Photo ofChãos - Escaleira - curral de pedra cavalos - lagoa do Marinho - curral do Coçadoiro - curral de Tabouçinhas - Chãos Photo ofChãos - Escaleira - curral de pedra cavalos - lagoa do Marinho - curral do Coçadoiro - curral de Tabouçinhas - Chãos Photo ofChãos - Escaleira - curral de pedra cavalos - lagoa do Marinho - curral do Coçadoiro - curral de Tabouçinhas - Chãos

Very difficult
April 8, 2023
April 2023

near Bostochão, Vila Real (Portugal)

Inicíamos a caminhada em Chãos.
De Chãos seguimos em direção ao rio Cabril e á ponte de Azevedo.
Depois de transporta a ponte seguimos durante algum tempo juntos aos campos da aldeia pelo caminho existente.
Praticamente quando encontramos a primeira mariola grande iniciamos o trilho e subida mais precisamente na Lage da Ponte, passamos a Lage da Janeira até aparta caminhos e viramos em direção a Chã das Pedras.
Conforme a subida vai ganhando inclinação as vistas para Chãos, Bostochão e mais alguns lugares vai se tornando cada vez mais abrangente.
Á direita e a nossos pés temos a Ribeira de Cabril e no alto a vigiar temos a Surreira bem lá em cima.
Cabril cada vez mais pequena assim como Bostochão e Chãos.
Continuamos a subida pela Escaleira em direção a Vale Pedra Cavalos mais ou menos a meio da subida fizemos um pequeno desvio para ir a um rochedo observar uma lagoa no rio Cabril, depois fizemos um azimute bastante inclinado para voltar ao trilho.
A subida termina alcançando vale Pedra Cavalos.
De Val pedras Cavalos temos mais uma pequena encosta para vencer até chegar ao estradão que liga dos poços verdes do Sobrado a albufeira de Porto da Lage.
Chegados ao estradão podíamos optar por seguir em frente seguindo as mariolas, descer ao curral de Virtelo e seguir o trilho em direção às lagoas do Marinho.
Nós decidimos seguir pelo estradão e apanhar o trilho mais á frente, até á lagoa pequena.
Do nosso lado esquerdo a Roca Alta, do lado direito uma vista deslumbrante sobre uma considerável área da serra da serra do Gerês.
Foi precisamente pela vista que se pode usufruir, que optamos por ir pelo estradão.
Das duas vezes que fiz este estradão até albufeira de Porto da Lage de bicicleta, ficou-me gravada a paisagem que usufruí-a do estradão, quis mostrar á minha cara metade essas paisagens.
Almoçamos na esplanada da Cabana do Penedão ou Cabana da Lagoa.
As duas lagoas chamam-se Lagoa Pequena ou Lagoas do Marinho (como se costumam chamar quando nos referimos ao lugar composto por duas Lagoas, "O Lago Marinho e a Lagoa Pequena")
Umas fotos, dois dedos de conversa com um grupo que chegou á cabana para almoçar.
No regresso seguos o trilho que passa na Torre dos Corços, Prado Coçadoiro, em direção a Tabouçinhas.
Antes de Tabouçinhas ainda fizemos um pequeno desvio para ver uma pequena cascata perto do Coçadoiro.
Em Tabouçinhas aproveitamos para fazer uma pausa, para lanchar e apreciar a paisagem.
De Tabouçinhas até Chãos, o trilho é quase sempre a descer, sem grandes dificuldades.
Passamos pelo meio de uma mata de carvalhos e medronheiros alguns possivelmente centenários.
Chegamos a Chãos cansados, mas muito felizes.

É um trilho com paisagens soberbas, um trilho utilizado pelas gentes da serra noutros tempos.
A subida da Escaleira é das mais duras da serra do Gerês.
Uma curiosidade no prado de Tabouçinhas (curral de Tabouçinhas) a casa em ruínas era a habitação do tio Segundino, (penso que era assim o nome ) viveu ali vários, anos criando galinhas e outras animais, plantou árvores de fruta, as cerjeiras que lá existem foi ele que as plantou.
Depois do seu falecimento, a casa sofreu um incêndio e ficou tudo ao abandonado e a natureza vai reclamando o que era seu.
O dos trilhos imperdíveis da serra do Gerês