Em Terras da Vidigueira - Ruínas de S. Cucufate [MARIOLAS]

Photo ofEm Terras da Vidigueira - Ruínas de S. Cucufate [MARIOLAS] Photo ofEm Terras da Vidigueira - Ruínas de S. Cucufate [MARIOLAS] Photo ofEm Terras da Vidigueira - Ruínas de S. Cucufate [MARIOLAS]

December 27, 2021
December 2021

near Vidigueira, Beja (Portugal)

Percurso entre a Vidigueira, Vila de Frades, passando por diversas ermidas, ruínas romanas de S. Cucufate e Quinta do Quetzal.

PictographMonument Altitude 686 ft

PictographCastle Altitude 751 ft

• Photo of mcgferreira
    mcgferreira Feb 23, 2022

Boa noite Pedro. Gostava de fazer este trilho e pergunto-lhe se no mesmo existe a passagem por alguma propriedade com portão/vedações, ou o percurso é totalmente de acesso publico? E em relação ao Sítio de São Cocufate é necessário marcar visita ou o espaço está sempre aberto? Obrigado

• Photo of Pedro Roque
    Pedro Roque Oct 5, 2023

Viva!
    Peço desculpa por só agora responder... só agora vi a mensagem... De facto, há dois pontos onde é necessário transpor uma pequena e antiga vedação já derrubada ou parcialmente destruída:
    - 1.ª Na descida, depois da Ermida de Santo António (Km 5,1), num pequeno trilho, passa-se por cima de uma vedação derrubada. Como alternativa, pode-se descer pelo caminho por onde se subiu até chegar à Ermida e virar no primeiro caminho que se encontrar à esquerda. No cruzamento seguinte, com um estradão, virar novamente à esquerda, retomando a rota original.
    - 2.ª Na descida da Capela de N. Sra. de Guadalupe, em baixo, junto à estrada de alcatrão (Km 14,8), há que transpor uma antiga e baixa vedação (2 arames). Como alternativa, pode-se voltar atrás pelo caminho que se tomou para subir à capela e, na estrada de alcatrão, virar à esquerda e retomar o percurso original.
    - Quanto ao Sítio Arqueológico de S. Cucufate, se não for para visitas guiadas, está aberto dentro do seguinte horário:
    Verão (1 de Maio a 15 de Setembro): terça-feira: 14h30 - 18h30; quarta-feira a domingo: 10h00 - 12h30 / 14h30 - 18h30.
    Inverno (16 de Setembro a 30 de Abril): terça-feira: 14h00 - 17h30; quarta-feira a domingo: 10h00 - 13h00 / 14h00 - 17h30.
    Encerra nos feriados de 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 25 de abril, 1 de maio, quinta-feira de Ascensão e 25 de dezembro.
    - Para mais informações: Tel. 266 769 450 [Direção Regional de Cultura do Alentejo / Sítio de São Cucufate]