Activity

Eco-Escolas Eco-Trilho Divertiláxia

Download

Trail photos

Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho Divertiláxia Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho Divertiláxia Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho Divertiláxia

Author

Trail stats

Distance
0.95 mi
Elevation gain
75 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
75 ft
Max elevation
87 ft
TrailRank 
25
Min elevation
5 ft
Trail type
Loop
Coordinates
53
Uploaded
May 24, 2022
Be the first to clap
Share

near Praia da Vitória, Açores (Portugal)

Viewed 72 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho Divertiláxia Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho Divertiláxia Photo ofEco-Escolas Eco-Trilho Divertiláxia

Itinerary description

Neste trilho irá passar por pontos de interesse da cidade da Praia da Vitória.

Em cada ponto de interesse, poderá ler informação sobre o mesmo, seguindo-se uma curiosidade ou sugestão de atividade em cada ponto.

Disfrute!

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 82 ft
Photo of1.Casa da Roda

1.Casa da Roda

A Casa da Roda na Praia da Vitória é um edifício histórico que remonta ao século XVIII ou XIX. Esta construção tinha como objetivo receber crianças abandonadas pelas mães, por não as poderem sustentar, ou por serem o resultado de gravidezes indesejadas. Bastava à mãe deixar a criança num local próprio da parede, feito em madeira e com forma rotativa. Depois de deixar lá a criança, apenas tinha de rodar a porta e tocar um sino para informar que tinha sido deixada lá uma criança. CURIOSIDADE: Tudo isso era feito de forma secreta e na maior parte das vezes, por senhoras da alta sociedade que não podiam dar a conhecer um filho bastardo.

PictographWaypoint Altitude 47 ft
Photo of2. Império Figueiras do Paim

2. Império Figueiras do Paim

O Império das Figueiras do Paim remonta ao século XX, é mais conhecido pelo “Império da Caridade” e faz parte do Inventário do Património Histórico e Religioso da cidade da Praia da Vitória. Está situado no Largo das Figueiras do Paim. Aqui, celebra-se a festa em honra do Espírito Santo no último domingo de setembro. Neste domingo, é feito um cortejo de Espírito Santo para a Igreja paroquial de Santa Cruz e lá celebra-se a missa e coroação. Quando termina a coroação, o cortejo dirige-se ao império e é distribuído por todas as pessoas que ali se encontram, pão e vinho abençoado. SUGESTÃO: Conta quantas cores foram usadas para pintar este império.

PictographWaypoint Altitude 23 ft
Photo of3. Jardim dos Aromas (Paúl)

3. Jardim dos Aromas (Paúl)

O Jardim dos aromas foi construído junto ao parque ambiental do Paul, ao lado das estufas da autarquia. Neste espaço estão plantadas várias espécies de plantas aromáticas. Este jardim pode ser visitado por toda a população e, assim, ficarem a conhecer as espécies existentes, as suas propriedade e benefícios e também as suas características. As espécies aqui existentes, foram plantadas e temos algumas endémicas. SUGESTÃO: Entra no jardim e usa os teus sentidos para explorares as plantas que aqui existem. Vê se descobres uma planta endémica aqui presente.

PictographWaypoint Altitude 8 ft
Photo of4. Paúl (Observatório Aves)

4. Paúl (Observatório Aves)

A Observação de Aves está situado no centro urbano da cidade da Praia da Vitória, permitindo à população estar em contacto constante com a Natureza. Esta zona húmida é o resultado da interseção do aquífero de base e das águas de escorrência com a água do mar. A característica desta zona húmida é constituída maioritariamente por Juncus sp. Estas plantas são importantes pela proteção que conferem às espécies animais, nomeadamente às aves durante o seu ciclo de vida, mas em especial durante a nidificação. Como tal, são fundamentais para manter o ecossistema desta zona. Relativamente à fauna podemos avistar diversas aves migratórias e residentes desta zona húmida, galinha d’água (Gallinula cloropus) e galeirão (Fulica atra) nidificam entre março e agosto. Noutros meses, esta paul recebe aves migratórias, maioritariamente anatídeos (patos). É um dos únicos locais da Europa a receber em simultâneo aves migratórias americanas e europeias. SUGESTÃO: Observa esta beleza natural, vai até ao observatório e vê que espécies de aves e plantas encontras.

