Activity

Eco-Escolas Eco-Trilho EB1/JI da Freguesia da Carvoeira

Download

Trail photos

Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho EB1/JI da Freguesia da Carvoeira Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho EB1/JI da Freguesia da Carvoeira Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho EB1/JI da Freguesia da Carvoeira

Author

Trail stats

Distance
3.04 mi
Elevation gain
404 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
404 ft
Max elevation
351 ft
TrailRank 
53 4.8
Min elevation
351 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 11 minutes
Time
one hour 28 minutes
Coordinates
863
Uploaded
May 19, 2021
Recorded
May 2021
  • Rating

  •   4.8 2 Reviews
Be the first to clap
4 comments
Share

near Fonte Boa da Abrincoza, Lisboa (Portugal)

Viewed 647 times, downloaded 10 times

Trail photos

Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho EB1/JI da Freguesia da Carvoeira Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho EB1/JI da Freguesia da Carvoeira Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho EB1/JI da Freguesia da Carvoeira

Itinerary description

Esta caminhada permite dar a conhecer um pouco da zona envolvente do Centro Escolar da Freguesia da Carvoeira, uma linda região, no concelho de Mafra, a poucos quilómetros a Norte de Lisboa.
Partindo da EB1/JI da Freguesia da Carvoeira, percorremos um troço de estrada em direção à Ericeira até entrarmos no pinhal da Rua dos Três Moinhos. Tal como o nome indica podemos apreciar 3 antigos Moinhos - 2 recuperados e um completamente em ruínas. Podemos apreciar nesse pinhal a beleza da Orquídea- Limodorum abortivum, espécie que apenas poderá encontrar nesta zona do país.
Ao avançar no percurso, escolhido pelas crianças deste Centro Escolar, encontramos um espólio histórico/cultural riquíssimo (a Fonte/Lavadouros de Fonte Boa da Brincosa, a Capela da Senhora do Ó e o seu Relógio de Sol, a Ponte Romana sobre o Rio Lizandro e o Forte do Zambujal que se avista no cume da colina).
Este trilho possibilita, também, a observação da fauna e flora típicas deste local. As características da linha de água, Rio Lizandro, promovem observações de diferentes espécies de aves - as mais comuns são os chapins, os rabirruivos e os tentilhões.
Percurso circular, por caminhos de piso compacto de terra e um pequeno troço de estrada. Alertamos os caminhantes para a eventualidade de ficarem presos nalguns troços, pela presença de amoreiras silvestres em grande parte do trilho.
Este percurso apresenta alguns desníveis mediamente acentuados, passivel de ser feito com crianças.

Waypoints

PictographRuins Altitude 332 ft
Photo ofEstação 1 - Pinhal dos 3 Moinhos Photo ofEstação 1 - Pinhal dos 3 Moinhos Photo ofEstação 1 - Pinhal dos 3 Moinhos

Estação 1 - Pinhal dos 3 Moinhos

Podemos observar: 1 - 3 moinhos - 2 reconstruídos e 1 em ruínas - Construídos no século XIX, muito comum por terras saloias, eram usados para aproveitar a força do vento, que movia as suas pás acionando as mós. Estes serviam para moer os cereais e fazer farinha. A sua importância na tradição local deu origem ao atual Festival do Pão em Mafra. 2 - um fantástico ninho de musaranhos no alto de um pinheiro 3 - várias espécies de flores e vegetação autóctone... descancando-se a Orquidea Selvagem.

PictographFountain Altitude 236 ft
Photo ofEstação 2 - Fonte/Lavadouros Photo ofEstação 2 - Fonte/Lavadouros Photo ofEstação 2 - Fonte/Lavadouros

Estação 2 - Fonte/Lavadouros

Lavadouros, século XIX/XX, época em que não existia água canalizada em casa. Dele fazem parte - BICA, Tanques de Lavagem de roupa e Bebedouro para animais.

PictographIntersection Altitude 220 ft
Photo ofInterseção - saída do Trilho e entrada no Pinhal Photo ofInterseção - saída do Trilho e entrada no Pinhal

Interseção - saída do Trilho e entrada no Pinhal

Seguindo o trilho pela vereda desde os lavadouros, encontrará aqui uma interseção... Deverá dirigir-se para o Pinhal.

PictographFlora Altitude 226 ft
Photo ofEstação 3 - Bosque da Carvoeira Photo ofEstação 3 - Bosque da Carvoeira Photo ofEstação 3 - Bosque da Carvoeira

Estação 3 - Bosque da Carvoeira

Poderá observar uma grande diversidade de flores, plantas e árvores. Aprecie! Deixe-se extasiar pela beleza natural da paisagem. Deixe-se levar pelos sentidos.

PictographPanorama Altitude 227 ft
Photo ofE o mar aqui tão perto! Photo ofE o mar aqui tão perto! Photo ofE o mar aqui tão perto!

E o mar aqui tão perto!

