Encano Alto até Warnow Alto pelo Parque Nacional da Serra do Itajaí

Photo ofEncano Alto até Warnow Alto pelo Parque Nacional da Serra do Itajaí Photo ofEncano Alto até Warnow Alto pelo Parque Nacional da Serra do Itajaí Photo ofEncano Alto até Warnow Alto pelo Parque Nacional da Serra do Itajaí

Very difficult
March 5, 2019
March 2019

near Encano Alto, Santa Catarina (Brazil)

6,3 quilômetros de estrada seguidos de 12,5 quilômetros de trilha bem fechada e finalmente 5,5 quilômetros dentro de plantações de eucalipto e pinus.

O ponto inicial é logo após uma ponte e marca o fim do trajeto trafegável por carros convencionais, dali para frente a estrada piora consideravelmente.

Os 12,5 quilômetros de trilha começam razoavelmente limpos e a trilha vai fechando até ser mais mato que trilha. É necessário bastante cuidado e experiência para cruzar esse trecho sem se perder.

Começo da Trilha

A trilha começa razoavelmente limpa e vai fechando até que mal parece ser uma trilha. É necessário bastante cuidado e experiência para cruzar esse trecho sem se perder.

Água e restos de uma ponte

PictographCampsite Altitude 1,690 ft

Água

PictographBus stop Altitude 466 ft

eduardowck Mar 8, 2019

Parabéns pela trilha!! Esse morro 937, onde consta informações sobre ele?

Dyckson Dolla Mar 8, 2019

Trilha top, parabéns pelo relato !

• nbogoni Mar 8, 2019

Bom dia. Essa trilha no lado do Encano inicia na propriedade do sr Gadotti?
    Com experiencia nisso, conseguiria de alguma forma passar as partes mais fechadas de bike, mesmo que empurrando?
    Obrigado.

Dekaru Mar 8, 2019

Mais informações sobre o morro 937 podem ser encontradas no Plano de Manejo Serra do Itajaí(que você pode baixar na pagina da ICMBIO).
    Na página 242 do mesmo se encontra o seguinte:
    "Estrada Bela Vista
    O início desta estrada encontra-se nas coordenadas latitude -27º 02' 59,88410'', longitude -49º 10' 07,56018'' e altitude 398 m, a partir da estrada Geral do PNSI (Fig 99). A estrada possui aproximadamente 2 Km de extensão. A estrada é de terra, em bom estado de conservação, possui uma largura média de 3 metros, e é acessível para qualquer veículo. Esta é uma estrada secundária, de uso eventual, de propriedade particular da Serraria Bela vista, e se destina ao acesso às áreas de plantio de pinus e eucalipto. Esta estrada possui algumas ramificações, que dão acesso a diferentes áreas da propriedade, entre elas, a trilha que dá acesso ao topo do Morro da Cruz ou Morro 937. O topo deste morro possui uma cruz de alumínio e um oratório com uma imagem religiosa, e está a 937 m de altitude, proporcionando uma vista excelente da região central do PNSI."

Dekaru Mar 8, 2019

Iniciei a caminhada em frente a um portão de uma propriedade mas não sei a quem pertence.

Sobre passar de bicicleta, sem uma limpeza previa da trilha não tem como, muito mato, galhos e até arvores crescendo no meio da trilha.

eduardowck Mar 8, 2019

Obrigado pela info! Vou olhar esse documento. Você trilha pelo parque sozinho? Imagino que já conhece bem a área?

Dekaru Mar 8, 2019

Sim acabo trilhando sozinho pois esse tipo de trilha fechada não é qualquer um que aguenta. Porém sempre vou munido de GPS, vários mapas e muita pesquisa prévia para evitar problemas.

Inclusive nessa trilha no cruzamento do segundo riacho encontrei restos de uma estrada ainda mais antiga do que a que essa trilha segue, que por uns 100 metros andava quase paralela e depois divergia, se não fosse o GPS seria possível eu me confundir e pegar o caminho errado! Mas bem que eu fiquei curioso de saber aonde aquele caminho me levaria...

