Activity

[Eco-Escolas Eco Trilho Escola Secundária de Estarreja]

Download

Trail photos

Photo of[Eco-Escolas Eco Trilho Escola Secundária de Estarreja] Photo of[Eco-Escolas Eco Trilho Escola Secundária de Estarreja] Photo of[Eco-Escolas Eco Trilho Escola Secundária de Estarreja]

Author

Trail stats

Distance
2.79 mi
Elevation gain
26 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
26 ft
Max elevation
80 ft
TrailRank 
45
Min elevation
13 ft
Trail type
Loop
Coordinates
253
Uploaded
May 15, 2020
Be the first to clap
Share

near Outeiro do Coval, Aveiro (Portugal)

Viewed 673 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo of[Eco-Escolas Eco Trilho Escola Secundária de Estarreja] Photo of[Eco-Escolas Eco Trilho Escola Secundária de Estarreja] Photo of[Eco-Escolas Eco Trilho Escola Secundária de Estarreja]

Itinerary description

O percurso inicia na Escola Secundária de Estarreja, passa junto às margens do Rio Antuã, atravessando o Parque Municipal do Antuã, o Mercado Municipal e alguns dos murais de Arte e Cultura Urbana, terminando no mesmo local de partida.

Título/Tema do trilho: BIO ANTUÃ
Âmbito: ambiental, sociocultural, desportivo e paisagístico
N.º de estações:13
Tipo de Trilho: pequena rota, circular
Extensão do percurso: 4,5 km
Duração do percurso: aproximadamente 1 hora e 30 minutos
Altitude: mín. 4 m/ máx. 24 m
Nível de Dificuldade: moderado
Pontos de Interesse: Escola Conde Ferreira/Casa das Artes – Rotary Clube de Estarreja; Rio Antuã; Turbina; Parque Municipal do Antuã - Passadiços nas margens do Rio Antuã; Parque das Merendas I e II; Mercado Municipal e murais de Arte e Cultura Urbana.

Autores: Eco-Conselheiros da turma I do 12º ano, Bruno Silva, João Sousa e Diogo Lagoeiro, coordenados pela aluna Margarida Reis e orientados pela docente Sónia Silva, Coordenadora do Programa Eco-Escolas da Escola Secundária de Estarreja e docente de Educação Física.

Waypoints

PictographMonument Altitude 63 ft
Photo of1. Escola Secundária de Estarreja Photo of1. Escola Secundária de Estarreja Photo of1. Escola Secundária de Estarreja

1. Escola Secundária de Estarreja

Em Outubro de 1923, o Pe Donaciano Abreu Freire funda uma escola de ensino secundário em Estarreja - o Externato de Estarreja, que se manteve ativo durante 8 anos. Em 1931, perante o crescente número de alunos é fundado o Colégio Dr. Egas Moniz. A partir de 1950, por despacho ministerial, o colégio passou a designar-se Externato Dr. Egas Moniz. Em fins de 1958, dada a exiguidade do edifício, inaugura-se um novo, em 1960/61. Em 1965/66 é, entretanto, criada a secção de Estarreja da Escola Industrial de Ovar, que veio suprir as necessidades dos alunos com poucos recursos económicos, que estavam até então impossibilitados de frequentar outras escolas. A partir de 1970, para além dos Cursos Gerais de Mecânica, de Eletricidade e de Formação Feminina, a Escola passou a ministrar também o Curso Geral de Comércio. Em 1971/72 deixou de ser Secção de Ovar, autonomizando-se com a designação de Escola Industrial e Comercial de Estarreja. Em 1972, em plena Reforma Educativa de Veiga Simão, começa a manifestar-se o desejo da criação do Ensino Liceal oficial em Estarreja, vindo este a ser inaugurado em 1973. O Liceu nunca chegou, no entanto, a funcionar como tal, fundindo-se com a Escola Industrial e Comercial e dando origem a uma das primeiras escolas secundárias do país: a Escola Secundária de Estarreja. Esta começou a funcionar em pleno nas atuais instalações no ano letivo de 1985/86. Em 2012, no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário e sob a gestão do Professor Jorge Ventura, a Escola Secundária de Estarreja é requalificada e modernizada. Em 2014/2015 é inscrita pela 1ª vez no Programa Eco-Escolas, e é hoje, uma escola de referência a nível nacional, procurando a melhoria contínua de uma comunidade mais sustentável. Se tiver oportunidade, entre, aprecie o design arquitetónico do teto e todo o espaço interior e exterior envolvente.

