Photo ofArado, Tribela, Pinhô, Prado Carvalhosa, Pradolã, Rio Conho, Poço Azul, trilho circular Photo ofArado, Tribela, Pinhô, Prado Carvalhosa, Pradolã, Rio Conho, Poço Azul, trilho circular Photo ofArado, Tribela, Pinhô, Prado Carvalhosa, Pradolã, Rio Conho, Poço Azul, trilho circular

April 15, 2023
April 2023

•   5 2 Reviews

near Ermida, Braga (Portugal)

Publicamos um trilho não marcado que se desenvolve na vertente sul da Serra do Gerez entre o rio Fafiao e o rio Conho.

Nota importante: faz parte deste percurso um troço fora de trilho de cerca 500 metros com forte inclinação num descida para o rio Conho que exige um especial cuidado. O terreno é irregular com rochas e buracos escondidos pela vegetação.
Devido à este troço, classificamos este trilho como difícil.

Trata-se de um trilho com belas paisagens e que passa por inúmeros currais e cabanas:
Cabana da Malhadoura
Curral dos Portos
Cabana de Pinhô
Prado da Carvalhosa
Cabana de Pradolã
Cabana do Rio Conho

Iniciamos o nosso percurso no parque de estacionamento situado 300 metros depois de passar a ponte do rio Arado.
Seguimos pelo estradao que liga à aldeia do Fafiao
Ao Km 0,9 Viramos à direita; o caminho da esquerda segue para a Cabana da Couriscada, cabana da Arrocela e zona alta da Corga da Giesteira. Pouco depois intersectamos e seguimos com o PR 14
Mais adiante, por volta do km 2,4 no cruzamento da Tribela viramos à esquerda; deixamos o Pr 14 e seguimos com o GR 50.
300 metros adiante saímos do estradão e iniciamos a descida para o rio Conho por caminho estreito e irregular. Atravessamos a ponte das Servas e voltamos a subir. Voltaremos a seguir novamente por estradão durante mais 1000 metros, durante os quais passamos por mais um curral e cabana, de Pinhó, que se encontra bem conservada.
Pouco depois de passar por uma pequena lagoa termina o estradão e entramos num trilho de pé Posto iniciando a subida.
O trilho está quase sempre bem pisado ou mariolado, com exceção de uma passagem ao Km 4 e novamente na zona do prado da Carvalhosa, que podemos identificar por uma árvore isolada (ver way Point).O caminho segue sobre o lado direito, tornando-se indefinido durante 200 ou 300 metros. Aqui o GPS ajuda.
Adiante vamos nos aproximando à nossa direita de um profundo vale, a Corga de Carnicente. Mais ao fundo podemos observar os “Bicos Altos”; viramos então à esquerda, afastamos da corga e continuamos subindo umas Fragas.
Visitamos a Cabana da Pradolã e continuamos direção norte e logo a seguir avistamos ao fundo o topo da rocalva
Adiante, por volta do Km 7 iniciamos a descida e o caminho vai-se tornando progressivamente menos evidente e durante mais de 500 metros tivemos que seguir fora de trilho, num corta-mato que exige bastante cuidado. A vegetação não é muito alta, nem demasiado densa, mas a descida apresenta bastante inclinação. O terreno é irregular com rochas e buracos escondidos pela vegetação.
Vamos progredindo para a direita para evitar um ribeiro e a sua vegetação.
Entroncamos então com caminho que vem do estreito e que se encontra bem marcado e mariolado. Este caminho, apesar de bem marcado, apresenta também alguma dificuldade, pois é bastante irregular e contém vários ressaltos de rocha. Adiante atravessamos um Ribeiro, afluente do rio Conho e o percurso muda para direção sul, pela margem direita do referido rio Conho. Passamos pela cabana do rio Conho e cerca de 1000 mts depois passamos pelo belo Poço Azul que convida a uns mergulhos nos dias mais quentes.
Um pouco adiante entroncamos no caminho de ida, que o seguimos até ao nosso ponto de partida.

Boas Caminhadas

Parque estacionamento

Photo ofCabana e fonte do curral da Malhadoura Photo ofCabana e fonte do curral da Malhadoura Photo ofCabana e fonte do curral da Malhadoura

Cabana e fonte do curral da Malhadoura

Photo ofPanorâmicas sobre o Vale do Conho e Roca de Pinho. Pormenor do caminho Photo ofPanorâmicas sobre o Vale do Conho e Roca de Pinho. Pormenor do caminho Photo ofPanorâmicas sobre o Vale do Conho e Roca de Pinho. Pormenor do caminho

Panorâmicas sobre o Vale do Conho e Roca de Pinho. Pormenor do caminho

Em frente

PictographWilderness hut Altitude 2,415 ft

Abrigo de montanha gratuito

Photo ofTribela vira esquerda deixamos o Pr 14 e seguimos com o GR 50 Photo ofTribela vira esquerda deixamos o Pr 14 e seguimos com o GR 50 Photo ofTribela vira esquerda deixamos o Pr 14 e seguimos com o GR 50

Tribela vira esquerda deixamos o Pr 14 e seguimos com o GR 50

PictographBridge Altitude 2,392 ft

Ponte das Servas

Esquerda . Entramos em estradão que vem da direita

Em frente. Ao fundo vemos a roca negra e a Arrocela

PictographWilderness hut Altitude 2,569 ft

Abrigo de montanha gratuito

Cabana e curral de Pinho

Frente esquerda e deixamos o GR 50

PictographLake Altitude 2,503 ft

Lagoa e roca de Pinhô

Miradouro natural

Photo ofPrado da Carvalhosa com a sua árvore isolada característica Photo ofPrado da Carvalhosa com a sua árvore isolada característica

Prado da Carvalhosa com a sua árvore isolada característica

PictographWilderness hut Altitude 3,671 ft

Poço Azul

• Photo of migueleloi
    migueleloi Jun 16, 2023

Sempre fantástico este Parque da Peneda-Gerês.
    Num dia bonito como este, melhor ainda!
    Obrigado pela partilha,
    Um abraço

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jun 17, 2023

Obrigado Miguel pelo comentário e avaliação.
    A nossa bela Serra do Gerês está cheia de belos locais e recantos .
    Há sempre algo de novo para descobrir
    Um abraço

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Dec 7, 2023

Preciosa ruta con muchas cosas que ver. Un abrazo

• Photo of STrilhos
    STrilhos Jan 6, 2024

Obrigado Emilio pelo Comentário e avaliação.