Activity

Eco-Escolas Eco-trilho Dr. João das Regras-AEDLV Lourinhã

Download

Trail photos

Photo ofEco-Escolas Eco-trilho Dr. João das Regras-AEDLV Lourinhã Photo ofEco-Escolas Eco-trilho Dr. João das Regras-AEDLV Lourinhã Photo ofEco-Escolas Eco-trilho Dr. João das Regras-AEDLV Lourinhã

Author

Trail stats

Distance
0.41 mi
Elevation gain
3 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
3 ft
Max elevation
71 ft
TrailRank 
46 5
Min elevation
71 ft
Trail type
Loop
Coordinates
37
Uploaded
May 7, 2021
  • Rating

  •   5 1 review
Be the first to clap
2 comments
Share

near Lourinhã, Lisboa (Portugal)

Viewed 742 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofEco-Escolas Eco-trilho Dr. João das Regras-AEDLV Lourinhã Photo ofEco-Escolas Eco-trilho Dr. João das Regras-AEDLV Lourinhã Photo ofEco-Escolas Eco-trilho Dr. João das Regras-AEDLV Lourinhã

Itinerary description

A escola Dr. João das Regras é uma escola do concelho da Lourinhã pertencente ao agrupamento de escolas D. Lourenço Vicente. Leciona o 2º e 3º ciclos, do 5º ao 9º ano de escolaridade.
Este trilho que que agora inicias tem como objetivo conheceres melhor a tua escola, que aprendas a estimá-la e proteger os seus diferentes espaços, e, ao mesmo tempo, possas aprender mais sobre diferentes saberes escolares. Ao longo do trilho vais descobrir uma forma divertida de jogar e aprender desde as ciências Naturais à educação física e educação visual, passando pela matemática, pela geografia, História, Português e línguas estrangeiras.
Este percurso pode ser feito em qualquer altura do ano e o grau de dificuldade é considerado muito fácil e tem a extensão de 660 metros.

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 67 ft
Photo ofDr. João das Regras Photo ofDr. João das Regras Photo ofDr. João das Regras

Dr. João das Regras

O Dr. João das Regras é o patrono da nossa escola. Mas quem foi o Dr. João Regras? Era filho de João Anes das Regras ou de Aregas e de sua mulher Sentil ou Gentil Esteves e, após o segundo casamento da sua mãe, enteado de Álvaro Pais, com o qual ela casara antes de 1369. De acordo com Fernão Lopes esteve em Bolonha, e é verosímil que tenha estudado na Universidade daquela cidade. Foi professor da Universidade de Lisboa, à data localizada em Lisboa, onde mais tarde desempenhou o alto cargo de encarregado ou protector, equivalente, segundo alguns, ao cargo de reitor (Carta Régia de 25 de Outubro de 1400). Conselheiro e chanceler do Mestre de Avis (futuro D João I de Portugal), a sua acção na crise de 1383–1385 culminou na inteligente argumentação em que, omitindo o nome do mestre, negou validade às pretensões dos outros candidatos ao trono: A D. Beatriz, filha do falecido rei de Portugal, nega João das Regras quaisquer direitos por nulidade do casamento de Fernando I de Portugal com Leonor Teles de Menezes, que era já casada com João Lourenço da Cunha quando o rei a desposou; por incerteza quanto à paternidade de D. Fernando, dado o comportamento irregular de Leonor Teles; por haver contraído um casamento com o rei D. João I de Castela, seu parente (a mãe do rei de Castela era tia-avó de D. Beatriz) sem a dispensa do papa legítimo Papa Urbano IV, em vez do antipapa Clemente VII; Ao rei de Castela, por ter quebrado o tratado antenupcial de Salvaterra de Magos de Março de 1383 e por ser herege, refuta João das Regras o direito a ser rei de Portugal, pois, pela violação daquele tratado, perdia o direito que havia nos reinos de Portugal e, ademais, reconhecera o antipapa e fora excomungado pelo legítimo papa; além disso, porque o seu parentesco com o rei D. Fernando se dava pela linha feminina (as suas mães eram irmãs), o que pelo direito consuetudinário hispânico não dava direitos de sucessão. Os infantes D. Dinis e D. João, filhos de el-rei D. Pedro I e de Inês de Castro, portanto, irmãos de D. Fernando, não podiam ter direito ao trono porque eram ilegítimos: D. Pedro nunca casara legalmente com Inês de Castro; além disso fizeram guerra contra Portugal aliados a D. Henrique II de Castela e a D. João I de Castela. De forma inteligente, João das Regras, demonstrou que o trono estava vago e que seriam as cortes a escolher livremente o novo Rei de Portugal, cuja escolha acabaria por recair no Mestre de Avis, aclamado como D. João I. Desafios: 1- Como ficou conhecida a crise dinástica que terminou com a 1ª dinastia? 2- Qual o nome do primeiro rei da primeira dinastia? 3- Qual o nome do último rei da primeira dinastia? 4- Como ficou conhecida a batalha travada em 15 de agosto de 1385, que proporcionou a vitória militar dos portugueses sobre os castelhanos?