PictographMonument Altitude 53 ft
Photo of2. Escola Conde Ferreira/Casa das Artes e Sede do Rotary Club de Estarreja Photo of2. Escola Conde Ferreira/Casa das Artes e Sede do Rotary Club de Estarreja Photo of2. Escola Conde Ferreira/Casa das Artes e Sede do Rotary Club de Estarreja

2. Escola Conde Ferreira/Casa das Artes e Sede do Rotary Club de Estarreja

A Escola Conde de Ferreira, em Estarreja, foi durante décadas a única escola do ensino primário. Teve origem num projeto uniforme de construção de 120 escolas, datado de 1866, altura do falecimento do Conde de Ferreira, tendo sido inaugurada em 1868, como consta no seu portão. A escola Conde de Ferreira, que saiu da escola do Paço, passou a acolher o Centro de Validação e Reconhecimento de Competências até 2001/2002, último ano em que funcionou como escola do ensino primário. Reabriu portas em setembro de 2013, agora como Casa das Artes e sede do Rotary Club de Estarreja, que recebeu o edifício da Câmara Municipal de Estarreja e procedeu a obras de recuperação. Ali ficam expostos diversos objetos que recordam a antiga escola. Observe o sino no cimo do edifício. Visite as 3 salas existentes, 1 sala para formação, outra de reuniões, e uma terceira dirigida a uma exposição de obras de arte – “sala José Mendonça”, que mais não é que, uma sentida e singela homenagem à vida e obra do pintor José Mendonça.

PictographMountain hut Altitude 44 ft
Photo of3. Tulip Inn Estarreja Hotel Spa Photo of3. Tulip Inn Estarreja Hotel Spa Photo of3. Tulip Inn Estarreja Hotel Spa

3. Tulip Inn Estarreja Hotel Spa

O Tulip Inn Estarreja Hotel & Spa - 4 estrelas, localizado a 3km do centro da cidade, é o hotel ideal para relaxar. O hotel apresenta 2 piscinas, um ginásio bem equipado e um spa com uma banheira de hidromassagem, sauna e banho turco. Também um campo de ténis e comodidades de mini-golfe. Fica apenas a 2 km da Auto-estrada A29 Aveiro-Porto e está rodeado por colinas verdes, onde existem vários trilhos como este para realizar as suas caminhadas. Nele pode também aproveitar para saborear as especialidades da Região do Baixo Vouga no Restaurante Real Cozinha Velha. É fantástico, quer para negócios quer para lazer. Após o trekking, desfrute de uma agradável estadia e sinta-se confortável!

PictographRiver Altitude 30 ft
Photo of4. Vale do Rio Antuã Photo of4. Vale do Rio Antuã Photo of4. Vale do Rio Antuã

4. Vale do Rio Antuã

O Rio Antuã, com cerca de 30 km de extensão nasce no extremo norte do concelho de Oliveira de Azeméis e desagua na ria de Aveiro, entre os esteiros de Salreu e Estarreja; na margem esquerda, recebe as águas da ribeira de Ul. Nele situa-se a barragem de Antuã, com 39 km3 de capacidade útil, integrada no aproveitamento hidroagrícola da bacia hidrográfica do rio Vouga. O rio Antuã deixa nas suas margens a vida e as tradições, desde as pessoas que antigamente lavavam a roupa no rio até às maravilhosas paisagens que este rio proporciona. Este é um dos pontos turísticos da cidade de Estarreja. Seja como um rio, procure a paz espelhada na água e sinta o seu EU mais profundo.

PictographWaterfall Altitude 25 ft
Photo of5. 'Turbina' Photo of5. 'Turbina' Photo of5. 'Turbina'

5. 'Turbina'

A “turbina” era uma estação hidroelétrica que surgiu do aproveitamento de antigos moinhos na margem da Quinta da Costa. Um grande marco na evolução de Estarreja, potenciando as águas do Rio Antuã com uma pequena barragem a montante da ponte velha. A famosa “turbina” que fornecia energia a Estarreja, principalmente à Fábrica de Descasque de Arroz, localizada perto da Estação da CP de Estarreja, é hoje recordada com saudade, pois a turbina era uma verdadeira piscina natural. Olhe em seu redor e escute o movimento das águas! Desfrute do momento e registe-o.