PictographWaypoint Altitude 27 ft
Photo of5. Baía da Praia da Vitória

5. Baía da Praia da Vitória

No decorrer da Guerra Civil travou-se na Praia da Vitória, a batalha da baía da Praia, a 11 de Agosto de 1829. Neste dia, houve uma tentativa, falhada, de desembarque de uma esquadra composta por vinte embarcações de tropas miguelistas. A batalha teve início com a abertura de fogo pesado e o bombardeamento estendeu-se por quatro horas. Os invasores tentaram, primeiramente, desembarcar junto ao Forte do Espírito Santo, mas sem sucesso tentaram um segundo desembarque próximo do areal da Vila da Praia, sendo esta tentativa, também falhada. Sob o comando dos militares liberais, os defensores em terra (Voluntários da Rainha) conseguiram evitar a entrada dos Miguelistas na ilha. Após este conflito, a soberana concedeu os títulos de “Mui Notável” e “da Vitória”, por uma carta régia de 12 de janeiro de 1837. Ao longo desta baía, podemos avistar várias praias, no entanto é de realçar a Prainha e Praia Grande que ganharam bandeira azul. SUGESTÃO: Sugerimos um passeio pela nossa baía ou um mergulho nas nossas Praias de areia vulcânica e água límpida.

PictographWaypoint Altitude 84 ft
Photo of6. Casa Vitorino Nemésio

6. Casa Vitorino Nemésio

Vitorino Nemésio é filho de Vitorino Gomes da Silva e Maria da Glória Mendes Pinheiro, nasceu em casa a 19 de dezembro de 1901 e faleceu a 20 de fevereiro de 1978 em Lisboa. Na Infância não teve grande sucesso escolar, chegou a ser expulso do Liceu de angra. Mais tarde, publicou em 1916, o seu primeiro livro de poesia «Canto Matinal». Mais obras se seguiram depois desta, como é o caso de «Mau tempo no Canal» publicada em 1944. A 12 de fevereiro de 1926 casou com Gabriela de Azevedo e tiveram quatro filhos. A partir de 1931 deu início à sua carreira académica na faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1934 doutorou-se em Letras pela Universidade de Lisboa com a tese «A Mocidade de Herculano até á volta do Exílio». Foi autor e apresentador do programa televisivo «Se bem me lembro» que serviu para o tornar popular e ainda dirigiu o jornal “O Dia”. Vitorino Nemésio foi um dos grandes escritores portugueses do século XX, foi homenageado e tornou-se eterno na História da nossa gente, sendo lembrado pelo seu trabalho e contributo para a nossa Cultura. Hoje podemos ver um pouco da sua obra na Casa Vitorino Nemésio, situada na freguesia de Santa Cruz, cidade da Praia da Vitória. É um edifício histórico do século XX. O imóvel sofreu algumas intervenções, sem nunca lhe alterar o aspeto exterior. Desde 2007 que tem um museu sobre a vida do autor. SUGESTÃO: Entra no Museu e conhece Vitorino Nemésio. Estás convidado a entrar na sua casa.

PictographWaypoint Altitude 89 ft
Photo of7. Matriz da Praia da Vitória

7. Matriz da Praia da Vitória

A igreja da Matriz de Santa Cruz localiza-se no centro histórico. A sua construção foi em 1456 erguida pelo primeiro capitão donatário, Jácome de Bruges. Foi sagrada pelo bispo D. Duarte a 24 de março de 1517, numa visita aos Açores. Foi reconstruída em 1577. Posteriormente sofreu alterações em 1810 e 1842, devido aos grandes terramotos que assolaram a ilha. Tem um órgão de tubos que foi construído em madeira de mogno em 1793 por António Xavier Machado e Cerveira, tendo sido restaurado em 1991. SUGESTÃO: Pede para te guiarem a uma das torres da igreja e poderás apreciar a beleza da nossa cidade, Praia da Vitória.

Comments

    You can or this trail