PictographWaypoint Altitude 66 ft
Photo ofSkate - Mascote da nossa escola Photo ofSkate - Mascote da nossa escola Photo ofSkate - Mascote da nossa escola

Skate - Mascote da nossa escola

O SKATE é a nossa mascote. A vinda do skate para a nossa escola resultou de uma proposta para o orçamento participativo da turma 8ºD do ano letivo de 2017/2018. A proposta de uma adoção responsável, foi votada pelos alunos da escola e venceu. A ideia foi muito bem recebida e apadrinhada pela Direção da escola. Depois os alunos deslocaram-se à JAVA na Lourinhã, onde escolheram três cães para, após votação aberta a todos os alunos, ser escolhida a mascote da escola. Venceu o SKATE! O SKATE é assim chamado por ter sido recolhido pela associação JAVA no Skate-Park da Lourinhã. É um cão que gosta de dar abraços... O SKATE também gosta muito de companhia! O Nuno, a Rute, o Rodrigo, o Leandro e a Joana, formaram o primeiro grupo de cuidadores. "-Já experimentaste passeá-lo?" Pergunta na Direção da escola como podes fazer parte do grupo de cuidadores do SKATE. Ele está no Instagram _.skate2019._ Desafios: 1- Indica raças de cães que conheças (podes fazer um desafio com os colegas e ganha aqueles que souber mais raças) 2- Indica raças portuguesas de cães (em forma de desafio ganha aquele que souber mais raças)

PictographWaypoint Altitude 61 ft
Photo ofAroeiras Photo ofAroeiras Photo ofAroeiras

Aroeiras

A Aroeira, também conhecida por Pimenteira-Rosa é uma árvore exótica, nativa da América do Sul. Árvore de porte médio, dióica (géneros sexuais separados em indivíduos diferentes), de folhas compostas, aromáticas. Flores pequenas em panículas, fruto tipo drupa (carnudo com um só semente), vermelho-brilhante, aromático e adocicado quando maduros. Reproduz-se por sementes ou por estacas. Altura de 5-10 metros, com tronco de 30 a 60 cm de diâmetros revestido de casca grossa. Folhas compostas imparimpinadas, fortemente aromáticas, geralmente com sete folhas de 3-7 cm de comprimento por 2-3 cm de largura. As flores são pequenas de cor esbranquiçada. Floresce principalmente durante os meses de Setembro – Janeiro e frutifica predominantemente no período Janeiro-Julho. Esta planta tem muitas propriedades culinárias por ser uma pimenta doce. Na medicina o seu uso é mais vasto e pode ser utilizada no tratamento da artrite, febres, ferimentos e reumatismos. Desafios: 1- Indica três outras plantas que possam ser utilizadas na culinária? 2- Indica pratos culinários portugueses que possam ser acompanhados com pimenta. 3- De que região do planeta é a Aroeira?

