Escalada Pão de açúcar - via (Escadinha de Jacó) - Urca

Photo ofEscalada Pão de açúcar - via (Escadinha de Jacó) - Urca Photo ofEscalada Pão de açúcar - via (Escadinha de Jacó) - Urca Photo ofEscalada Pão de açúcar - via (Escadinha de Jacó) - Urca

55 minutes
October 6, 2022
October 2022

near Leme, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada tranquila, começando na Pista Claudio Coutinho na praia vermelha/urca. Grupo organizado pelo nosso amigo guia Raphael Sampaio, com objetivo de comemoramos os aniversários de nossas amigas Cláudia Dantas e Tati monteiro.

Graças a Deus a chuva deu uma trégua e o dia tava lindo.
chegamos na entrada da trilha e seguimos para a via de escalada escadinha de Jacó.
Subindo na frente, nosso amigo Sampaio se equipou e subiu para fixar a corda.
Nós também nos equipamos e nos preparamos para escalada.
A escadinha de Jacó estava bastante molhada, pois tinha chovido bastante nos dias anteriores.
Um a um começamos a subir, nosso amigo Matheus Vieira estava nos registros das fotos e eu dando apoio as meninas.
Tati monteiro subiu primeiro e depois claudia Dantas.
Subida concluída com sucesso até alí

Continuamos nossa subida tranquila com vários trechos de escalaminhada, onde tem bastante raízes, troncos e pedras para se apoiar.
Um visual incrível onde fizemos várias paradas para fazermos belíssimos registros.
Trilha recomenda para quem já tem alguma experiência e não tenha medo de altura.
Podemos observar as belíssimas montanhas de Niterói e a Baía de Guanabara, onde a todo momento passam navios cargueiros e pequenos barcos.
Continuamos subindo até chegarmos em outro ponto de escalada, onde mais uma vez, o amigo guia, Raphael Sampaio subiu na frente e fixou novamente a corda.
Alí já se encontra uma certa dificuldade, porém nada demais para os experientes.
Corda fixada, subimos novamente um a um. No lance final as meninas sentiram um pouco de dificuldade, porém com nosso apoio elas conseguiram.
Quando todos nós passamos da carrasqueira, guardamos os equipamentos, e ali mesmo fomos cantar parabéns para nossa amiga Tati Monteiro com um bolo dado a ela por nossa amiga Cláudia Dantas.
Cantamos parabéns e um mico que estava nos acompanhando também participou da comemoração.

Depois disso seguimos nossa subida e chegamos na pedra filosofal.
Visual incrível, paramos e fizemos mais fotos, conversamos um pouco e depois seguimos para nosso destino final.
Depois da pedra filosofal o trecho já fica mais fácil até chegar no pão de açúcar.
Chegando no pão de açúcar, paramos para um descanso e apreciar a belíssima vista, em seguida pegamos o bondinho para o morro da Urca.
A descida do bondinho vale a pena, tem um visual incrível.
Já na estação da urca, desembarcamos e descemos pela trilha.
Descida suave e bem cuidada pelos administradores do parque.
Chegamos novamente a Pista Claudio Coutinho e seguimos até o restaurante árabe onde fizemos nossa parada final e almoçamos juntos.

Gratidão a Deus e ao meu amigo Raphael Sampaio pelo convite e os amigos Matheus Vieira, Cláudia Dantas e Tati Monteiro pela companhia.