Eco-Escolas Eco-Trilho(ESMF-Abrantes Visita.ao.MIAA)

Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho(ESMF-Abrantes Visita.ao.MIAA) Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho(ESMF-Abrantes Visita.ao.MIAA) Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho(ESMF-Abrantes Visita.ao.MIAA)

March 6, 2023

near Samarra, Santarém (Portugal)

Trabalho desenvolvido pela turma 8.ºF, no âmbito do Domínio de Articulação Curricular (DAC), projeto interdisciplinar alusivo ao tema do Património (natural e cultural). Para a concretização estiveram envolvidas as disciplinas de Português, História, Geografia, Ciências Naturais, Físico-Química e Educação Física da Turma F do 8.ºano, da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes.
Uma das tarefas foi marcação e a realização de um percurso pedestre entre a Escola Dr. Manuel Fernandes, que se encontra na Encosta do rio Tejo (margem norte) e o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes, no centro histórico da cidade.
Ao longo do trilho os alunos contactaram com a natureza, numa vertente mais selvagem, tendo em conta que usaram um atalho para alcançar o centro da cidade, e uma vez no centro, visitaram um dos jardins da cidade e o museu - MIAA.
Ao longo do percurso foram considerados 5 pontos de interesse e realizadas algumas atividades e /ou tarefas pelos alunos do 8.ºF.
O conceito dos Trilhos da Ciência ou Trilhos do Ambiente do projeto Eco-Trilhos /Eco-Escolas serviu de motivação para o conhecimento do território onde a nossa escola se insere. Assim, os alunos tiveram oportunidade de explorar algumas das características ambientais e de sustentabilidade do percurso efetuado e de conhecer melhor o património natural e cultural.

PictographTree Altitude 453 ft

Ponto 1 - Oliveira

SABIAS QUE… O nome científico da oliveira é Olea europaea. Sabias que a oliveira apresenta uma copa redonda e ampla , bem como um tronco grosso, retorcido e de tom acinzentado. Apesar de não ter muita altura, a oliveira tem raízes muito fortes que podem chegar aos seis metros de profundidade. O fruto da oliveira é a azeitona a partir do qual se produz o azeite. Trata-se de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Além dos benefícios para a saúde, o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares. Desde a Antiguidade que o azeite é utilizado em cerimónias religiosas e na iluminação, e nos jogos olímpicos era utilizado para ungir os corpos dos atletas antes da luta, sendo depois os vencedores coroados com ramos de oliveira. Os seus ramos são ainda o símbolo da paz. CURIOSIDADE: A oliveira é uma árvore com grande longevidade, encontrando-se o exemplar mais antigo de Portugal perto de Abrantes, numa freguesia das Mouriscas - "Oliveira do Mouchão", com idade estimada em 3350 anos. Em Portugal existem diferentes variedades de oliveiras da espécie Olea europaea, nomeadamente: Azeiteira, Carequinha, Verbal Transmontana, Conserva de Elvas, Redondil, Verdeal de Serpa, Galega Grada de Serpa e o Cordovil de Serpa. A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco. A oliveira silvestre (o zambujeiro) é uma espécie autóctone. A EXPLORAR: Neste espaço, encontramos casas de habitação, uma estrada que transporta a comunidade educativa para a Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes. Deparamo-nos também com um atalho ao centro histórico de Abrantes Este percurso ao Museu MIAA está rodeado por uma vasta vegetação e por várias oliveiras. Neste percurso, conseguimos avistar o vale do Tejo com o rio Tejo no horizonte. Uma paisagem que desperta a beleza e a tranquilidade da Natureza, com o chilrear dos pássaros e o cheiro difundido pelos verdes campos. TAREFA: Identificar e caraterizar a oliveira. Curiosidades sobre a oliveira Apelar aos Sentidos - sentir a natureza - observar o vale do Tejo e a sua encosta

PictographTree Altitude 533 ft
Photo ofPonto 2 - Jardim República (Biodiversidade) Photo ofPonto 2 - Jardim República (Biodiversidade) Photo ofPonto 2 - Jardim República (Biodiversidade)

Ponto 2 - Jardim República (Biodiversidade)

SABIAS QUE… O Jardim da República é caracterizado pela sua área verdejante, com canteiros relvados e floridos, caminhos em calçada e bancos de jardim com sombra, onde se poderá descansar. Um local agradável para passar momentos de lazer. Possui também um amplo parque infantil e uma grandiosa estátua. Quando entramos no Jardim da República, deparamo-nos com vários tipos de plantas tanto pequenas como arbustos com e sem flores quanto grandes como árvores. Conseguimos ouvir vários pássaros, tal como vento a bater nas várias plantas existentes. E conseguimos também sentir o agradável odor de todas as plantas, mas à medida que percorremos os diferentes canteiros conseguimos sentir os cheiros de cada uma. TAREFA: Identificação das espécies vegetais presentes no jardim através da aplicação PlantNet e/ou Lens.