PictographWaypoint Altitude 58 ft
Photo ofOliveira Photo ofOliveira Photo ofOliveira

Oliveira

Sabias que a árvore mais antiga de Portugal é uma Oliveira? É a árvore da paz e da sabedoria. O seu nome científico é "Olea europaea L." É originária da costa da Síria e Israel, Palestina, até ao Norte do Iraque e Irão. Em Israel foram encontrados em escavações arqueológicas de povoamentos, caroços de azeitonas com mais de 6 milénios e no atual deserto do Saara foram encontradas em grutas pinturas com mais de 6000 anos que representavam oliveiras. Os Gregos desenvolveram as técnicas de cultivo da oliveira e continuaram o comércio do azeite, pois acreditavam que a árvore lhes dava força e vida. Sabemos que o azeite era um dos produtos com maior importância comercial, sendo transportado em grandes ânforas nos seus navios. A oliveira está associada a crenças de cariz religioso, sendo costume levar um raminho para benzer no domingo de ramos, para ser abençoado. Atualmente ainda há quem recorra a aves domésticas (peru e galo) para facilitar a germinação das sementes, que depois de passarem pelo suco digestivo, restituem as sementes que estão assim mais aptas para semear. Descrição: Árvore de folha permanente, que pode atingir alturas entre 5-15 metros. O tronco é geralmente assimétrico e irregular (retorcido) de cor acinzentada. As raízes são muito fortes e poderosas, estendendo-se em profundidade. DESAFIOS: 1- Conhece as árvores de interesse público do concelho da Lourinhã? procura em: http://www2.icnf.pt/portal/florestas/Arvores.qry?Distrito=11&Concelho=8&Freguesia=&Processo=&template%3Amethod=Pesquisar 2- Procura na web onde se situa a oliveira mais antiga de Portugal. 3- Quantas oliveiras existem na escola?

PictographWaypoint Altitude 56 ft
Photo ofPinheiro Manso I Photo ofPinheiro Manso I Photo ofPinheiro Manso I

Pinheiro Manso I

O seu nome científico é "Pinus pinea". É uma espécie de grande valor económico, pois para além da madeira e da resina produz também um saboroso, e muito nutritivo, pinhão. Esta espécie é natural de toda a bacia do mediterrâneo e em Portugal encontra-se essencialmente na metade sul sendo a área da bacia do rio Sado a sua zona de eleição. É uma espécie de comportamento xerófilo (suporta bem a falta de água), termófilo (suporta bem as temperaturas elevadas) e bastante heliófilo (resiste bem aos fortes ventos marítimos). As pinhas são os seus frutos e os pinhões as suas sementes. É uma árvore que pode atingir os 25 m de altura. A copa é ampla e profunda, o tronco curto, dividido em vários ramos grossos ascendentes quase desde a base. A área explorada pelas raízes é cerca de 8 a 52 vezes maior que a área de projeção horizontal de copa. O crescimento é lento e a longevidade é de 150 a 200 anos, excecionalmente 500 anos. A quantidade pinhas produzidas aumenta até aos 100 anos, começando a partir daí a decrescer. A produção anual mediana está estimada em 250 pinhas por árvore, havendo casos de produções unitárias de 1000 a 2000 pinhas por árvore. A sua madeira apresenta um tom distinto, castanho-avermelhado e tem grande utilização. Muito embora não seja atualmente uma madeira tão utilizada na construção naval, continua a ser preferida nos pequenos estaleiros artesanais, quando são necessárias peças curvas para as quilhas dos navios e outras peças que tenham de estar em contacto com a água. Desafios: 1- Quantos pinheiros mansos existem nos jardins da nossa escola? 2- Para além dos pinhões que outros dois produtos se podem obter do pinheiro manso? 3- Qual a área de maior implantação do pinheiro manso em Portugal? 4- sabes como se diz pinheiro manso em Inglês? _ _ _ _ _ PINE (investiga para completares o nome)

PictographWaypoint Altitude 60 ft
Photo ofPaisagem da Várzea do Rio Grande Photo ofPaisagem da Várzea do Rio Grande

