Etapa 4/7 - Ponte de Lima - Valença (Caminho Central Português para Santiago)

Photo ofEtapa 4/7 - Ponte de Lima - Valença (Caminho Central Português para Santiago) Photo ofEtapa 4/7 - Ponte de Lima - Valença (Caminho Central Português para Santiago) Photo ofEtapa 4/7 - Ponte de Lima - Valença (Caminho Central Português para Santiago)

8 hours
October 11, 2018
October 2018

near Senhora da Luz, Viana do Castelo (Portugal)

A PURGA (física, emocional, ou outra que queiram escolher) PELA DOR é conhecida e utilizada em diferentes culturas. Resulta. E como resulta! Faz-nos sair do conhecido e testa-nos os limites. Por loucura, estupidez ou simples desafio pessoal arrisquei o Caminho Central Português em 7 etapas e sem treino ou preparação específica. Contando apenas com a experiência dos caminhos anteriores. 250km de terra batida, asfalto, paralelo, ervas, pó. Com frio e calor, com lesões pelo caminho, com 3 desistências em mente.

Fiz o Caminho sozinho e cruzei-me com peregrinos, bicigrinos, turigrinos e até girinos. Recuperei-me em fontes, em rios, em lagos. Até debaixo da ponte do rio Lima estive! Andei às 5h30 em bosques e florestas isolados e sombrios. Também ao sol, com 30°. Enfrentei medos e geri sub-etapa a sub-etapa, etapa a etapa. Aceitei elogios e incentivos. Ultrapassei insultos à minha missão e à minha necessidade de responder ao "E se?". Passei por pontes, igrejas, cafés, caminhos de cabras, galos, cavalos, nascer e pôr do sol. Encontrei companhia de viagem (obrigado André!) entre Labruja e Mós. De resto, sozinho. Focado nos pés, no edema, nas bolhas, nas botas que já me levaram 4 vezes a Santiago.

Com 6kg às costas a uma velocidade média de 4.5 a 5km/h já com paragens. Sem os luxos do costume, a mochila XPTO ficou em casa. Pedi a mochila do meu filho emprestada. A mais simples que pode existir. Sem símbolos de Santiago. Simples. Vi pessoas a peregrinar com mochilas, sem mochilas e até a chegar de táxi aos albergues. Questiono-me sobre os conceitos de peregrinação, pedestrianismo e turismo. Não me pareceu importante perder energia com isso.. Mantive o foco, o ritmo. Cozinhei, comi, lavei e sequei a roupa e segui. Até vi a preparação da receção a um novo pároco e uma desfolhada. Não sei ainda bem o impacto desta viagem. Só sei que cheguei. Está feito.

Agradeço às minhas botas que, até hoje, fizeram 800km até Santiago. Foi a sua última vez. Entram outras em ação. Que experiência! Terminada com a acústica e mantras únicos da Catedral e, a posteriori, com a alegria contagiante da Tuna de Direito da Universidade de Santiago. O Caminho de Santiago continua ainda a ser um Caminho de Humanidade.

Nota prévia:
PORTO a VALENÇA = "CAMINHO DE CABRAS" (Piso duro. Muito granito.)
VALENÇA a SANTIAGO = "ALCATIFA" (Piso muito mais regular. Os espanhóis estão a nivelá-lo tanto que qualquer dia vamos em passadeiras rolantes).

PORTO A SANTIAGO DE COMPOSTELA | 2018 | 7 ETAPAS | 250KM
Etapa 00. Sé do Porto à Igreja do Carvalhido (saída do centro da cidade)
Etapa 01. Porto - São Pedro de Rates

