi, uma cratera enorme surge a frente, mais paradas pra fotos e toca pra cima. Chegamos à estradinha dos ônibus 4x4, pensamos que tinha acabado a dureza, porém iniciou um forte vento contrário pra complicar a subidinha em Zig-zag e botar dificuldade. Finalmente chegamos na parada dos 4x4 onde desovam por 15 euros os turistas que subiram pela funivia pagando 30 euros. A fila de turistas com roupas coloridas constrastava com a negra montanha vulcânica. Tivemos que seguir em fila indiana atrás do grupo, agora a trilha quase plana com vento lateral que jogava areia e pedrinhas na gente, os que estavam de bermuda sofreram. Chegando na Torre del Filósofo pegamos a direção oposta à do grupo que ia à frente para ficar mais tranquilo. Na Torre del Filósofo tem-se uma linda vista do cume do Etna que não parava de soltar vapor branco. O vento ali estava tão forte que estava difícil ficar em pé. Quando li sobre condições do tempo e do vento que poderiam impedir a visitação não imaginava como é forte o vento lá em cima. Caminhei um pouco numa trilha que segue em direção à cratera principal e logo um guia me alertou para não prosseguir nessa trilha pois estava perigoso. Depois de algum tempo lá em cima decidimos voltar, o vento estava incomodando. Decidimos voltar pela estradinha do 4x4, após a terceira curva decidimos descer em linha reta cortando a estradinha. Mais abaixo subimos a cratera Piano del Lago il Escriba, mais uma que valeu cada passo, muito bonita e com pequenas fumarolas soltando vapor. Depois de descer a encosta da cratera seguimos novamente em direção à estradinha, passando pela estação da funivia e cortando caminho até chegar de volta ao carro. A descida foi auxiliada pelo vento que soprava a nosso favor.

Consideramos a trilha como nível difícil devido ao desnível positivo e o tipo de terreno, apesar de não apresentar dificuldade técnica.
Pessoas sem preparo físico podem subir parte do percurso com a funivia (30 euros) e subir o restante do percurso caminhando ou utilizar o serviço dos 4x4 (15 euros).

Fifugio Sapienza

Mirador Valle dei Bove

Torri del Filosofo

• odetepf Sep 8, 2023

Uau!!! Que aventura! Adrlinou!