Eco-Escolas Eco-Trilho JúlioDantas

January 8, 2021

near Santo Amaro, Faro (Portugal)

𝐀𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨: O Trilho Physis é um percurso pedestre linear com uma extensão de 9,61km e uma duração aproximada de 4h30m, situado na cidade de Lagos. Este é constituído por 5 estações e inúmeros pontos de interesse. Sugere-se que o mesmo se inicie no Laboratório de Atividades Criativas (LAC), tendo término na Praia da Luz. Aconselha-se a realização do mesmo de Setembro a Junho.

𝐏𝐨𝐫𝐪𝐮𝐞 𝐏𝐡𝐲𝐬𝐢𝐬?: A escolha do nome do trilho incidiu sobretudo na vontade de ser diferente, algo inovador. Physis, em grego, significa natureza, o que faz todo o sentido, visto que o praticante estará sempre em contacto com a mesma.

𝐀𝐮𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬: Ana Duarte e Soraia Ribeiro

𝐈𝐧𝐬𝐭𝐚𝐠𝐫𝐚𝐦: @trilho.physis_aejd

𝐒𝐢𝐭𝐞: https://trilho-physis.webnode.pt/

𝐌𝐚𝐢𝐬 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦𝐚𝐜𝐚𝐨: https://docs.google.com/document/d/1_DMvjCcv-9vnoKVDbr2RpsoR_yTM_DYFd8m1plf8cXA/edit?usp=sharing

PictographMonument Altitude 13 ft

1ª estação: Zawaia

➜ A primeira paragem ocorrerá no Largo da Constituição/ Praça do Infante Dom Henrique, que incidirá numa vertente histórica, visto que é composta por diversos elementos culturais, nomeadamente: a Estátua do Infante Dom Henrique, a Igreja de Santa Maria, o Mercado dos Escravos e ainda as Muralhas do Castelo, que contem a Janela Manuelina. Esta estação é denominada "Zawaia", o seu segundo nome dado pelos árabes que influenciaram fortemente os povos. ➜Nesta primeira paragem, existem três sugestões de atividades: 1. um 𝐪𝐮𝐢𝐳 cultural, através da leitura do QR Code disponibilizado no site do Trilho; 2. uma 𝐞𝐱𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜𝐚𝐨 𝐩𝐞𝐫𝐦𝐚𝐧𝐞𝐧𝐭𝐞 em parceria com o Mercado dos Escravos, onde os residentes não pagam se apresentarem o comprovativo de morada e caso seja de outra região ou estrangeiro será dado um código através da plataforma do Instagram que lhe dará entrada gratuita; 3. e 𝐜𝐢𝐧𝐞𝐦𝐚 𝐚𝐨 𝐚𝐫 𝐥𝐢𝐯𝐫𝐞. (ATIVIDADE SAZONAL)

2ª estação: Descobrimentos

➜ A segunda paragem fica situada no Miradouro do Sítio do Chão Queimado, onde para além de observar a beleza paisagística da Praia da Batata, poderá ainda observar o Forte da Ponta da Bandeira, que em tempos teve funções fundamentais para a proteção da cidade e também a Estátua de São Gonçalo, o Padroeiro. Esta estação denomina-se "Descobrimentos", devido à importância de Lagos nos mesmos, uma vez que foi daqui que partiram as caravelas. ➜ Propõe-se a realização de uma atividade: 1. atividade sazonal relacionada com a 𝐬𝐮𝐬𝐭𝐞𝐧𝐭𝐚𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞, cujo objetivo é os participantes refletirem acerca das suas atitudes e do impacto que essas têm no meio ambiente, como por exemplo: analisar a sua pegada ecológica e a importância da reciclagem;

PictographBirding spot Altitude 122 ft
Photo of3ª estação: Sophia de Mello Breyner Photo of3ª estação: Sophia de Mello Breyner Photo of3ª estação: Sophia de Mello Breyner

3ª estação: Sophia de Mello Breyner

➜ A terceira paragem ocorre na Ponta da Piedade, um dos locais mais icónicos e turísticos da cidade, devido à sua grande beleza paisagística e todo o meio envolvente. Aqui, o relevo cársico é fantástico, dado que forma os arcos, farilhões e as grutas. Nesta saliência rochosa já existiu templos, uma ermida cristã, uma fortificação de defesa e por último um farol, cuja construção data 1913. É incrível a quantidade de informação que se encontra sobre o período da história da Terra- o Cretácico Médio. Esta estação denomina-se por "Sophia de Mello Breyner", devido à importância e ligação que a escritora tinha a Lagos. ➜ Nesta estação sugere-se as seguintes atividades: 1. 𝐨𝐛𝐬𝐞𝐫𝐯𝐚𝐫 a fauna e a flora presente no local, fechar os olhos e ouvir o que de magnífico a natureza nos pode proporcionar. Irá ouvir sons singulares! Se possível, registe esses momentos com a sua câmera; 2. 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨: e porque partilhar a nossa arte também é interessante, convidamo-lo a partilhar esse registo fotográfico na rede social do Instagram. Basta identificar-nos e estará a participar no concurso de fotografia.

PictographBeach Altitude 1 ft

4ª estação: Porto de Mós

➜ A quarta estação fica situada na Praia do Porto Mós, também ela assim denominada. Esta praia acessível nasce num vale amplo e aberto, formando um extenso areal constituído por grandes arribas, que são talhadas em marga, isto é, calcário com elevado teor em argila. Pretende-se sobretudo que se observe a beleza paisagística, mas também a fauna e flora, uma vez que na face da arriba crescem diversas plantas, como a salgadeira, a barrilha e a valverde-dos-sapais ou os caniços. ➜ Nesta paragem, sugere-se a realização de duas atividades: 1. um 𝐩𝐢𝐜𝐧𝐢𝐜. Já pensou em realizar este trilho com a sua cara metade ou com os seus amigos e poderem desfrutar de um belo picnic na praia, com doces tipicamente algarvios? Basta inscrever-se na nossa plataforma e dar-lhe-emos um código promocional para poder adquirir o seu cestinho. Aproveite o momento e faça boas memórias! 2. um 𝐩𝐚𝐬𝐬𝐞𝐢𝐨 𝐚 𝐛𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐦𝐚𝐫. O mar trás diversos benefícios mas o maior é talvez a limpeza da alma e a leveza com que nos deixa. Dê um passeio à beira mar, ouça o som das ondas a rebentarem na areia dourada e deslumbre-se pelos detalhes singulares da praia. Poderá ainda fazer máscaras de argila, a qual os locais dizem ter propriedades medicinais, que a natureza fornece através das rochas!

PictographFlora Altitude 26 ft

5ª estação: Bússola

➜ A última paragem encontra-se situada na Praia da Luz e é denominada por "Bússola", uma vez que este é um instrumento de navegação (associado aos Descobrimentos) e de orientação (associado à atividade sugerida). Aqui poderá observar camadas de arenito que apresentam fósseis de um pequeno caracol marinho- Nerinea algarbiensis. As linhas desta camada indicam as correntes marinhas e a posição da linha da costa há mais de 100 milhões de anos. Mais abaixo, as rochas, sujeitas à maré, apresentam fraturas e cavidades escavadas, são as marmitas-de-gigante. ➜ Aqui sugere-se uma atividade de 𝐨𝐫𝐢𝐞𝐧𝐭𝐚𝐜𝐚𝐨, onde os envolvidos terão que, com a ajuda de um mapa fornecido no site e bússola, disponível nos telemóveis, chegar ao último ponto do trilho. Esperemos que tenha gostado e que volte a realizar o Trilho Physis!