Ermida

May 20, 2021
May 2021

near Ermida, Vila Real (Portugal)

Atenção a partir do km 5,2 é mato autêntico durante 600m...
Antes de realizar o percurso, avisei a SAR TEAM - Posto de socorro do Marão (910 911 112) Dei a indicação das horas em que iniciei o percurso e as horas que estava previsto terminar... (aqui existiu uma derrapagem... mas a SAR TEAM estava ao corrente).

O Marão é sempre uma serra incógnita para mim... Cada vez que lá vou, parece sempre a primeira vez... e a primeira vez foi com 3/4 anos ás costas do meu pai... desde a Boavista até à Sra da Serra... Sim ainda me lembro do caminho... lembro-me do mato ser maior que eu... tal como neste percurso, na descida, quando eu acho... "existia um caminho PP por ali"... tenho a certeza!
Desta vez o caminho foi feito com mais uma companheira de trilha, com vertigens e enferrujada... devagarinho se foi ao longe!

Até ao 2 km, o caminho faz-se muito bem. A partir do km 2 , são 300 m em que é necessário ter em atenção à altura do ano em que se faz o caminho, pois é necessário atravessar o ribeiro e em alguns pontos, se tiver com um caudal mais elevado torna-se difícil e muita atenção onde se põe o pés pois o terreno é escorregadio. Para além de se andar pelo ribeiro existem zonas onde o caminho é entre giestas altas, o que pode tornar um pouco mais difícil encontrar o trilho.

Após o km 2,3, o percurso é realizado com alguns passos de escalada, nada de especial mas em alguns sítios é necessário utilizar os 4 pontos de apoio. São 1000 mts de caminho irregular e com algumas giestas pelo meio que acabam por limitar a visibilidade. No entanto é uma zona excelente para observação de aves.

Depois desta aventureira subida... o trilho parece uma auto-estrada... :P

Atenção que entre o km 4,5 e o km 5,5, a probabilidade de encontrar abelhas é grande, principalmente na primavera que andam muito ativas, não esquecer de levar anti histamínico.

A partir do km 5,1, desviamo nos do trilho incial, fomos há aventura... e a aventura deu em mato... 600 mts de mato, a vantagem é que era a descer... a gravidade ajuda a pisar os picos! Chegou a uma altura, que foi linha recta em direção ao caminho que passava uma cota mais abaixo.

Depois... mais uma auto-estrada até ao carro...

Para a próxima vais haver outro caminho qualquer cheio de mato novamente!

Foi um bom treino!

PictographCar park Altitude 2,734 ft

Inicio do percurso. tem lugar para deixar o carro.

PictographGeocache Altitude 2,719 ft

A saber que tinha o tempo condicionado... não deu para me aventurar à procura de caminho para ir ter com a dita cuja... fica para a próxima

Boa parte da subida deste percurso tem mariolas. No entanto é necessário ir com atenças para as encontrar.