Activity

Eco Escolas Eco-Trilho Agrupamento de Escolas da Chamusca

Download

Trail photos

Photo ofEco Escolas Eco-Trilho Agrupamento de Escolas da Chamusca Photo ofEco Escolas Eco-Trilho Agrupamento de Escolas da Chamusca Photo ofEco Escolas Eco-Trilho Agrupamento de Escolas da Chamusca

Author

Trail stats

Distance
3.49 mi
Elevation gain
384 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
384 ft
Max elevation
602 ft
TrailRank 
35
Min elevation
602 ft
Trail type
Loop
Moving time
one hour 14 minutes
Time
one hour 35 minutes
Coordinates
966
Uploaded
May 17, 2023
Recorded
May 2023
Be the first to clap
Share

near Chamusca, Santarém (Portugal)

Viewed 478 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofEco Escolas Eco-Trilho Agrupamento de Escolas da Chamusca Photo ofEco Escolas Eco-Trilho Agrupamento de Escolas da Chamusca Photo ofEco Escolas Eco-Trilho Agrupamento de Escolas da Chamusca

Itinerary description

Organização Clube Ciência Viva da Chamusca. Proposta do Projeto EcoEscolas da Chamusca. Apoio técnico Professora Maria João Anjos da disciplina de Educação Física.

Waypoints

PictographReligious site Altitude 586 ft
Photo ofEermida de Nossa Senhora do Bonfim

Eermida de Nossa Senhora do Bonfim

Antigo local de romagem de toda esta região há mais de 250 anos... É um templo de construção simples, edificado em 1749, composto de uma só nave revestida, até meia parede, por um silhar de azulejos dos finais do século XVIII, com motivos respeitantes à crucificação, bem como alusivos ao Santíssimo Sacramento, encimados por laçadas. O altar-mor é em talha dourada, bem trabalhada. O sacrário está incorpado na talha, o púlpito é também em talha e marmoreado de azul com relevos a ouro. A sacristia é revestida por azulejos de padrão igual aos da nave, sem medalhão. No altar-mor, pintado em azulejo e colocado sobre a pedra está a figura de Cristo, que simboliza o Senhor do Bonfim. A salientar, no interior desta ermida, um belíssimo conjunto de ex-votos, de grande interesse, pois eram ofertas de crentes pelos milagres realizados pelo Senhor do Bonfim. No exterior, o visitante, pode desfrutar do espaço verde envolvente ao parque de merendes e deslumbrar do seu miradouro a extensa paisagem da lezíria ribatejana.

PictographSummit Altitude 586 ft
Photo ofCoração do Ribatejo

Coração do Ribatejo

A segunda edição do Trail Coração do Ribatejo, evento organizado pela equipa Chamusca Trail, da secção da União Desportiva da Chamusca, alcançou um recorde de inscrições, com mais de 800 participantes. A prova realizou-se ao longo de toda a manhã de domingo, 30 de Abril, e durante a tarde houve animação musical e comes e bebes. O trabalho desenvolvido na preparação do primeiro evento originou a que a prova passasse a ser certificada pela Associação de Trail Running de Portugal, sendo uma das provas do Circuito Nacional de Trail, do Circuito de Trail do Ribatejo e do Circuito Distrital de Trail. A segunda edição contou com percursos entre os 13 e os 28 quilómetros, com trilhos técnicos passando por paisagens sobre a lezíria e charneca ribatejana.

PictographFlora Altitude 504 ft
Photo ofQuercus suber

Quercus suber

sobreiro, sobro, sobreira ou chaparro é uma árvore aparentada com o carvalho, cultivada no Sul da Europa e a partir da qual se extrai a cortiça. O sobreiro é, juntamente com o pinheiro-bravo, uma das espécies de árvores mais predominante em Portugal, sendo mais comum no Alentejo litoral e serras algarvias.

