Activity

Eco Trilho Biodiversidade da freguesia de S. Caetano

Download

Trail photos

Photo ofEco Trilho Biodiversidade da freguesia de S. Caetano Photo ofEco Trilho Biodiversidade da freguesia de S. Caetano Photo ofEco Trilho Biodiversidade da freguesia de S. Caetano

Author

Trail stats

Distance
8.33 mi
Elevation gain
217 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
217 ft
Max elevation
219 ft
TrailRank 
52
Min elevation
85 ft
Trail type
Loop
Coordinates
783
Uploaded
March 7, 2022
Share

near Perboi de Baixo, Coimbra (Portugal)

Viewed 227 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofEco Trilho Biodiversidade da freguesia de S. Caetano Photo ofEco Trilho Biodiversidade da freguesia de S. Caetano Photo ofEco Trilho Biodiversidade da freguesia de S. Caetano

Itinerary description

O principal objetivo desta atividade prende-se com a descoberta da biodiversidade da freguesia, espécies autóctones e invasoras. Pretende-se ainda observar a correta gestão e potencialização dos recursos naturais da freguesia, bem como do município de Cantanhede.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 182 ft
Photo ofFreguesia de São Caetano Photo ofFreguesia de São Caetano Photo ofFreguesia de São Caetano

Freguesia de São Caetano

São Caetano é uma freguesia portuguesa do concelho de Cantanhede, com 19,04 km² de área e 801 habitantes (Censos 2011). A sua densidade populacional é de 42,1 hab/km². A sede fica a cerca de dez quilómetros de Cantanhede. A freguesia é limitada a sul por Cantanhede, Cadima e Sanguinheira, a poente por Tocha, a nascente por Febres e Vilamar e a norte por Mira e Corticeiro de Cima. A sua população distribui-se por 10 lugares: Perboi de Cima, Perboi de Baixo, Rilhóses, Sardão, Olho de S. Caetano, S. Caetano, Corgo Côvo, Criação, Pisão e Cantos. A freguesia administrativa foi criada no dia 12 de julho de 1985. Proposta de atividades a realizar: 1. Observação da paisagem e da biodiversidade. 2. Registo fotográfico dos elementos naturais que se destacam na área envolvente.

PictographWaypoint Altitude 193 ft
Photo ofIgreja Matriz de São Caetano Photo ofIgreja Matriz de São Caetano

Igreja Matriz de São Caetano

Não há muitos elementos que possam comprovar as origens da sede ou dos outros lugares da freguesia. É quase certo que São Caetano já existia como pequeno aglomerado no século XVI. Terá sida povoada certamente por colonos vindos do norte e dos arredores de Cantanhede à procura de terras cultiváveis. Estas terras pertenciam aos Condes de Cantanhede, mais tarde Marqueses de Marialva, e ao mosteiro de Santa Cruz em Coimbra. Esta área pertencia à paróquia de São Pedro de Cantanhede. Como dádiva dos Marqueses de Marialva foi mandado construir-se uma Capela por volta do Século XVI em honra do beato Caetano de Thiene, italiano fundador da Ordem dos Clérigos Regulares. A sua construção deve-se a uma promessa da condessa pela virtude da confiança em Deus que o povo local depositava, trabalhando em terras que nem sempre eram suas. O templo localizava-se numa parte mais elevada em relação aos outros lugares, dando assim origem à povoação atual, na medida em que o povo construía casas em redor do mesmo. A paróquia veio a ser criada por decreto episcopal em 1926. Mais tarde a pequena igreja foi ampliada e finalmente reconstruída, permanecendo São Caetano como padroeiro e reconfirmado orago da nova paróquia. O dia do padroeiro é comemorado no dia 7 de agosto. Proposta de atividades: 1. Observação da paisagem. 2. Registo fotográfico da biodiversidade dos espaços verdes exteriores.

PictographWaypoint Altitude 187 ft
Photo ofCasa da Juventude Photo ofCasa da Juventude

Casa da Juventude

Foi construída em 1927 e reconstruída no séc. XXI. No presente é um espaço bastante apelativo para a dinamização de eventos socioculturais, atividades recreativas e de lazer, inclusive para a população sénior. Proposta de atividades: 1. Observação da paisagem. 2. Registo fotográfico da biodiversidade da área envolvente.

PictographWaypoint Altitude 137 ft
Photo ofCentro Equestre de São Caetano (CESC) Photo ofCentro Equestre de São Caetano (CESC) Photo ofCentro Equestre de São Caetano (CESC)

Centro Equestre de São Caetano (CESC)

O Centro Equestre de São Caetano foi legalmente constituído como Associação dia 21 de novembro de 1994, mas já em 1989 organizava atividades equestres integradas nas Festas em honra de S. Caetano. Com o decorrer dos anos, o crescente interesse do público da região por este tipo de desporto despoletou a necessidade de se encarar esta modalidade de uma forma mais séria. Assim, sendo o único grupo do concelho que se dedicava a organizar eventos equestres, depressa se tornou evidente a necessidade de evoluir para um estado mais profissional, constituindo-se o Centro Equestre de S. Caetano. Em julho de 1997 esta coletividade apresentou uma candidatura ao Instituto Português da Juventude e tornou-se a única Associação Equestre Juvenil a nível nacional. Neste momento o Centro Equestre de S. Caetano assume-se como um organismo regional que pretende dignificar o desporto equestre, o cavalo e, sobretudo, fomentar uma relação harmónica entre o homem, o cavalo e a natureza. Proposta de atividades a realizar: 1. Observação silenciosa da paisagem e da biodiversidade. 2. Registo fotográfico das várias espécies vegetais e animais. 3. Identificação das espécies fotografadas recorrendo à aplicação Inaturalist no telemóvel. 4. Elaboração de um cartaz com as espécies identificadas, espécies invasoras e espécies autóctones.

