Ecopista Peniche/Baleal/Ferrel

March 9, 2024
March 2024

near Peniche, Leiria (Portugal)

Percurso sem marcação, percorrendo a Ecopista desde Peniche, Baleal até Ferrel, tem Inicio/fim no parque infantil de Peniche e interage com o percurso GR11 - Grande Rota do Atlântico.

Peniche possui uma longa e rica história. Foi sucessivamente ocupado por populações que, ontem como hoje, fizeram da pesca e da agricultura as suas principais atividades económicas : agricultores locais que se tornam pescadores, pescadores migrantes provenientes de várias localidades da costa portuguesa.
Peniche e o seu município são palco de importantes acontecimentos históricos de índole nacional e internacional. Perante frequentes assaltos de piratas e ocupações de potências estrangeiras, foi terra defendida por uma construção fortificada, a Praça-forte de Peniche, mandada edificar pelo rei D. João III em 1557 e concluída em 1645 por D. João IV. Tendo sido praça militar em 1897 e bastião estratégico na defesa da península no século XIX.

Baleal é uma pequena península (outrora ilha) situada ao norte de Peniche, na região Oeste, de Portugal, separada do continente por um tômbolo, formando uma praia de fina areia branca. Na continuidade da península existe, a Sul, o ilhéu de Terra, e a Norte a ilha das Pombas e o ilhéu de Fora. O Baleal herdou esta denominação devido à grande pesca de baleias e atum no passado.
O surgimento da prática desportiva do surf na Freguesia de Ferrel, foi mais ou menos na Praia do Baleal , mais ou menos na década de 80. A partir daí, começou a rápida ascensão a nível populacional do Baleal, mas sim como a construção de casas, um minimercado, casas de surf, bares, estacionamento, e a convivência entre os que são da terra e os estrangeiros que mais ou menos no verão arrendam sempre casa/hostel quer seja no Baleal ou em Ferrel.
Atualmente, a Praia do Baleal é um dos lugares sagrado para os praticantes de surf em Portugal e não só, como por exemplo: Paddle, Pesca, entre outros... O Baleal tem uma característica única que nenhuma praia do país tem, que é o convívio, as diversas línguas que ouvimos e falamos com os surfistas, quer sejam eles de Brasil, França, Reino Unido, Austrália, E.U.A, Canadá, entre outros, na costa marítima de Ferrel, também existem outros lugares maiores e com condições para a prática do surf, desde o Pico da Mota, Almagreira, Lagido, Prainha, Cantinho da Baía e Cova da Alfarroba.

A freguesia de Ferrel confronta a norte com o Oceano Atlântico, a sul com a freguesia de Atouguia da Baleia, a nascente com o município de Óbidos e a poente com a freguesia de Peniche. A freguesia é composta pelas seguintes lugares: Ferrel, Baleal e Baleal Sol Vilage I, II, Casais do Baleal e Casal da Lagoa Seca. Situa-se a 5 km de Peniche
Não há a certeza de como e donde surgiu o nome de Ferrel. O nome parece ter derivado da frase "ferremos aqui", proclamada pelos náufragos quando chegaram a este local e aqui se instalaram? Ou terá surgido do facto de o barco naufragado ser originário, como dizem, do porto marítimo de Ferrol, situado no norte da Galiza, em Espanha? No caso de Ferrel advir de Ferrol, verificamos que a palavra terá sofrido a lei fonética da permanência da sílaba tónica e o metaplasma por transformação de ol em el. Na hipótese de o nome de Ferrel ter a origem na expressão "ferremos aqui", concluímos que o vocábulo teria tido a influência das leis fonéticas do menor esforço e a influência dos metaplasmos por supressão e por transformação. "Ferremos" teria tido mais alterações do que "Ferrol". Facto curioso será terem sido os náufragos do barco que deram o nome à terra e que também trouxeram a sua padroeira, Nossa Senhora da Guia. No dia 15 de março de 1976, o povo de Ferrel marchou sobre o local onde decorriam trabalhos preparatórios para a então projetada central nuclear. Essa impressionante manifestação de recusa, pacífica e determinada marcou o início da luta contra a opção pela energia nuclear em Portugal.

Fizeste este percurso através desta rota ou através da pesquisa da mesma? Achas que o mesmo deve aparecer nos primeiros ao ser pesquisado? Então não te esqueças de comentar e fazer a avaliação, desta forma estás a ajudar outros utilizadores a chegar aqui facilmente e a usufruir deste percurso de futuro com uma maior confiança.

PictographMonument Altitude 10 ft

PictographPark Altitude 4 ft

• Photo of Sissi74
    Sissi74 Mar 9, 2024

Paisagem sempre ao pé do mar. Plano e fácil