PictographPicnic Altitude 26 ft
Photo of6. Parque das Merendas I Photo of6. Parque das Merendas I Photo of6. Parque das Merendas I

6. Parque das Merendas I

Localizado no lado nascente do Parque Municipal do Antuã, este espaço aprazível de lazer onde as pessoas podem desfrutar da tranquilidade e do ambiente rústico aí presente, possui uma área de 4.500m2 com diversas infraestruturas de apoio para a realização de picnic, lanches, festas de aniversário, nomeadamente, mesas com bancos, churrasqueira, sanitários de apoio, bem como um campo desportivo onde se podem praticar vários desportos. Possui ainda um elevado número de árvores de grande porte, nomeadamente, Platanus orientalis, Tília argentea, Tília cordata, Salix Babylonica e Populus. Desfrute da paisagem e sinta o agradável aroma do ambiente. Aproveite e faça um picnic.

PictographPhoto Altitude 31 ft
Photo of7. Mural 'Guarda-Rios' - BORDALO II (Portugal) 2015 Photo of7. Mural 'Guarda-Rios' - BORDALO II (Portugal) 2015 Photo of7. Mural 'Guarda-Rios' - BORDALO II (Portugal) 2015

7. Mural 'Guarda-Rios' - BORDALO II (Portugal) 2015

Neto do pintor Bordalo, Bordallo II, nascido em Lisboa, em 1987, é um artista que se caracteriza por transformar lixo em arte. Frequentou o curso de pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, e é essencialmente através de lixo proveniente de fábricas abandonadas, peças de plástico e lixo eletrónico, que cria grandes instalações de rua, que representam animais ou esculturas urbanas. Desenvolvidas por uma técnica mista, as peças grandes são soldadas a um suporte e as mais pequenas coladas. As suas obras caracterizam-se por serem tridimensionais, carregadas de vida, de cor e movimento. Considerado pela Street Art News um dos melhores artistas urbanos do mundo, Bordallo II pretende, através das suas obras, alertar para as problemáticas do consumismo exagerado e dos desperdícios. As suas obras são a tradução plástica da frase “o lixo de um Homem é o tesouro de outro homem”. Observe a tridimensionalidade da peça, sinta a sua textura, cor e movimento.

PictographPanorama Altitude 13 ft
Photo of8. Parque Municipal do Antuã Photo of8. Parque Municipal do Antuã Photo of8. Parque Municipal do Antuã

8. Parque Municipal do Antuã

Numa perspetiva ecológica e cultural, o Parque Municipal do Antuã, com uma área de aproximadamente 4,6 ha é um elemento de ligação entre a cidade e a envolvente ribeirinha do Antuã, onde se pode caminhar junto à margem num passadiço de madeira e apreciar a fauna e flora existente no local. O Parque é uma Estrutura Verde Urbana, com uma Zona de Desporto e de Lazer, composta por um parque Infantil, um circuito de manutenção, uma pista de Atletismo, um café/bar, com esplanada e uma área de estacionamento para veículos ligeiros e caravanas. Nele podemos observar diversas espécies arbóreas: Tilia americana, Tilia argentea, Liquidambar styraciflua, Sophora japonica, Jacaranda mimosifolia, Fraxinus angustifolia, Betula alba, Quercus robur, Populus nigra e Salix Babylonica. Curiosidades: A Fraxinus angustifólia ou Freixo é uma árvore de grande porte muito utilizada para fins ornamentais, produz uma madeira apreciada e as folhas têm valor forrageiro (usado como forragem, pasto para gado). A Betula alba ou Bidoeiro branco é característico dos locais húmidos das maiores altitudes do Norte e Centro. É muito utilizado nas arborizações dos Serviços Florestais, pela facilidade de propagação e de regeneração após incêndio. O Quercus róbur ou Carvalho - alvarinho é muito frequente nas regiões de clima oceânico, é o carvalho europeu mais abundante. Por vezes tem porte majestoso (até 45m) e apresenta uma grande importância económica e ecológica, apesar da pequena extensão das suas matas. O Populus nigra ou choupo-negro, é uma árvore característica das margens dos cursos de água permanentes (sobretudo dos rios principais). Certas variedades são utilizadas para fins ornamentais, em meio urbano e em infraestruturas, desde a antiguidade. Ao longo dos passadiços de madeira pode desfrutar da panorâmica da ribeirinha do antuã, observar o espelho de água junto ao antigo moinho e escutar o chilrear dos pássaros, registando o momento (fotografia). Aproveite também para fazer exercício físico no circuito de manutenção, um completo ginásio ao ar livre e combata o sedentarismo, adotando um estilo vida ativo e saudável. Ou em alternativa usufrua de um pouco de descanso e sente-se num dos bancos de jardim admirando a paisagem!