Paisagem da Várzea do Rio Grande

Olhando para a várzea do Rio Grande podes observar como o ser humano ocupou e alterou a paisagem envolvente. O Rio Grande, assim chamado por ser o maior da região, atravessa o concelho da Lourinhã e desagua no oceano Atlântico. Hoje as suas margens encontram-se sem a vegetação autóctone (característica da região) e as galerias ripícolas formadas por essa vegetação foram destruídas. Perdeu-se assim o sombreamento e termorregulação sobre o curso de água que permitia a sobrevivência à fauna e avifauna da região durante os meses de verão. A ocupação humana foi também responsável pela desflorestação da região. A anterior floresta de carvalhos do género "Quercus", como sobreiro, azinheira, carrasco... desapareceu surgindo em seu lugar grandes extensões agrícolas. Se observares com atenção toda a área da várzea é plana, facto que resultou da deposição de sedimentos pelo Rio Grande, principalmente argilas. Ao conjunto destes materiais dá-se o nome de aluviões. Estes terrenos são sempre muito férteis e a agricultura é intensiva. A área de pomares está a tornar-se dominante. Consegues imaginar esta paisagem sem a intervenção humana? Como seria? DESAFIO 1- Senta-te e desenha um esboço da paisagem que observas. Faz vários esboços e verás que cada vez que tentas fazes melhor.

PictographWaypoint Altitude 63 ft
Photo ofPinheiro Manso II - Poesia de Florbela Espanca Photo ofPinheiro Manso II - Poesia de Florbela Espanca Photo ofPinheiro Manso II - Poesia de Florbela Espanca

Pinheiro Manso II - Poesia de Florbela Espanca

Descansa o olhar pela várzea sob a sombra do pinheiro manso e lê o poema de Florbela Espanca, in "A Mensageira das Violetas". "À tua porta há um pinheiro manso/ De cabeça pendida, a meditar,/ Amor! Sou eu, talvez, a contemplar/ Os doces sete palmos do descanso./ Sou eu que para ti atiro e lanço,/ Como um grito, meus ramos pelo ar,/ Sou eu que estendo os braços a chamar/ Meu sonho que se esvai e não alcanço./ Eu que do sol filtro os ruivos brilhos/ Sobre as louras cabeças dos teus filhos/ Quando o meio-dia tomba sobre a serra... / E, à noite, a sua voz dolente e vaga/ É o soluço da minha alma em chaga:/ Raiz morta de sede sob a terra!"/ Desafio: 1- Procura saber mais sobre quem foi Florbela Espanca. https://www.casaflorbelaespanca.com/ 2- Sabes o que é um soneto? https://pt.wikipedia.org/wiki/Soneto 3-Consegues decorar parte do poema? Tenta! 4- Costumas escrever? Aproveita para escrever um pequeno poema ou pensamento, rimando ou não. 5- Serias capaz de traduzir para inglês um verso à tua escolha? Fica o desafio. Pede ajuda ao/à professor/a que te ensina inglês.

PictographWaypoint Altitude 57 ft
Photo ofSobreiros Eco-Escolas Photo ofSobreiros Eco-Escolas Photo ofSobreiros Eco-Escolas

Sobreiros Eco-Escolas

O sobreiro é a árvore nacional 🌳 desde 2011. O seu nome científico é Quercus suber. Sabias que 2018, o sobreiro de Águas de Moura, no concelho de Palmela, mais conhecido por “Whistler Tree” (O Assobiador), foi eleito a Árvore Europeia do Ano? O sobreiro é património nacional em Portugal. Está legalmente protegido desde a Idade Média e o seu abate é proibido. Como todas as árvores o sobreiro é uma árvore que muito dá e pouco pede. O sobreiro é a única espécie vegetal capaz de produzir cortiça de forma sustentável. Garante uma indústria única no mundo, e que é vital na manutenção do montado (floresta agro-pastoril típica da metade sul de portugal), e na preservação da fauna e flora. É uma árvore com casca volumosa de tecido suberoso (a cortiça é o suber), tem folhagem verde todo o ano e pode ter um porte natural de 10 a 15 metros de altura, no caso de um sobreiro adulto. Tem uma grande longevidade e uma enorme capacidade de regeneração. Esta espécie típica em toda a região mediterrânica ocidental e pode viver, em média, 200 anos, isto, apesar dos descortiçamentos que lhe fazem ao longo da sua existência: sensivelmente 15 intercalados por períodos de 7-9 anos. O sobreiro tem a folhagem verde durante todo o ano e, por isso, realiza a fotossíntese durante mais tempo do que as árvores caducifólias (de folha caduca), que perdem as folhas durante o inverno. Os sobreiros têm folhas reativas à secura com poros que se fecham e reduzem as perdas de água por transpiração durante o tempo seco. Nesta árvore nada se desperdiça. O seu fruto, a bolota, também chamada de LANDE, é utilizado para a propagação da própria árvore, como alimento de certos animais e no fabrico de óleos culinários. As folhas são usadas como fertilizante natural e como forragem para animais. Lenha e carvão vegetal são materiais que resultam da poda. E os ácidos naturais encontrados na madeira do sobreiro fazem parte da composição de produtos de beleza e de produtos químicos. DASAFIOS: 1- Indica o nome de cinco artigos que possam ser produzidos a partir da cortiça do sobreiro. 2- Na tua escola a cortiça é utilizada em duas situações. Quais? 3- O Gaio é considerado um grande semeador de bolotas. Por que razão é considerado assim?