Média em andamento: 5.3 km/h
Média geral (com paragens): 4.5 km/h

NOTAS SOBRE A ETAPA
Vou classificar a etapa de Ponte de Lima a Valença como difícil por 3 motivos: distância, altimetria da Labruja, acumulado de km das etapas anteriores.
A etapa de Ponte de Lima a Valença pode ser dividida em 2, para melhor compreensão: Ponte de Lima a Rubiães e daqui até Valença. No geral, entre Ponte de Lima e Rubiães apanhamos a subida da Labruja. Se formos a ver bem, não é uma subida tão íngreme como possa parecer. É uma subida jeitosa sim, mas durante uma curta distância. O tipo de piso é que não favorece. Depois temos a descida até Rubiães que poderá até ser mais dura, pelo tipo de piso (muitas vezes escorregadio e cheio de pedras). De Rubiães a Valença, a etapa não se pode considerar difícil. No geral, é feita em meio rural/ urbano e não tem uma altimetria tão "puxada" como a Labruja. O difícil desta etapa é gerir a distância, face a um acumulado de km, das etapas anteriores.
Apesar da dificuldade em caminhar, esta etapa mostrou-me que o desafio de superar a Labruja foi crucial para a diminuição de todas as dores que pudesse ter. A adrenalina de ter de ultrapassar a maior subida do Caminho Central Português, com lesões das etapas anteriores, e com o calor que se antecipava, foi crucial para fazer esta etapa com algum "prazer". Por sorte, tipo "anjo protetor", caminhei desde o topo da Labruja até Valença (e depois até Mós) com um rapaz (André) que tinha uma passada constante, rápida e cujas conversas foram um "ar fresco" para me dar força para continuar.

Photo ofSaída do Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima Photo ofSaída do Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima Photo ofSaída do Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima

Saída do Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima

Capela de Nossa Senhora das Neves

Chegada a Labruja

Labruja

Chegamos ao ponto em que nos aproximamos da "grande subida" da Labruja. Se formos a analisar bem, a subida é puxada, mas é uma distância curta. Passando essa fase, iremos iniciar a descida até Rubiães.

Subida da Labruja

Uns momentos antes da subida mais acentuada, temos oportunidade de passar numa zona florestal bastante agradável. Ainda deu para umas "palhaçadas". Esta etapa foi das mais divertidas de todo o caminho, desde o Porto, porque havia motivação extra devido desafio da etapa (km acumulados nas pernas, superar lesões, etc). O tempo não podia estar melhor.

PictographReligious site Altitude 1,059 ft
Photo ofCruz dos Franceses ou Cruz dos Mortos Photo ofCruz dos Franceses ou Cruz dos Mortos Photo ofCruz dos Franceses ou Cruz dos Mortos

Cruz dos Franceses ou Cruz dos Mortos

Pelo caminho encontramos a Cruz dos Franceses (ou Cruz dos Mortos), que assinala o sítio onde a população local emboscou os retardários franceses do exército de Napoleão, na invasão de 1809. No ponto mais alto temos a Casa do Guarda Florestal e, obviamente, uma vista deslumbrante! https://acaminhodesantiago.wordpress.com/2008/04/14/ponte-de-lima-rubiaes/

Descida para Agualonga e Rubiães

Iniciamos a descida para Agualonga e Rubiães. Neste ponto, encontro-me com um rapaz (André) que me irá acompanhar até Mós (na etapa seguinte). Daí as sombras de duas pessoas!

Entrada em Agualonga

Agualonga/ Rubiães

A chegar a Rubiães

A chegar ao albergue de Rubiães

PictographWilderness hut Altitude 654 ft
Photo ofIgreja de São Pedro de Rubiães + Albergue de Peregrinos de Rubiães Photo ofIgreja de São Pedro de Rubiães + Albergue de Peregrinos de Rubiães Photo ofIgreja de São Pedro de Rubiães + Albergue de Peregrinos de Rubiães

Igreja de São Pedro de Rubiães + Albergue de Peregrinos de Rubiães

A mais antiga referência conhecida a este templo é a da sua construção ou reconstrução em 1257. A nave da igreja foi acrescentada no século XVI, quando a sua cabeceira foi deslocada mais para este. A torre sineira data do século XVII. Encontra-se classificada como Monumento Nacional desde 1913. Originalmente em estilo românico, foi edificada em alvenaria de pedra. https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_São_Pedro_de_Rubiães

Photo ofSaída da N201, para caminho florestal Photo ofSaída da N201, para caminho florestal Photo ofSaída da N201, para caminho florestal

Saída da N201, para caminho florestal

Photo ofCossourado e a 'História' das Setas Amarelas Photo ofCossourado e a 'História' das Setas Amarelas Photo ofCossourado e a 'História' das Setas Amarelas

Cossourado e a 'História' das Setas Amarelas

Cossourado e a "História" das Setas Amarelas (quem terá inventado esta?)

