Etapa 2: Circuito Vale Europeu. De Timbó até Pomerode.

Photo ofEtapa 2: Circuito Vale Europeu. De Timbó até Pomerode. Photo ofEtapa 2: Circuito Vale Europeu. De Timbó até Pomerode. Photo ofEtapa 2: Circuito Vale Europeu. De Timbó até Pomerode.

February 11, 2024
February 2024

near Timbó, Santa Catarina (Brazil)

Editei um vídeo com imagens desta etapa, está neste endereço no meu canal do YouTube:

O início da etapa 2 é na Praça Frederico Donner no Centro da cidade de Timbó, quase em frente ao Complexo Turístico Jardim do Imigrante, que recomendo conhecerem no dia anterior.
Da praça sai a direita seguindo as setas brancas pintadas nos postes e as placas de sinalização, todo o percurso estava muito bem sinalizado. Passei pela Paróquia Evangélica da Confissão Luterana (Igreja da Ressurreição), virei a direita na rua antes da prefeitura.
Segui pelas ruas da cidade, passei pela ponte sobre o Rio dos Cedros e caminhei por um bom tempo até entrar numa estrada de terra à esquerda.

Andei por uma região rural cheia de casas e rodeada por montanhas. Passei pela Hospedaria Vale Europeu, plantações de milho, lagos, até chegar a Rodovia Ralf Knaesel (SC-416), passei por duas lindas casas, uma delas no estilo enxaimel, depois vieram várias outras casas lindas e antigas. A estrada era movimentada e perigosa. Também passei pela Capela São Roque.

Entrei a direita na Rua Tifa Colley, uma estrada de terra, a partir daí começou uma forte e longa subida em meio a uma linda área verde.

Depois de muita caminhada veio uma grande descida até chegar a bifurcação que a esquerda dá no Morro Azul, virei a direita.

Continuei pela estrada de terra em meio as propriedades rurais e suas plantações, passei pela Capela Mulde Alta, uma linda igrejinha azul bem na beira da estrada que fica ao lado de um lindo rio com corredeiras e uma pequena ponte em arco antiga.

Depois de mais um tempo de caminhada cheguei a divisa de municípios Timbó/Pomerode.
Passei por outras casas antigas e no estilo enxaimel e avistei as montanhas e a cidade de Pomerode ao longe.

Demorou bastante para eu chegar em Pomerode, caminhei por uma estrada longa de asfalto no meio de uma comunidade por muito tempo, fazia um calor infernal, perto de 40 graus, não havia nenhuma árvore nas calçadas, nenhuma sombra, foi terrível.
Num certo momento teve um trecho sem calçada, um pedaço bastante perigoso onde fui obrigada a caminhar pela estrada. Não entendo como isso pode acontecer num percurso de caminhada com mais de uma década, com nenhuma estrutura e segurança para o Caminhante.

Segui pelos bairros da cidade até chegar ao Pórtico de Pomerode, ponto final dessa segunda etapa do Circuito do Vale Europeu.

Foi uma etapa linda, com belas construções e paisagens. Só o trecho final que foi bastante chato e cansativo.

PictographReligious site Altitude 251 ft

PictographBridge Altitude 238 ft

PictographReligious site Altitude 274 ft

Entra a esquerda na bifurcação