Desde este ponto do Pinhal poderá observar tanto para norte como para sul, as encostas cobertas de vegetação, ao longo do Rio Lizandro. Erga o seu olhar em direção a oeste e aprecie o azul do mar onde o Rio se encontra com o mar. No final deste trilho aproveite para usufruir de um passeio à beira mar, aqui tão perto.

PictographBirding spot Altitude 89 ft
Photo ofUma Banda Sonora Especial Photo ofUma Banda Sonora Especial Photo ofUma Banda Sonora Especial

Uma Banda Sonora Especial

Uma paragem para escutar o chilrear das aves que habitam estas margens. A beleza da paisagem aliada ao som do canto das aves torna este local paradisíaco.

PictographRiver Altitude 74 ft
Photo ofRio Lizandro, cuidado com as invasoras! Photo ofRio Lizandro, cuidado com as invasoras! Photo ofRio Lizandro, cuidado com as invasoras!

Rio Lizandro, cuidado com as invasoras!

Pequena passagem perto do Rio Lizandro permite observar as espécies que se desenvolvem nas suas margens, algumas delas espécies invasoras.

PictographBridge Altitude 22 ft
Photo ofEstação 4 - Igreja da Senhora do Ó/Ponte Romana sobre o Rio Lizandro Photo ofEstação 4 - Igreja da Senhora do Ó/Ponte Romana sobre o Rio Lizandro Photo ofEstação 4 - Igreja da Senhora do Ó/Ponte Romana sobre o Rio Lizandro

Estação 4 - Igreja da Senhora do Ó/Ponte Romana sobre o Rio Lizandro

Igreja da Senhora do Ó A data de edificação da igreja de Nossa Senhora do Ó, na freguesia da Carvoeira, permanece desconhecida, embora alguns elementos decorativos conservados no seu interior, como a pia de água benta, nos indiquem que era já utilizada para o culto no início do século XVI. Sabe-se que este templo, também designado como igreja de Nossa Senhora do Porto, foi elevado a matriz da freguesia em 1570. Próxima do Rio Lizandro, a igreja está delimitada por adro murado, no qual foi colocado um cruzeiro. O corpo do templo tem na sua fachada uma galilé de secção rectangular, à qual se acede por arco de volta perfeita ladeado por duas janelas. Ao longo dos séculos, a igreja de Nossa Senhora do Ó sofreu diversas inundações, devido à sua proximidade do rio, o que provocou a sua progressiva degradação, atingindo inclusivamente a estrutura do edifício. Nos anos 80 do século XX foram realizadas algumas obras de conservação. Ponte Romana sobre o Rio Lizandro O Rio Lizandro já era navegável no Paleolitico, desde Cheleiros até à Foz. Forte do Zambujal Marque na sua agenda uma visita ao Forte do Zambujal (Linhas de Torres) que se avista na colina por detrás da Igreja.

PictographWaypoint Altitude 37 ft
Photo ofFábrica de Água da Foz do Lizandro Photo ofFábrica de Água da Foz do Lizandro Photo ofFábrica de Água da Foz do Lizandro

Fábrica de Água da Foz do Lizandro

PictographIntersection Altitude 83 ft
Photo ofInterseção - deverá subir pela direita e entrar no trilho Photo ofInterseção - deverá subir pela direita e entrar no trilho

Interseção - deverá subir pela direita e entrar no trilho

Depois de contornar a ETAR do Rio Lizandro deverá subir para aceder à parte final do trilho, de regresso ao ponto de partida.

PictographFlora Altitude 67 ft
Photo ofEstação 5 - Vereda da Carvoeira - Trilho de regresso... ao Ponto de Partida Photo ofEstação 5 - Vereda da Carvoeira - Trilho de regresso... ao Ponto de Partida Photo ofEstação 5 - Vereda da Carvoeira - Trilho de regresso... ao Ponto de Partida

Estação 5 - Vereda da Carvoeira - Trilho de regresso... ao Ponto de Partida

Depois de contornar a ETAR e quando já estiver no estreito trilho que nos guiará ao ponto de partida, poderá observar a Infraestrutura da Fábrica de água, visualizando uma perspetiva diferente. Ao longo deste caminho poderá desfrutar de uma vegetação diversificada, do som de aves e um pequeno riacho que corre... desde a Bica dos Lavadouros... e que serve de regadio às hortas cultivadas no vale.

Comments  (4)

  • Daniela Lebre Jun 1, 2021

    I have followed this trail  View more

    Embora não tenhamos conseguido usar a app, adorámos fazer o percurso😻 A repetir! Turma 4A - Carvoeira

  • Carla Delgado 4 Jun 1, 2021

    Não deu? Então?

  • Lina Franco 1 Jun 27, 2021

    As 3 salas do Jardim de

  • Lina Franco 1 Jun 27, 2021

    As 3 salas do Jardim de Infância da Carvoeira fizeram o trilho e adoraram, imensa sombras, imensos insetos e aves que nos transmitem uma paz de espírito magnífica.Será um trilho a fazer novamente uma vez que as crianças aderiram com grande satisfação. Parabéns

You can or this trail