'Entre o Mar e a Ria' da Praia da Barra à Costa Nova (Circular)

Photo of'Entre o Mar e a Ria' da Praia da Barra à Costa Nova (Circular) Photo of'Entre o Mar e a Ria' da Praia da Barra à Costa Nova (Circular) Photo of'Entre o Mar e a Ria' da Praia da Barra à Costa Nova (Circular)

1965
August 4, 2019
August 2019

near Barra, Aveiro (Portugal)

Decidi efetuar mais um passeio junto ao mar e à Ria de Aveiro, com inicio no centro da Praia da Barra, perto do paredão, entrei nos passadiços e segui até ao farol, neste local termina os passadiços e segui no paredão junto à Ria de Aveiro, sempre junto à Ria e de frente para o Forte da Barra, deixei o paredão e segui na estrada em alcatrão encostado à Ria, este caminho segue até entrar na Ecopista junto à ponte da A25, por baixo da ponte passei para a outra margem e segui sempre na Ecopista em direção à Costa Nova.
Após chegar a esta belíssima localidade, privilegiada pela Ria e pelo Mar, a Ecopista segue sempre junto à Ria até às últimas casa da Costa Nova, aqui atravessei a estrada e segui em direção ao mar pelo caminho em terra batida, antes de chegar à praia virei à direita e apanhei os passadiços, agora sempre pelos passadiços, por entre as dunas e a praia da Costa Nova a paisagem é fantástica, infelizmente os passadiços terminam antes de chegar à Praia da Barra, assim, tive que efetuar cerca de 1km na areia da praia, o que torna o percurso algo cansativo para quem não estiver habituado, mais à frente voltei a entrar nos passadiços que segue até ao local onde iniciei este percurso.
É um percurso com cerca de 11 km mas de uma beleza extraordinária, primeiro com a vista da Ria de Aveiro, a passagem pela Costa Nova e depois junto ao mar torna este percurso obrigatório realizar sempre que existir disponibilidade.
Claro que no verão o percurso é sempre exposto ao sol, atenção levar bastante água e, claro, protetor e chapéu.

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Aug 5, 2022

Percurso muito bonito e agradável! Obrigado, Carlos Pinto, pela partilha e informações disponibilizadas. Continuação de boas caminhadas!

• Photo of eltxot
    eltxot Apr 7, 2023

Han instalado una nueva pasarela en el tramo de playa que faltaba. Ahora todo el paseo por la playa se puede hacer sobre madera. Obrigado, Carlos.

• Photo of Ilda Pereira
    Ilda Pereira May 10, 2023

Feito!
    Obrigada pela partilha, gostei muito, valeu a pena.
    Continuação de boas caminhadas.

• Photo of Ana Maria Queirós Vicente
    Ana Maria Queirós Vicente Jul 13, 2023

O percurso é muito agradável de se fazer, particularmente a zona de praia. Os passadiços estão bem localizados, conservados e limpos!
    A partir do momento que se sai da zona de praia, a paisagem é, também, muito bonita, embora seja muito urbana! Nesta zona, apanha-se as indicações da GR da Ria de Aveiro, que estão atualizadas e bem vizíveis!
    Vale a pena!

• Jorge Almeida 29 Feb 25, 2024

Bela paisagem sempre com a água à um lado mar do outro ria de Aveiro