Eco-Escolas Eco-Trilho Escola-Secundária-Marques-Castilho

Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho Escola-Secundária-Marques-Castilho Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho Escola-Secundária-Marques-Castilho Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho Escola-Secundária-Marques-Castilho

June 8, 2021

near Águeda, Aveiro (Portugal)

Conhece alguns aspectos interessantes de Águeda caminhando e desfrutando das suas paisagens urbano/naturais.

Photo ofEscola Secundária Marques de Castilho Photo ofEscola Secundária Marques de Castilho Photo ofEscola Secundária Marques de Castilho

Escola Secundária Marques de Castilho

Escola Secundária Marques de Castilho, a maior e mais antiga referencia na área da educação no concelho de Águeda.

A Fundação Dionísio Pinheiro foi fundada a 5 de maio de 1969 e tem como principal objetivo preservar e divulgar o património artístico adquirido ao longo da vida pelos seus dois instituidores É composta por uma vasta coleção de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica, marfins e pratas.

Local de uma antiga cerâmica que foi renovado para um centro de artes. Tem como objetivo sensibilizar e formar novos públicos, desenvolvendo o seu sentido critico, estético e criativo e promover o encontro entre as artes e os diversos públicos e comunidades, propondo contextos participativos na atualidade artística.

Estação da Linha do Vouga

Um monumento histórico do século XX que nos permite assistir à passagem do comboio histórico (o Vouguinha) e ,permite-nos também, a deslocação para vários locais nos arredores de Águeda.

Um espaço agradável para passar alguns momentos de lazer no centro de Águeda onde podemos encontrar uma pequena maquete do famoso "Vouguinha".

Um edifício que remonta ao século XIX que, apesar de funcional, se encontra num estado que evidencia alguma degradação.

Jardim Alta Vila

É o espaço de lazer mais importante da cidade sendo um local densamente arborizado e ajardinado possuindo pavilhão de caça, pombal, capela, uma estufa e um lago artificial.

Arte Urbana

A cidade de Águeda é rica no que diz respeito a alguns exemplares de arte urbana que embelezam a nossa cidade.

Local de divulgação e informação da cultura de Águeda.

Revitalização da baixa de Águeda

Toda esta zona foi sujeita a um processo de revitalização que permitiu melhorar do ponto de vista paisagístico o local através de bons jardins, esplanadas, parques de jogos e um espaço livre onde se realizam duas das principais atividades culturais de Águeda (o AgitÁgueda e a Festa do Leitão) e onde é colocado o maior Pai Natal do mundo.

Principal espaço público fechado desportivo de Águeda.

Biblioteca Manuel Alegre

Inaugurada em 2010 por um dos grandes poetas português, Manuel Alegre, natural de Águeda. Este espaço veio substituir a antiga biblioteca que se encontra próxima.