PictographWaypoint Altitude 71 ft
Photo ofIlha ecológica Photo ofIlha ecológica Photo ofIlha ecológica

Ilha ecológica

REDUZIR - REUTILIZAR - RECICLAR Esta é a ordem que devemos ter em linha de conta para contribuir para um menor impacto sobre o ambiente. REDUZIR Não esquecer que produzir menos lixo deve ser o nosso primeiro objetivo diário. Reduzir é evitar que os resíduos sejam criados. Assim, reduzes o desperdício e evitas a produção desnecessária: Conclusão: Haverá menos lixo para reciclar e tratar. Pequenos gestos como preferir embalagens grandes em vez de muitas embalagens pequenas, usar o papel dos dois lados em vez de comprar mais e mais papel, evitar sacos de plástico nas lojas... Ajudam a reduzir a quantidade de lixo que produzimos. Uma atitude que todos devemos de ter: reduzir o lixo antes de o comprar ou então, não comprar lixo! REUTILIZAR É voltar a usar os produtos antes de os deitar fora. Alguns produtos têm embalagens reutilizáveis, há outros em que a imaginação ajuda a dar uma nova ou mais duradoura utilização. Estás a reutilizar quando utilizas os frascos de vidro de iogurte para pores os teus lápis e canetas! A reutilização diminui, a curto prazo, a quantidade de resíduos domésticos. RECICLAGEM É transformar em algo novo aquilo que não pode ser reduzido nem reutilizado. Ao reciclar fazes com que os materiais entrem de novo no ciclo de produção diminuindo a quantidade de resíduos a depositados em aterro ou queimados por incineração. DESAFIOS 1- Usar guardanapos de pano em vez de papel pode ser um exemplo para reduzirmos a quantidade de resíduos. Dá outros quatro exemplos que possas fazer no teu dia a dia. 2- Dá exemplos de quatro objetos que podemos reutilizar em vez de serem logo enviados para reciclagem. 3- Em que Eco-Ponto devemos colocar o Papel? O alumínio? O vidro? O metal? As pilhas? O esferovite? As garrafas de água/sumos? Os sacos de plástico? Os pacotes de leite/sumo?

PictographWaypoint Altitude 70 ft
Photo ofCaixa de salto em comprimento Photo ofCaixa de salto em comprimento Photo ofCaixa de salto em comprimento