PictographTree Altitude 23 ft
Photo of9. Parque das Merendas II Photo of9. Parque das Merendas II Photo of9. Parque das Merendas II

9. Parque das Merendas II

Localizado a Sul do Parque Municipal do Antuã, com uma área de 1,3ha, contíguo ao Rio Antuã, o Parque das Merendas II, possui um elevado número de árvores de grande porte, nomeadamente, Platanus orientalis, Tília argentea, Tília cordata, Quercus robur, Quercus Pyrenaica e Populus. É o Local ideal para se dar passeios a pé nos dias de maior calor, pela frescura que o local apresenta. Caminhe, beneficiando da sombra, sentindo o ar fresco no rosto e a envolvente rústica.

PictographMonument Altitude 45 ft
Photo of10. Mercado Municipal Photo of10. Mercado Municipal Photo of10. Mercado Municipal

10. Mercado Municipal

Com uma história de mais de 200 anos, o Mercado Municipal de Estarreja, sofreu uma profunda remodelação em 2017. A praceta foi remodelada e equipada com restaurante, churrascaria, take away e lojas. O mercado coberto ficou dedicado ao comércio tradicional de frescos e o mercado descoberto, ao espaço feira. Entre no mercado coberto e adquira os diversos produtos tradicionais, frescos e de qualidade. Dias de mercado: terças-feiras e sábados de manhã

PictographPhoto Altitude 59 ft
Photo of11. Mural “A nossa casa somos nós” - HALFSTUDIO (PORTUGAL) 2017 Photo of11. Mural “A nossa casa somos nós” - HALFSTUDIO (PORTUGAL) 2017 Photo of11. Mural “A nossa casa somos nós” - HALFSTUDIO (PORTUGAL) 2017

11. Mural “A nossa casa somos nós” - HALFSTUDIO (PORTUGAL) 2017

Halfstudio é um estúdio de Lettering e Sign Painting criado por Mariana Branco (1986) e Emanuel Barreira (1986) em 2010. Todos os projetos são desenhados à mão, pintados com pincel e/ou aplicados digitalmente. O estúdio abrange várias áreas criativas, tendo sempre o Lettering como elemento central: desde o desenho de logótipos, pintura de sinalética a murais. Paralelamente também explora uma vertente artística da letra em exposições, edições limitadas impressas e arte urbana. Observe o contorno e o realce das letras.

PictographPhoto Altitude 55 ft
Photo of12. Mural “Head in the clouds” - FINTAN MAGEE (Austrália) 2016 Photo of12. Mural “Head in the clouds” - FINTAN MAGEE (Austrália) 2016 Photo of12. Mural “Head in the clouds” - FINTAN MAGEE (Austrália) 2016

12. Mural “Head in the clouds” - FINTAN MAGEE (Austrália) 2016

Fintan Magee destaca-se pelos seus murais de grande escala, que habitando cantos isolados e abandonados das cidades, misturam imagens surreais e figurativas, profundamente integradas com o ambiente urbano, explorando temas como os resíduos, o consumo, a perda ou a transição e que contêm sempre um sentimentalismo atroz e uma suavidade, que só pode ser influência de livros infantis. A sua solicitude, habilidade técnica e abordagem progressiva para a pintura, tem solidificado a sua reputação como uma das principais figuras dos movimentos de Street Art e Muralismo Contemporâneo mundial, tendo já concretizado vários projetos em Sydney, Melbourne, Londres, Viena, Los Angeles, Miami, Atlanta, Bogotá, Buenos Aires, Moscovo, Nova York, Oslo, Dublin, entre outros. Atente ao sentimentalismo e sinta-se literalmente com a cabeça nas nuvens.

PictographPhoto Altitude 48 ft
Photo of13. Mural “Diamante” - KRUELLA D'ENFER (Portugal) 2016 Photo of13. Mural “Diamante” - KRUELLA D'ENFER (Portugal) 2016 Photo of13. Mural “Diamante” - KRUELLA D'ENFER (Portugal) 2016

13. Mural “Diamante” - KRUELLA D'ENFER (Portugal) 2016

A artista visual e ilustradora portuguesa Kruella D' Enfer tem-nos deleitado com o seu universo visual encantado, suscitando um profundo sentimento de deslumbre com as fantásticas e benevolentes criaturas que habitam os seus recantos escuros e misteriosos, sejam eles lobos místicos ou raposas mágicas, tigres enfeitiçadores ou veados xamanistas. À vontade a pintar, quer murais em grande escala, quer trabalhos intimistas, em papel e tela, o seu uso de cores contrastantes e formas geométricas dá vida a lendas e mitos ancestrais, compondo histórias fantásticas com um apelo universal. Repare no misticismo da arte representada e tripule na sua espiritualidade.

Comments

    You can or this trail