PictographIntersection Altitude 406 ft
Photo ofCasal dos coelhos

Casal dos coelhos

PictographIntersection Altitude 485 ft
Photo ofIntersecção Trilho do Bill

Intersecção Trilho do Bill

PictographIntersection Altitude 485 ft
Photo ofTrilho do Bill

Trilho do Bill

PictographFlora Altitude 481 ft
Photo ofCactus Opuntia phaeacantha

Cactus Opuntia phaeacantha

Traduzido de inglês-Opuntia phaeacantha é uma espécie de cacto de pera espinhosa conhecida pelos nomes comuns de pera espinhosa de espinha marrom, pera espinhosa de tulipa e pera espinhosa do deserto encontrada no sudoeste dos Estados Unidos, nas Grandes Planícies inferiores e no norte do México. Floresce uma vez por ano, geralmente na primavera. As flores são em forma de coroa e brotam das aréolas nas bordas dos segmentos. Eles podem ser de amarelo a vermelho.

PictographFauna Altitude 460 ft
Photo ofColmeias

Colmeias

PictographPanorama Altitude 464 ft
Photo ofMiradouro da Lezíria

Miradouro da Lezíria

PictographSummit Altitude 464 ft
Photo ofMiradouro

Miradouro

PictographFountain Altitude 488 ft
Photo ofFontanário

Fontanário

As fontes povoam os lugares e o imaginário colectivo. A água que brota da terra, para além de uma riqueza natural, é sempre um espectáculo agradável ao olhar. Muitas fontes são investidas de poderes quase mágicos, acreditando-se que as suas águas são benfazejas para diversos males do corpo ou da alma ... Existem no SNIRH 22787 pontos de água subterrânea, dos quais 7976 têm informação detalhada. A nível nacional, pertencem à rede de quantidade 542 pontos e à rede de qualidade 848. A informação encontra-se sistematizada por ARH/Concelho ou Unidade Hidrogeológica/Sistema Aquífero.

PictographPark Altitude 483 ft
Photo ofParque Infantil

Parque Infantil

PictographReligious site Altitude 427 ft
Photo ofCapela de Nossa Sra. Do Pranto

Capela de Nossa Sra. Do Pranto

Pequena ermida edificada nos finais do século XVII, de estrutura arquitectónica simples é, no entanto, um dos ex-libris da Chamusca, no seu adro podemos admirar um singelo cruzeiro e um miradouro, que permite observar o Rio Tejo e a lezíria. É composta pela nave central, onde se encontra a capela-mor, e lateralmente pela capela de S. José e pela Capela de S. Joaquim ou Capela do Senhor dos Aflitos. Na nave central encontramos azulejos com motivos florais, jarras, pássaros e outros animais do início do século XVIII. A capela-mor está revestida por dois grandes painéis de azulejo do século XVIII, representando, a “Circuncisão do Menino Jesus” e “ O Menino Jesus entre os Doutores do Templo”. Na capela de S. José as paredes encontram-se totalmente revestidas por seis painéis de azulejo, que representam passagens da vida de S. José. Por sua vez na Capela de S. Joaquim existe em determinadas zonas das paredes, um silhar de azulejos policromados de motivos em cruz. O altar-mor é revestido a talha dourada e arrecada a imagem de Nossa Senhora do Pranto. A Lenda do Povo: reza a história que durante as invasões Francesas e na perspectiva da chegada destes à Chamusca, o povo acorreu à capela de S. José (que fica no cimo de um monte) e que, em pranto, prometeu a construção de outra capela caso os Franceses não chegassem lá. Num ato corajoso, os pescadores queimaram muitos dos seus barcos (cerca de 75 embarcações) para evitar a passagem da tropas Francesas que estavam aquarteladas na outra margem do rio. Assim aconteceu: estando o exército de Napoleão em plena Lezíria Norte, na hoje Vila da Golegã, deparou com um rio (Tejo), que, como que por milagre, se encheu de lés a lés. Estes, impedidos de o atravessar, lançaram contra a Chamusca balas de canhão como acto retaliação ao que lhes tinha sucedido. O povo, agradecido a este "Acto Divino", mandou construir a capela da Nossa Senhora do Pranto. Sendo que, uma das balas lançadas pelos franceses, encontra-se ainda hoje em exposição na sacristia da capela de S. José.