Dyckson Dolla Mar 8, 2019

@Dekaru, ótimas informações, também vou dar uma pesquisada sobre esse Morro 937 e quem sabe marcar uma aventura, nossa região apresenta muitos lugares legais.

Dando uma lida rápida sobre esse Morro 937 ... se for 937 metros seria maior que o Spitzkopf, talvez essa seja uma medição estimada antiga, porque se fosse assim ele ficaria em 3o lugar e num lugar "acessível" até. Pena que os maiores de Blumenau (Loewsky e Santo Antonio) sejam tão inacessíveis...

Dekaru Mar 8, 2019

Sim essa altitude é o que consta na carta do IBGE de 1980. Ela não é precisa. Ali já pertence a Indaial porém então não compete com os outros como o ponto mais alto de Blumenau, até porque ali perto do 937 também tem o morro 1039 que é o ponto mais alto do parque.

Eu também tenho planos de subir os morros Loewsky e do Carneiro Branco eventualmente, só falta planejar por onde. Talvez seguindo o rio das aguas cristalinas que passa lá perto do restaurante "Lá nas trutas" em Guabiruba fosse um bom caminho mas ainda tenho que pesquisar mais.

Dyckson Dolla Mar 8, 2019

Ah sim, os pontos que coloquei são de Blumenau, se forem oficialmente de outros municipios ai não sei.

Sobre os outros morros dei uma pesquisadas um tempo atrás e cheguei até a falar com algumas pessoas, posso te passar maiores detalhes se quiser.

Dekaru Mar 8, 2019

Opa! Qualquer informação relevante de por onde subir esses morros mais inacessíveis é bem vinda, vou arquivando aqui para por em prática algum dia!

Dyckson Dolla Mar 8, 2019

Manda email para dyckson@gmail.com que te passo as informações.

eduardowck Mar 8, 2019

Olha só, que conversa boa! Também pretendo subir esse morro do Loewsky (já faz mais de um ano que planejo isso), e já tenho uma ideia de por onde seguir. Podemos nos adicionar para trocar umas ideias. Primeiramente eu tenho intenção de subir o carneiro branco (tem várias tracks aqui no wiki) para fazer um reconhecimento visual da região, e ver se gente tem uma ideia melhor do que só olhando os mapas de níveis.

Dyckson Dolla Mar 9, 2019

Eduardo, manda email para mim que já passo as informações que coletei para vocês, quem sabe marcamos algo !

eduardowck Mar 9, 2019

@dekaru! Parece piada, mas eu tracei essa mesma rota, porém no mapa de níveis que o wikiloc fornece (que acredito deve ser menos preciso que a sua carta). Mesmo no wikiloc, as tracks levam realmente a um cume que não bate com o cume que o mapa aponta. Este é o motivo de eu querer ir até lá realizar um reconhecimento prévio. Minha primeira ideia seria de fato partir do carneiro branco até o loewsky, o que seriam no chute uns 4 km de vara mato. Se houver córrego de água no local facilita bastante... essa informação não constava no mapa do wikiloc mas já que vi que na sua carta ela existe. De qualquer maneira vi que no mapa do wiki quase não há alteração de altura em praticamente todo o trecho entre os dois... sempre na cota dos 600 ou 700. Porém, hoje penso que talvez seja mais perto acessar por uma região descampada perto do Bepe que consigo visualizar no mapa, e que da para ver que tem uma estrada também. Porém nunca fui lá pessoalmente. Mas seria uma distância bem menor e um desnível de no maximo 400 metros

Dekaru Mar 9, 2019

Só para ter uma noção do tempo dessas caminhadas, andando no mato sem trilha minha velocidade média fica em torno de 700 metros por hora, já em trilhas fechadas fica em torno de 1,5km por hora. Bem mais lento que em ruas que é normal andar a 5km/h.

A área mais próxima do Loewski vindo pelo Bepe fica dentro de uma fazenda que tem porteira(ou tinha ultima vez que fui até lá).