Caixa de salto em comprimento

Sabias que este salto era considerado uma das mais difíceis provas da Antiguidade? Na Grécia Antiga durante as provas de salto eram executadas músicas e o sofista (pensador) ateniense Philostratus escreveu que às vezes eram tocadas flautas para dar o ritmo necessário aos complexos movimentos feitos pelos atletas, que tinham pesos nas mãos durante o salto. Philostratus escreveu: "As regras consideravam o salto a mais difícil prova do torneio e era permitido ao atleta tirar proveito do ritmo da marcação feita com as flautas, e do seu peso pelo uso dos halteres." O salto em distância é o único evento de salto conhecido do pentatlo (prova de cinco modalidades desportivas), disputado na Grécia Antiga. Depois de investigações de marcas sobreviventes do evento na Antiguidade, acredita-se que, ao contrário dos atuais saltos, aos atletas era permitido apenas uma curta corrida antes de saltarem ao mesmo tempo que tinham de carregar um pequeno peso em cada mão, chamados halteres, pesando entre 1 e 4,5 kg. Estes pesos eram balançados para frente no momento de saltar e empurrados para trás no meio do salto como uma maneira de aumentar a impulsão, mas os atletas precisam mantê-los nas mãos durante todo o salto. Balançando-os para cima e para baixo ao fim do salto, o centro de gravidade do atleta era mudado e permitia que as pernas fossem mais esticadas, aumentando a distância saltada. Não havia uma caixa de areia. O mais notável atleta da Antiguidade neste evento dos antigos Jogos Olímpicos foi Chionis de Esparta, que nas Olimpíadas de 656 a.C. realizou um salto de 7,05 metros. Sabe-se também que os Celtas 2000 anos AC, tinham também provas de salto. Portugal também conta com grandes campeões nesta modalidade de Salto em Comprimento e Triplo Salto como Nelson Évora e Naíde Gomes. E tu? Quanto saltas? DESAFIO: 1- Salta e desafia os teus colegas a saltar e regista o comprimento com uma fita de costura, por exemplo. 2- A pista de corrida para a caixa de salto possui 50 m de comprimento e 80 cm de largura. Qual a área total das 5 pistas?

PictographWaypoint Altitude 64 ft
Photo ofLançamento de peso Photo ofLançamento de peso Photo ofLançamento de peso

Lançamento de peso

Sabias que Portugal tem vários campeões internacionais nesta modalidade tais como: Teresa Machado, Marco Fortes, Tsanko Arnoudov, Auriol Dongmo (campeã da Europa 2021 em Torun, Polónia). Esta modalidade existe também nos paraolímpicos e Miguel Monteiro é o recordista mundial. Nesta modalidade os atletas competem para arremessar uma bola de metal o mais longe possível. As qualidades principais do atleta campeão são a força e a aceleração. A bola oficial masculina tem uma massa de 7,26 kg e é geralmente feita de bronze ou ferro fundido e chumbo, possuindo cerca de 12 cm de diâmetro. Na categoria feminina ela pesa 4 kg e o seu diâmetro é de 9 cm aproximadamente. A técnica do giro, a mais usada atualmente, em que o atleta faz o movimento giratório com o corpo semelhante ao lançamento de disco conseguindo maior impulsão, foi inventada pelo técnico Viktor Alexeyev e foi usada pela primeira vez pelo soviético Aleksandr Baryshnikov na década de 1970; Com ela, Baryshnikov conquistou o recorde mundial da modalidade em 1976, fazendo a marca de 22,00 metros. E tu, já experimentaste o lançamento do peso? Fala com o teu professor de Educação Física e experimenta! 1- Procura simular na área de lançamento a técnica de giro para o lançamento do peso.

PictographWaypoint Altitude 61 ft
Photo ofJardim Botânico - Portão Norte Photo ofJardim Botânico - Portão Norte Photo ofJardim Botânico - Portão Norte

Jardim Botânico - Portão Norte

Esta área é assim chamada por possuir uma elevada diversidade de plantas, quer arbustivas, quer arbóreas. Este espaço, apesar de pequeno, apresenta uma coleção de plantas muito variada. Algumas comestíveis, como a nespereira, outras exóticas como a Grevillea, originária da Austrália, que é a maior árvore do jardim, e, outras ainda, medicinais e aromáticas. A história dos jardins botânicos modernos está ligada aos jardins medicinais medievais , altura em que eram designados de jardins simples. A partir do séc XVIII tiveram uma franco desenvolvimento na europa e a botânica passou a constituir uma ciência independente da medicina. Hoje em dia são instituições culturais e científicas muito relevantes, e atualmente, desempenham um papel muito importante na formação de uma consciência, ambiental e ecológica, que educa para as questões relativas à sustentabilidade e conservação da natureza. DEFAFIOS: 1-Em lisboa há mais do que um jardim botânico. Investiga o jardim botânico da de Lisboa (pertence ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência- antiga escola politécnica). 2- Indica o nome do maior número de espécies que conheces neste jardim. 3- Colocando uma folha de uma planta por baixo de uma folha de papel risca, com a ajuda de um lápis, o papel e transfere a textura da folha da planta para a tua folha de papel.