PictographMonument Altitude 527 ft

Ponto 3 - Jardim da República

SABIAS QUE… O Jardim da República era o antigo espaço comercial por excelência e uma zona de convívio. Até ao século XIX foi um espaço com papel fundamental, desde questões comerciais aos primeiros espetáculos de cinema. Na altura seria um terreiro de feira, e foi evoluindo ao longo do século XX, tendo tido um coreto na zona central. Em 1940 é instalado o monumento em homenagem aos mortos da 1.ª Grande Guerra Mundial. Trata-se de um monumento que começou por ser pensado para o Outeiro de São Pedro. De cunho modernista construído em cimento, o projeto foi iniciado em 1930, por encomenda da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, e foi inaugurado dez anos depois, em Junho 1940. Foram seu autores: o escultor, Rui Roque Gameiro, o Arquiteto, Ernesto Korrodi e o Engenheiro, Francisco Nogueira. EXPLORAR: Neste espaço, existe um café com esplanada para se alguém quiser tomar alguma coisa, mas a principal parte do parque é a estátua que foi feita em homenagem aos mortos da primeira guerra mundial - A escultura simboliza todos os soldados conhecidos e desconhecidos que perderam a vida na Batalha de “La Lys” a 9 de abril de 1918. Poderão depois visitar o parque e o recentíssimo museu MIAA e a histórica biblioteca municipal António Botto que ficam junto ao parque.

Ponto 4 - Biblioteca António Botto

SABIAS QUE… Este es­paço lo­ca­liza-se numa parte do edi­fício do an­tigo Con­vento de S. Do­mingos, imóvel do sé­culo XVI. Pro­jeto da au­toria do Arq. Du­arte Castel-Branco, a atual Bi­bli­o­teca foi inau­gu­rada em no­vembro de 1993, em ho­me­nagem ao poeta An­tónio Botto, nas­cido no con­celho. É um es­paço po­li­va­lente dis­pondo de múl­ti­plos meios e su­portes de in­for­mação. Al­berga também di­versas ex­po­si­ções tem­po­rá­rias. Aqui pode ad­quirir as pu­bli­ca­ções do Mu­ni­cípio. O que a Biblioteca pode oferecer… Nas diversas áreas funcionais – e apenas no que se refere ao livre acesso - o utilizador pode encontrar livros, periódicos, documentos audiovisuais e multimédia, etc., constituindo o seguinte fundo: • Monografias: 70.000 volumes • Periódicos: 244 títulos • Vídeo e áudio: 8316 volumes • Livros Braille: 863 volumes • Livros sonoros: 727 títulos Pode também utilizar uma vasta panóplia de tecnologias de informação, o acesso à informação on-line e off-line e ao catálogo. Tem também acesso a um conjunto diversificado de atividades; de exposições a encontros com escritores, conferências, ações de formação, animações para crianças... e muito mais.A Biblioteca Municipal António Botto dispõe dos instrumentos de recuperação de informação comuns à maioria das bibliotecas, entre os quais se destacam os catálogos de autores, títulos, assuntos, cardex (de periódicos) e outros. A biblioteca dispõe de catálogo informatizado disponível na Internet. A biblioteca é um local calmo que convida a paz, reflexão, a leitura e a aquisição de conhecimento a partir dos livros. Curiosidade Histórica: já em 1887 existia em Abrantes uma sociedade chamada Biblioteca Popular de Abrantes, que três anos mais tarde mudou o nome para Sociedade João de Deus. Os seus objetivos eram manter uma biblioteca e organizar conferências que viessem de encontro aos interesses da classe operária. Horário de Funcionamento: Segunda-feira das 13:30 às 19:30; de terça a sexta-feira das 09:30 às 19:30; Sábado das 09:30 às 13:00 Tarefas: - Recolha de informação sobre a Biblioteca Municipal de Abrantes, nomeadamente a atribuição do seu nome. - Identificação da árvore que se encontra no pátio de entrada com recurso à aplicação PlantNet. - Procurar uma boca de incêndio nesta área.

PictographMuseum Altitude 539 ft

Ponto 5 - Museu MIAA

SABIAS QUE... O Museu MIAA foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 2021. Acolhe o acervo municipal de arqueologia e arte, a coleção da pintora Maria Lucília Moita (doada ao Município) e a coleção privada de João Estrada (cedida) deram corpo a uma parte deste novo Museu. O MIAA tem um conjunto de outras salas que acolhem coleções temporárias. Naturalmente, pela sua dimensão, o MIAA apresenta ainda outros espaços de serviços educativos com cerca de 80 metros quadrados e capacidade para 30 pessoas, zona do Claustro com elementos gráficos da história do Convento onde está instalado e um espaço exterior sobre a cisterna que permite a realização de exposições ou eventos de ar livre. Trata-se do Convento de S. Domingos (edificado no século XVI), que como o nome indica foi convento, depois foi aquartelamento militar, voltou para diversas atividades concelhias. Uma das alas foi transformada na biblioteca António Botto e, agora, todo o restante espaço, interior dos claustros incluídos, ganharam cor, na maior parte das superfícies o branco, e ganharam vida com esta mistura de história e arte. O Município de Abrantes pretende desenvolver uma estratégia tendente à integração na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, criada pelo Ministério da Cultura em abril de 2021, e concretizada através de um memorando de entendimento entre a Câmara e a Direção-Geral do Património Cultural. CURIOSIDADE: A maior singularidade do MIAA é o enorme arco cronológico, geográfico e tipológico do que mostra. Artefactos com 600 mil anos achados no território de Abrantes, ferros da Pérsia, cerâmicas do Egito, vasos da antiga Grécia, ourivesaria romana, escultura da Europa medieval e renascentista, arte dos séculos XX e XXI. DESAFIO: No MIAA, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as salas relacionadas com a Pré-História, Antiguidade Clássica, Idade Média e Renascimento. Durante a visita, no âmbito da disciplina de História, os alunos realizaram um Kahoot no telemóvel, explorando os vestígios históricos e arqueológicos expostos nas referidas salas.