PictographWaypoint Altitude 151 ft
Photo ofParque de Merendas da Fonte das Amieiras Photo ofParque de Merendas da Fonte das Amieiras Photo ofParque de Merendas da Fonte das Amieiras

Parque de Merendas da Fonte das Amieiras

A Fonte das Amieiras (ou Fonte da Amieira), é uma fonte de água potável, situada perto da povoação de Corgo Côvo, na freguesia de São Caetano e concelho de Cantanhede. Perto desta fonte, do outro lado de uma ribeira que aí corre, existe uma pequena área de lazer, de aspeto agradável e acolhedor (acessível por uma ponte de madeira), que inclui um Parque de Merendas e um Parque Infantil. A aproximadamente uma centena de metros a Norte desta fonte, localiza-se o Centro Equestre de São Caetano. Proposta de atividades a realizar: 1. Observação silenciosa da paisagem e da biodiversidade. 2. Registo fotográfico das várias espécies vegetais e animais. 3. Identificação das espécies fotografadas recorrendo à aplicação Inaturalist no vosso telemóvel. 4. Elaboração de um cartaz com as espécies identificadas, espécies invasoras e espécies autóctones.

PictographWaypoint Altitude 85 ft
Photo ofPonte na Vala dos Moinhos Photo ofPonte na Vala dos Moinhos

Ponte na Vala dos Moinhos

Este nome relaciona-se com a construção de pequenos moinhos junto dos cursos de água, de onde os aldeãos regavam as suas plantações hortícolas e as suas pastagens verdejantes. Vivia-se então predominantemente das moagens de cereais e, mais tarde, o milho com a descoberta das Américas. Os moleiros transportavam os pesados sacos de cereais e farinha usando jumentos e éguas. Proposta de atividades a realizar: 1. Observação silenciosa da paisagem e da biodiversidade. 2. Registo fotográfico das várias espécies vegetais e animais. 3. Identificação das espécies fotografadas recorrendo à aplicação Inaturalist no vosso telemóvel. 4. Elaboração de um cartaz com as espécies identificadas, espécies invasoras e espécies autóctones.

PictographWaypoint Altitude 130 ft
Photo ofPraia Fluvial 'Olhos da Fervença' Photo ofPraia Fluvial 'Olhos da Fervença' Photo ofPraia Fluvial 'Olhos da Fervença'

Praia Fluvial 'Olhos da Fervença'

Fonte de abastecimento de água do Concelho de Cantanhede e outros limítrofes, as nascentes dos Olhos da Fervença, na Freguesia de Cadima, têm atraído uma significativa afluência anual de visitantes, não só pelas suas particularidades invulgares e únicas mas também por estarem integradas numa zona natural de eleição. Para tirar partido do potencial turístico do local, foi construída uma praia fluvial, no âmbito de uma intervenção de fundo que incluiu o correto aproveitamento do seu espaço envolvente como zona de lazer, designadamente com a criação de um pequeno areal e área de prado relvado para banhos de sol e descanso, circuitos pedonais, bar com esplanada, balneários, parque de merendas e campo de jogos. Proposta de atividades a realizar: 1. Observação silenciosa da paisagem e da biodiversidade. 2. Registo fotográfico das várias espécies vegetais e animais. 3. Identificação das espécies fotografadas recorrendo à aplicação Inaturalist no vosso telemóvel. 4. Elaboração de um cartaz com as espécies identificadas, espécies invasoras e espécies autóctones.

PictographWaypoint Altitude 111 ft
Photo ofParque de Merendas da Criação Photo ofParque de Merendas da Criação

Parque de Merendas da Criação

O parque de merendas foi construído já em pleno séc. XXI, junto das margens da Vala da Veia, no lugar da Criação. O terreno para o efeito foi generosamente oferecido à Junta de Freguesia por um caetanense amigo da terra, Sr. Manuel Plácido. Próximo desta vala encontramos as ruínas de vários moinhos que remontam à origem desta pequena aldeia. É curioso referir que a freguesia aparece mencionada em alguns romances, nomeadamente, “Abelha na Chuva” da autoria de Carlos de Oliveira, escritor originário da vizinha freguesia de Febres, onde faz referência a estas ruínas, que de tempos a tempos são alvo de visitas de estudo de alunos do secundário. Proposta de atividades a realizar: 1. Observação silenciosa da paisagem e da biodiversidade. 2. Registo fotográfico das várias espécies vegetais e animais. 3. Identificação das espécies fotografadas recorrendo à aplicação Inaturalist no vosso telemóvel. 4. Elaboração de um cartaz com as espécies identificadas, espécies invasoras e espécies autóctones.

Comments

    You can or this trail