PictographWaypoint Altitude 51 ft
Photo ofCedros

Cedros

A importância das árvores como reguladores climáticos. Já pensaste que as árvores, para além para além do seu importante papel de renovação do ar atmosférico e habitat de muitas espécies desempenham também um papel fundamental na regulação da temperatura junto ao solo? A sombra por elas oferecida ajudam a que a evaporação junto à superfície terrestre seja mínima, preservando assim a humidade no solo. Nos dias de sol abrasador a sombra das árvores são local de refúgio de inúmeras espécies. A humanos também procuram as suas sombras para descansar e fazer um piquenique. Este conjunto de cedros protege o corredor do pátio de acesso à escola e pavilhão gimnodesportivo dos fortes ventos litorais vindos de NO. São uma barreira verde que oferece mais conforto ambiental e visual. São também conhecidas por árvores da eternidade.

PictographWaypoint Altitude 54 ft
Photo ofCoberto dos matraquilhos - Jogo da Macaca Photo ofCoberto dos matraquilhos - Jogo da Macaca Photo ofCoberto dos matraquilhos - Jogo da Macaca

Coberto dos matraquilhos - Jogo da Macaca

Sob este coberto já existiu uma mesa de matraquilhos. Ao lado existe no chão uma marcação do jogo da macaca. O jogo da macaca é um jogo tradicional jogado pelas crianças que demonstrando a sua destreza de lançamento, apanha e salto, num pé e também com ambos os pés. Neste jogo, o objetivo é saltar ao pé coxinho por cima das casas da macaca e apanhar, sem se desequilibrar, a pedra ou outro objeto que está no chão. No regresso de cada percurso, o jogador tem de apanhar a pedra sem cair e sem pisar as riscas. Ganha quem conseguir ficar com o maior número de casas. O que se ganha ao jogar a macaca? Amigos, diversão, força muscular, coordenação motora, ritmo, equilíbrio, orientação espacial e desenvolver o sentido de prioridade. Já jogaste à macaca? Convida outros colegas para um jogo! Desafio: 1- Faz um convite aos teus amigos para jogar.

PictographWaypoint Altitude 65 ft
Photo ofJardim do Chorão Photo ofJardim do Chorão Photo ofJardim do Chorão

Jardim do Chorão

Aqui existiu um chorão, mas já cá não está! Uma tempestade acompanhada de fortes ventos de sul quebraram os seus ramos e o chorão acabou por ser cortado. No ano letivo 21/22 vai ser lançado um concurso de ideias sobre a árvore que deveremos aqui plantar. Fica atento às notícias, ao placard e à conta de instagram do clube Eco-escolas Dr joão das Regras.

PictographWaypoint Altitude 71 ft
Photo ofAloé Vera Photo ofAloé Vera Photo ofAloé Vera

Aloé Vera

Aloé Vera ou Babosa é uma planta tropical que se adaptou facilmente ao nosso clima temperado. As suas folhas são verdes, carnudas e suculentas tendo já sido registadas folhas com 60 cm de comprimento. Os seus benefícios para a saúde são conhecidos desde a antiguidade. Cleópatra, última governante do Egito, antes deste se tornar uma província do império romano, foi uma das inúmeras apreciadoras das suas qualidades no tocante à jovialidade da pele e à boa saúde do cabelo. Esta planta oferece excelentes propriedades regenerativas à pele, isto é, facilita e acelera a cicatrização da epiderme bastando para tal sobrepor na pele afetada a goma carnuda do cato que se apresenta na forma de um gel transparente. Depois, devemos envolver a área com uma gaze/penso (Chama-se a isto fazer um cataplasma). As vítimas de queimaduras são também muito beneficiadas pela aplicação de Aloé Vera. Mas não fica por aqui a sua utilização da indústria: sabonetes, cremes hidratantes, álcool e géis são algumas das inúmeras aplicações que podemos beneficiar desta planta medicinal. DESAFIOS: 1- Quem foi Cleópatra? 2- Indica três utilizações vantajosas da planta Aloé Vera. 3- Como se faz um cataplasma de Aloé Vera para tratar mais facilmente uma queimadura ou uma cicatrização?