Cossourado

Cossourado (2)

Cossourado (3)

À entrada de Cossourado, encontramos um tanque. Lembro-me deste tanque pois encontrei aqui um peregrino - Deni Vargues - que tinha iniciado o percurso em Lisboa. Andei a acompanhar os "posts" dele e reconheci-o quando ia a passar por ele. "Tira aí uma foto!"

S.Bento

Gontomil

Gontumil/ Prado

Prado

Fontoura

M512

Photo ofCaminho florestal entre M512 e N201 Photo ofCaminho florestal entre M512 e N201 Photo ofCaminho florestal entre M512 e N201

Caminho florestal entre M512 e N201

Cruzamento com N201

PictographWilderness hut Altitude 162 ft

Quinta Estrada Romana

PictographMountain hut Altitude 74 ft

Quinta do Caminho

Photo ofPedreira (ATENÇÃO! RELATOS DE ROUBOS) Photo ofPedreira (ATENÇÃO! RELATOS DE ROUBOS) Photo ofPedreira (ATENÇÃO! RELATOS DE ROUBOS)

Pedreira (ATENÇÃO! RELATOS DE ROUBOS)

Atenção neste local. Isolado, como muitos outros locais. Relatos de tentativas de roubo. Se possível, VÁ ACOMPANHADO!

Zona Industrial de Valença

Cruzeiro

Estamos a chegar!!!

Capela do Senhor do Bonfim

Photo ofLargo do Sr. do Alívio e rua do Regueiro Photo ofLargo do Sr. do Alívio e rua do Regueiro Photo ofLargo do Sr. do Alívio e rua do Regueiro

Largo do Sr. do Alívio e rua do Regueiro

Série de curvas e contra-curvas

Photo ofVALENÇA! Se quiser, corte caminho diretamente para o Albergue Photo ofVALENÇA! Se quiser, corte caminho diretamente para o Albergue Photo ofVALENÇA! Se quiser, corte caminho diretamente para o Albergue

VALENÇA! Se quiser, corte caminho diretamente para o Albergue

VALENÇA! Se quiser, corte caminho diretamente para o Albergue. Por questão de correção, optei por seguir as setas amarelas, apenas para que os dados de GPS ficassem como a marcação. Mas depois de 35km, apetecia-me era cortar diretamente para o albergue. Cromo!

Centro de Valença

PictographWilderness hut Altitude 193 ft

Albergue de S.Teotónio

Foi a primeira vez que fiquei neste albergue, embora já por cá tenha passado algumas vezes. Mas sem conhecer o interior. Ora bem. WC's: pouca privacidade. Deixam a desejar. Camaratas: aceitáveis Exterior: muito bom

• Photo of pgomesmonteiro
    pgomesmonteiro Feb 9, 2020

O propósito era só fazer este troço do Caminho, com várias idas a Santiago não tinha qualquer ideia do que fosse a Labruja.
    Não tendo cansaço acumulado o único limite era chegar a Valença a tempo de apanhar o comboio de regresso.
    Calmamente, aproveitando para desfrutar das vistas, sem o corrupio de peregrinos das épocas altas, faz-se muito bem, apenas alguma atenção na gestão do esforço em especial no que toca ao piso, muitas vezes duro e a causar um desgaste extra ao nível dos joelhos.
    Muito bem marcado, tanto no terreno como no registo GPS aqui partilhado.

• Photo of ricardodias2020
    ricardodias2020 Feb 9, 2020

Obrigado pelo comentário.
    Boas caminhadas!

• Photo of Cruzmpmarco
    Cruzmpmarco Mar 26, 2023

Boa descrição da etapa. Etapa dura não pelo desnível mas pelos longos quilómetros com piso de calceta.