Escalavrado - Guapimirim, RJ

2 mi
September 8, 2023
September 2023

near Casa Branca da Serra, Rio de Janeiro (Brazil)

Estávamos em um grupo de 15 pessoas e utilizamos os seguintes equipamentos para esse circuito:

Uma corda de 50 metros
uma corda de 15 metros
Um mosquetão.

Equipamentos indispensáveis para garantir a segurança do grupo.

Segue relato da Ellen Huryn referente a esse ataque.

": o Escalavrado seria nosso primeiro ataque na região.
Nos equipamos e começamos, perto das 12h, a subida ao Escalavrado. Técnico e em ascensão permanente, foi de 'tirar o fôlego' inúmeras vezes, assim como de pedir uma coragem e resistência inumana.
Não tínhamos um guia local, o que é de praxe da maioria das pessoas que visitam a região, mas tínhamos pessoas muito competentes conosco - nosso líder e grande amigo Daimon, com toda a sua experiência e conhecimento de montanha, assim como sua análise detalhada do que teríamos que enfrentar; Alessandro, um bombeiro com experiência em nós e equipamentos para rapel e resgate; e os meninos, com sua força e disposição para ajudar o próximo. Não obstante, cada integrante conseguiu contribuir da sua maneira, pois cada um tem uma parte só sua que acabou por completar o quebra cabeça que foi o todo dessa viagem.
Subimos, subimos e subimos. Com cordas, orações, gargalhadas e parceria. E foi lindo! Mais do que os vídeos mostram.
Foi lindo daquela forma que só o coração consegue sentir.
Mércia, sinto muito, mas não posso concordar contigo totalmente quando disse que 'só no cume que é lindo!', porque para mim, o trajeto, em cada pedacinho, tem uma parte bela que faz da obra final tão perfeita. No cume é lindo, mas talvez não pela visão, mas ele é lindo pelo que aconteceu no caminho até lá.
Ficamos um bom tempo por lá, fizemos quase um book fotográfico lá em cima, porque, como a Sara disse e precisamos concordar, 'um dia veremos essas fotos e lembraremos de quem estava lá conosco, do que sentimos e vivemos' e teremos muito orgulho. Outros também, né Cris? Quando nossos filhos falarem para os amigos sobre as suas mães fora da curva, mas com orgulho de quem somos.
E então, descemos. Se para subir, levamos três horas, para descer esse tempo só diminuiu para 2h30. Foi skibunda para cá, esquibunda para lá, e até tombo de vitória na última curva né, Angelita? Hehe
Mas vencemos o primeiro dia de forma incrível! Um tempo espetacular, visões magníficas, risadas extraordinárias! "