PictographWaypoint Altitude 69 ft
Photo ofBar Photo ofBar

Bar

Este é o bar da escola. Caso não tenhas trazido lanche de casa podes adquiri-lo aqui. Desde tostas mistas aos bolos, passando por gelados, chocolates e bolachas, mas cuidado com as doçuras! Prefere sumos naturais aos embalados e troca os bolos pelas sandes e tostas! Se o teu cartão não tem saldo pode carregá-lo na papelaria. Aqui fica também a sala de convívio que é o local de excelência para estares com os teus colegas. Conversa sem gritar, o ruído prejudica a mensagem que queres transmitir. A sala 27 fica mesmo ao lado e, lá dentro, estão outros alunos a ter aulas!

PictographWaypoint Altitude 69 ft
Photo ofPapelaria Photo ofPapelaria

Papelaria

Sorri, porque vais já ser atendido! As funcionárias da papelaria estão aqui para te ajudar. Cumprimenta-as com um bom dia ou boa tarde. No final não te esqueças de agradecer com a palavra OBRIGADO. A papelaria da escola é o local onde podes adquirir os materiais didáticos que necessitas para o teu trabalho escolar. Desde fotocópias aos materiais para as disciplinas de artes, podes encontrar uma enorme panóplia/ diversidade de materiais que te podem ser uteis. É também neste local que poderás carregar o teu cartão de aluno para poderes comprar artigos do bar ou senhas para a cantina. Os cacifos dos alunos estão também junto a este local. Estima os cacifos!

PictographWaypoint Altitude 69 ft
Photo ofCantina Photo ofCantina Photo ofCantina

Cantina

"- Aqui é a cantina! Lava bem as mãos antes de entrar!" Na cantina podes almoçar tranquilamente. Combina com os teus amigos almoçar na cantina! A ementa da refeição foi preparada com toda atenção em relação as necessidades nutricionais e energéticas dos alunos. Respeita a roda dos alimentos e tem por base a dieta mediterrânica, considerada pela UNESCO como património imaterial da humanidade. A refeição é constituída por: sopa, prato principal, sobremesa e pão. Se não pretenderes comer o pão durante a refeição, não o desperdices, leva-o contigo na mochila, podes comê-lo mais tarde. Almoça toda a refeição e não desperdices alimentos. Estragar comida é um escândalo e um crime! Aprende a saborear novos paladares e utiliza os condimentos que estão à tua disposição. Depois de comeres coloca o tabuleiro no carrinho da copa e deixa a mesa limpa e arrumada para os colegas seguintes. Por educação, não arrastes a cadeira quando te fores sentar ou levantar.

PictographWaypoint Altitude 69 ft
Photo ofAmoreira Photo ofAmoreira Photo ofAmoreira

Amoreira

A amoreira é uma árvore muito útil pois os seus frutos são utilizados na alimentação humana. É uma árvore de porte médio e folha caduca. Existem várias espécies cultivadas em Portugal e a mais popular é a amora negra, devido ao tamanho e sabor dos seus frutos. A amoreira branca é a espécie mais utilizada na criação dos bichos da seda. As amoreiras terão sido introduzidas através da Grécia na Europa, continente onde se adaptaram, sobretudo no Sul. No geral, o seu cultivo é antigo, datando de há milhares de anos, sobretudo devido à colheita das folhas. As amoreiras dão-se bem em Portugal, dado o clima ameno e as muitas horas de luz solar. Dado que existem alguns exemplares de amoreiras dioicos (sexos separados ou unisexuados) e outros monoicos (possuem ambos os sexos), para garantir haver frutos o melhor será plantar sempre vários exemplares. Estas árvores podem ser pegadas por estaca, isto é, enterrando uma simples vara verde de amoreira no solo, ou por semente em viveiro no diretamente no terreno. DESAFIOS: 1- Quantas amoreiras existem na nossa escola? 2- Investiga sobre a criação de bichos da seda e tenta a tua sote. Investiga na net!

Comments  (2)

You can or this trail