Estrada Real - São Brás do Suaçuí x Entre Rios de Minas - 16/07/22 - Relato

Photo ofEstrada Real - São Brás do Suaçuí x Entre Rios de Minas - 16/07/22 - Relato Photo ofEstrada Real - São Brás do Suaçuí x Entre Rios de Minas - 16/07/22 - Relato Photo ofEstrada Real - São Brás do Suaçuí x Entre Rios de Minas - 16/07/22 - Relato

July 19, 2022
July 2022

near São Brás do Suaçuí, Minas Gerais (Brazil)

Travessia entre as cidades de São Brás do Suaçuí e Entre Rios de Minas, utilizando o trecho da Estrada Real (Caminho Velho) que liga estes dois municípios. Por se tratar de uma travessia, vou deixar toda a descrição no formato de relato.

Obs: a primeira parte do relato (entre Congonhas e São Brás do Suaçuí) eu já postei aqui também.

Sábado – 16/07/22

A noite fez um tremendo frio. Não dormi bem e quando acordei tinha uma espessa neblina pela janela cobrindo toda a cidade. Fiquei enrolando, levantei, tomei o café da manhã no hotelzinho mesmo, arrumei minhas coisas e finalmente saí. Tirei mais algumas fotos da cidade e fui andando em busca da rota que eu deveria fazer.
O caminho começa dentro da cidade mesmo indo em direção à rodovia. Ao chegar na mesma, deve-se caminhar um pouco para a direita, atravessar e entrar na estradinha que tem a esquerda. Bem fácil de se localizar. Essa estradinha vai descendo e passa por um riacho para, depois da subida, encontrar um trecho da ferrovia da MRS. Após atravessar a ferrovia, entra num trecho de plantações de milho em uma área bem grande. Contornei o milharal a fui seguindo pelas estradinhas rurais da região. Todo o trecho é bem tranquilo e praticamente não tem movimento. O caminho vai passando pelos morrotes que formam o domínio morfoclimático conhecido como Mares de Morros, presente na região. Entre os morrotes há sempre algum curso d’água. Uma informação histórica: como a região de Ouro Preto atraiu muitas pessoas em busca de ouro, poucos se dedicavam à agricultura. Assim, no final do século XVII houve uma escassez de gêneros alimentícios na região. Nisso, iniciou-se o cultivo de mais alimentos para suprir a demanda da região das minas. Um dos pontos que se dedicou ao cultivo de alimentos é exatamente este trecho por onde o caminho velho. Por isso, é comum achar fazendas centenárias na região. É possível encontrar algumas pelo caminho. São bem bonitas.

Após o milharal, há uma área de mata e após ela comecei a encontrar algumas casas isoladas. Há um trecho que o caminho da uma guinada à esquerda, passa por uma cascata e entra em uma área de pasto. Há MUITO gado nessa parte. Exatamente onde se chega a uma fazenda, havia vários e eu tinha que passar (tenho trauma de gado Nelori...). Por sorte, o peão da fazenda passava na hora e tocou todo o gado antes de eu passar. A partir dessa fazenda, o caminho se torna uma estrada de terra com um certo movimento de veículos. É a parte mais chata do caminho. Há um trecho que todo o caminho irá margear o rio Paraopeba. Aproveitei para parar nele um pouco e descansar em uma pedra. Saindo dele, há uma ponte e depois uma bica com água potável (a única água potável do caminho). Após a bica, há mais pastos que, na verdade, foram até bons pois preferi andar neles, margeando a estrada, ao invés de andar na estrada em si.

O caminho ficou um pouco monótono neste trecho. São uns 4 kms onde o único atrativo é o rio Camapuã. O caminho se desenvolve até chegar a um bairro afastado de Entre Rio de Minas. Passei por ele, alcancei o asfalto e segui procurando o Centro da cidade, que fica na parte mais alta de lá. Eu já conhecia a cidade de passagem, já que havia passado por ela em 2009, mas nem desci do carro no dia, de forma que, tecnicamente, eu não conhecia a cidade ainda.

Chegando ao Centro, havia umas barraquinhas na praça principal. Aproveitei e parei para tomar uma cerveja e conversei com algumas pessoas que vieram me perguntar se eu estava caminhando pela região. Nessas conversas, descobri que haveria uma festa junina à noite na cidade. Aí fiquei duas latinhas de cerveja pensando se eu voltaria para BH no sábado mesmo (já que meu objetivo estava cumprido) ou se ficaria na cidade, já que eu não teria nada pra fazer na capital mesmo. A ideia da festa junina me animou a ficar! Saí das barraquinhas e fui procurar um lugar para ficar. Me indicaram a Pousada das Pedras mas não havia ninguém na recepção quando cheguei e estava tudo fechado.... Votei e achei um lugar chamado Hotel dos Viajantes e acabei ficando por lá mesmo. Paguei 60 reais sem café da manhã. O quarto era super organizado e limpinho. O Robson que administra o hotel é bem gente boa. Valeu a pena ficar lá. E foi isso. A noite fui na festa junina da cidade e.... que festa... Estou pensando seriamente em voltar lá em 2023 só pra ir na festa de novo... Se eu tivesse que caminhar no dia seguinte não iria aguentar já que fiquei na festa até tarde. Estava boa mesmo!!!

Basicamente, é isso. Espero que este relato ajude aqueles que irão passar por este caminho nos próximos meses. Valeu!!

Marco 773

Marco 766

Marco 765

Marco 783

São Brás do Suaçui (Igreja Matriz)

Marco 786

Marco 785

Marco S/P

Marco 781

Entre Rios de Minas (Hospital Cassiano Campolina)

Marco 777

São Brás do Suaçuí - Entre Rios de Minas

Wikiloc
by Leandro Damasceno
Walking distance: 14.91 mi. - 24 km.

Elevation min: 818 meters max: 973 meters
Uphill: 370 meters down: 401 meters
Type: One way
São Brás do Suaçuí - Entre Rios de Minas

Upload your trail to wikiloc.com →