Eco-Trilho EPAMAC 2021

March 9, 2021

near Rozem, Porto (Portugal)

A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses (EPAMAC) apresenta-se como um “laboratório” a céu aberto de cerca de 100 hectares, com uma matriz marcadamente agrícola, florestal, agroturística e de desenvolvimento rural que a torna num território singular. https://epamac.com

Este trilho, visa promover algumas das potencialidades existentes na EPAMAC. Todos que nos visitam, têm a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva típica de uma área rural. Para além das estações indicadas, os visitantes também podem observar uma flora rica e diversa, como também, visitar as vinhas,a estufa, o parque de criação de gamos,dentre outros.

A escola é composta por 6 quintas, nomeadamente, a quinta Cal d'Além, a quinta da Igreja, a quinta do Rossinho, a quinta do Borguete, quinta do Passal e quinta do Fontelheiro.

A vinha e o vinho constituem um património cultural para a escola. As castas cultivadas na escola são: Alvarinho, Avesso, Loureiro, Arinto, Vinhão, Touriga Nacional, Trajadura.

PictographFauna Altitude 1,116 ft

Cunicultura

Cunicultura: Neste momento não temos produção de coelhos na escola, no entanto nós costumamos ter o gigante espanhol. O gigante de Espanha é o resultado do cruzamento entre as raças gigante flandles e espanholas teve a sua origem na cidade de valência são animais muitos resistentes, rústicos e bastante prolífero. A gestação da fêmea dura cerca de 30 dias. Geralmente nascem quatro a cinco láparos. A raça de coelho existente na escola é o gigante de espanha. O peso médio varia entre 5 e 8 kg. A pelagem de cor cinza pardo, mas como variação para a pelagem branca. Prolificidade 8 a 12 láparos por parto.

PictographFauna Altitude 1,112 ft

Suinicultura

Os porcos existentes na EPAMAC, são maioritariamente da raça Bísaro. A alimentação destes animais consiste em ração e restos de vegetais. O tempo de gestação das fêmeas é de 122 dias, (3 meses, 3 semanas e 3 dias) aproximadamente, dando depois à luz entre seis a doze crias, a que se chamam leitões, ou bácoros. Curiosidade: A escola EPAMAC tem uma parcearia com a Confraria do Presunto e da Cebola.

PictographFauna Altitude 1,111 ft

Vacaria

Existem, na vacaria EPAMAC, três raças de vacas, nomeadamente: Holstein-Friesian, Arouquesa e A primeira tem como objetivo a produção tanto de carne como de leite, enquanto a segunda tem como produto primordial a carne. Atualmente há também vacas da raça Jersey. Todos os vitelos machos que nascem, são vendidos, e as fêmeas são para a recria e produção de leite. A reprodução dos bovinos é feita através de inseminação artificial para garantir um controlo genético. A alimentação destes animais é constituída por silagem (milho e palha), erva, palha e ração.

PictographFauna Altitude 1,105 ft

Parque de criação de aves

Nesta estação encontram-se galinhas, gansos, patos reais e perdizes. É possível ainda conhecer a área cinegética (sala de incubação, parque de criação de aves de caça e parque de voo de aves de caça). Existem três raças de galinhas autóctones em recinto escolar, nomeadamente: a branca portuguesa, a preta e a pedrês portuguesa. A perdiz, é considerada a ave de caça ou peça de caça mais apreciada pelos caçadores e também aquela que desperta maior interesse económico. Pato real/marreco ''selvagem'' Os patos alimentam-se de vegetação aquática e algumas espécies são aves migradoras. Pode-se identificar os machos principalmente pela coloração diferente e mais vistosa (visto que a grande maioria das espécies de patos tem ativa a sua hormona sexual), e também por diferenças comportamentais. Algumas espécies de patos (quer selvagens, quer domesticadas ou criadas em cativeiro) são utilizadas pelo homem na alimentação, vestuário (as penas) e para entretenimento (caça). O pato é um dos poucos animais da natureza que anda, nada e voa com razoável competência. É o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta.

PictographFauna Altitude 1,109 ft

Centro Equestre

O centro equestre da EPAMAC é um centro federado 4 estrelas que tem como principal objetivo dar apoio aos alunos do curso de Gestão Equina. A escola possui diversos cavalos de raça: Puro-sangue Lusitano (uma espécie com grande projeção internacional) e o Sorraia (espécie autóctone, que está em vias de extinção, mas que a EPAMAC mantém para preservação e promoção). Atividade proposta: Volta a cavalo, atividade pedagógica com o cavalo tendo por objetivo dar a conhecer a rotina do centro equestre e os hábitos alimentares e de higiene destes animais. É possível visitar a espaço dos arreios, os padoques e as diferentes zonas de trabalho dos alunos, como por exemplo o picadeiro coberto. Todas as dos cursos técnico de Gestão atividades têm o apoio dos alunos Equina e Turismo Ambiental e Rural

PictographFauna Altitude 1,126 ft

Gamos

O gamo é um animal herbívoro. A sua alimentação é baseada em pastos e frutos de árvores. A época de reprodução ocorre essencialmente no outono. No entanto, os machos permanecem férteis durante seis meses. Os gamos têm apenas uma ninhada por ano e a gestação da fêmea é de 8 meses. O macho distingue-se da fêmea por apresentar durante a maior parte do ano uma armação; esta é constituída no animal adulto por duas hastes espalmadas, arredondadas na base. É importante referir que as hastes do machos caem naturalmente.