PictographPanorama Altitude 424 ft
Photo ofMiradouro do Pranto vista do Tejo

Miradouro do Pranto vista do Tejo

Miradouro com um amplo e agradável espaço verde ao redor. Oferece belas vistas sobre a região e, ao fundo, o rio Tejo. Território situado no coração do Ribatejo, o concelho da Chamusca estende-se por entre os férteis campos da Lezíria, tem o rio Tejo “aqui ao pé da porta” e a charneca a fazer a transição para o Alentejo. Pertence ao distrito de Santarém, tem cerca de 750 km2 e 10 mil habitantes distribuídos por cinco freguesias. É banhado pelo rio Tejo. Pertence à região de vitivinícola do Tejo. É um território marcado pela fertilidade dos campos da Lezíria e pela riqueza da charneca.

PictographPanorama Altitude 326 ft
Photo ofMural

Mural

PictographMonument Altitude 324 ft
Photo ofEdifício São Francisco

Edifício São Francisco

Recentemente restaurado, o edifício tem actualmente instalado o Centro de Congressos e Alojamento de Grupos da Chamusca, outrora, já foi o Asilo Chamusquense (até 1997), e desde os finais do séc. XVIII até 1912, a Igreja de São Francisco. Esta foi mandada edificar pela Ordem Terceira da Penitência, instituída na Chamusca em 1733. A construção do templo iniciou-se em 1741 e durou cerca de meio século. A frontaria do templo possuía uma cruz construída em 1763 e que hoje guarnece a fachada da Igreja Matriz O sino tem a seguinte inscrição "SOV DA ORDEM TERCEIRA DA XAMUSCA ANNO DE 1775". Cerca de 1790, as obras foram embargadas por José Bernardino da Silva. No interior da igreja existiam, para além do Altar-Mor, dois altares volantes e quatro capelas laterais. O tecto, de abóbada, foi decorado em 1816 pelos mestres pintores João da Costa Lemos e José Maria da Costa. Por volta de 1869, as paredes foram ornamentadas com frescos, de que se conseguiram salvar alguns painéis. As peças da sacristia foram pintadas e douradas pelo mestre Valentino Baptista de Santarém. José Lopes de Ulme, ferreiro, trabalhou as ferragens do armário e dos gavetões. A casa do despacho foi decorada pelo pintor João Calado, das Galveias. No tecto existia ao centro o brasão de armas de S. Francisco. Actualmente, existem na Igreja da Misericórdia duas imagens que pertenceram à igreja de S. Francisco (Na entrada lateral esquerda, a imagem de S. Francisco, esculpida em madeira; No nicho do Altar-Mor, do lado do Evangelho, a imagem de Nª Sª da Conceição).

PictographMonument Altitude 335 ft
Photo ofTeatro de Bolso Companhia de Teatro do Ribatejo

Teatro de Bolso Companhia de Teatro do Ribatejo

Foi palheiro de ripadeiras onde em longas noites se perderam histórias de mulheres que faziam do descamisar um modo de vida, enquanto se cantavam histórias à luz enervada dos candeeiros a petróleo. Foi vacaria em novos momentos, e quando os tempos mudaram, a luz eléctica invadiu as suas paredes, afastando sombras e espíritos. Em 1982 começou a ser invadido pelo Teatro, e foi sofrendo obras de adaptação, ao mesmo tempo que se iam construindo personagens e histórias, que se perdiam nas noites... Foram centenas de horas de ensaios e espectáculos, sendo este o saldo dos vinte anos de vida do Teatro de Bolso. Hoje em dia, é espaço regular da Companhia de Teatro do Ribatejo, albergando desta forma um agradável local de dinamização cultural e social, vocacionado para pequenas produções onde se formam vontades de intervir, e recriam interesses de criação artística...

PictographMonument Altitude 431 ft
Photo ofAgrupamento de Escolas da Chamusca

Agrupamento de Escolas da Chamusca

Grau de ensino: Jardim de Infância 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Secundário Profissional Outro: PIEF Tipo de Escola: Pública Localização Distrito: Santarém Concelho: Chamusca Morada: Av. Dr Carlos Amaro 2140-052 Chamusca Telefone: 249769070 Localização GPS: 39.359114, -8.477979 ver localização no mapa

Comments

    You can or this trail