Activity

Dunas Lagoa Conceição, Point Secret e Praia do Gravatá

Download

Trail photos

Photo ofDunas Lagoa Conceição, Point Secret e Praia do Gravatá Photo ofDunas Lagoa Conceição, Point Secret e Praia do Gravatá Photo ofDunas Lagoa Conceição, Point Secret e Praia do Gravatá

Author

Trail stats

Distance
6.82 mi
Elevation gain
1,119 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,109 ft
Max elevation
440 ft
TrailRank 
87 3.8
Min elevation
-10 ft
Trail type
One Way
Moving time
2 hours 53 minutes
Time
7 hours 4 minutes
Coordinates
1934
Uploaded
April 7, 2018
Recorded
April 2018
  • Rating

  •   3.8 2 Reviews
Share

near Rendeiras, Santa Catarina (Brazil)

Viewed 1536 times, downloaded 58 times

Trail photos

Photo ofDunas Lagoa Conceição, Point Secret e Praia do Gravatá Photo ofDunas Lagoa Conceição, Point Secret e Praia do Gravatá Photo ofDunas Lagoa Conceição, Point Secret e Praia do Gravatá

Itinerary description

Trilha: Dunas Lagoa Conceição, Lagoa Pequena, Praia Secreta (Point Secret) e Praia do Gravatá

A trilha se iniciou na Avenida da Rendeiras com trajeto para as Dunas da Lagoa da Conceição.
As Dunas em Florianópolis são sem dúvida uma das atrações mais procuradas pelos turistas, estão localizadas em diversas praias da Ilha como: Praia da Joaquina, Praia dos Ingleses, Praia do Santinho, Praia do Campeche, Praia da Armação, Lagoa da Conceição, Praia do Moçambique, Praia do Pântano do Sul. As maiores e mais famosas dunas da cidade, encontram-se no Leste da Ilha, entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina.
No coração da Ilha de Santa Catarina, o Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição compreende uma área de 463 hectares entre a Avenida das Rendeiras e a Praia da Joaquina. Criado em 1988, o parque protege o campo de dunas móveis, fixas e semi-fixas existentes no local. Por lá, o visitante pode encontrar vegetação de restinga e pequenos banhados. Inclusive é possível atravessar essas duas regiões por trilhas sobre as dunas. Neste caminho encontram-se pequenas piscinas naturais, uma vez que estas dunas se localizam sob um dos maiores e mais puros aquíferos da cidade.

Este trajeto foi pelas Dunas e costeando brejos, avistando belas lagoas. O local em seu entorno é repleto de atrativos naturais preservados como a Lagoa Pequena, as dunas, a restinga a vista do mar em contraste com as imensas dunas finalizando. A lagoa pequena é realmente de uma beleza incrível e a primeira impressão que você possui é de um lugar escondido e esquecido no meio das Dunas, algo intocável e ambientalmente protegido. Mas na realidade e a água da lagoa existente entre as dunas da Lagoa da Conceição e da praia da Joaquina é imprópria para banho. Na verdade aquela água, é o efluente oriundo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Lagoa da Conceição – ou seja, o esgoto depois de tratado –, que forma a (LEI) lagoa de evapo-infiltração. Na evaporação o líquido se dispersa para a atmosfera e na infiltração o líquido penetra no solo recarregando o lençol freático.

Após as dunas atravessamos a estrada e fomos caminhando até acesso da trilha para a Prais Secreta. A Praia Secreta, conhecida como Secret Point da Joaquina, a denominação popular reflete a estar bem escondida entre as outra paias sem acesso sem ser por trilha e as poucas visitas e o ciúme que os nativos têm da praia que possui uma excelente beleza e encanto natural. Um local super encantador que vale a pena ser conhecido a praia possui uma ducha de aguá(canalizada de uma vertente ali existente) ao lado do Rancho dos Pescadores.
Retornamos ao caminho de acesso e seguimos em direção ao Mirante da Praia Secreta, uma enorme laje rochosa parada obrigatória para belas fotos.
Seguindo posteriormente em direção a Praia do Gravatá, antes de chegar na trilha tradicional do Gravatá pega-se um caminho a direita para acessar a caverna do Gravatá, conhecida antigamente como a Caverna da Vaca, lugar onde o gado ia para se abrigar das tempestades da região. A caverna é na realidade um grande espaço entre duas imensas rochas que estão encostadas entre si (ou apoiadas). Após a visitação retornamos ao tradicional Caminho do Gravatá, sendo que uma parte do grupo optou em descer direto para praia tomar banho e o restante do grupo realizou o contorno do Morro da Ponta do Gravatá para apreciar as belas vistas dos costões principalmente neste dia com condições climáticas totalmente favoráveis, céu e mar de uma cor surpreendente.
A Ponta do Gravatá é um belo local com diversas rochas grandes de formato curioso que completam a linda paisagem. Na Ponta do Gravatá você consegue ver a Joaquina e a Mole. Contornando o morro pode ter um belo visual dos belos costões e alguns pontos que formam pequenas piscinas naturais, com excelente local para fazer belíssimas fotos.
O caminho se estendeu até a laje do Gravatá e descida em sua piscina natural ali existente. Posteriormente fomos até a Praia do Gravatá. O nome Gravatá se dá por causa da planta que está por toda parte da praia, que tem uma pequena extensão de areia de cerca de 60 metros, pequena baía é deserta, com exceção de um simples rancho de pescador. As ondas são fortes, a água fria e de forte salinidade. A areia é fina, branca e macia.
Depois de aproveitar a paisagem e relaxar ao sol e som das ondas, a volta é tranquila. Lembre-se de recolher todo o lixo com uma sacolinha plástica para dar um descarte correto.
O Retorno se deu pelo caminho tradicional do Caminho do Gravatá com uma pausa para foto onde encontra-se o ponto utilizado para os saltos de parapente, que colorem o céu da Praia Mole. A caminhada da praia do Gravatá é curta e fácil e de fácil acesso, finalizando a trilha pela Avenida das Rendeiras margeando a Lagoa da Conceição.
Um ótimo trajeto a ser realizado e conhecido.

Trilha guiada pelo nosso querido Amigo: Benony.
Participantes: Airton, Bia, Bruno Prestes, Cecilia, Cristiane Markris, Cristiane Meichein, Dulce Janayna , Johnny, Rabelo Regina Sá, Rufaida Fawakhiri, Aloisio Roberto e Rose e outros trilheiros.

Lembre-se: NÃO FAÇA FOGUEIRAS: Ao acampar as fogueiras são proibidas em locais ambientalmente protegidos. A atividade enfraquece o solo e representa uma das grandes causas de incêndios florestais. Ao cozinhar utilize fogareiro, para iluminação use lanterna e para se aquecer, basta ter a roupa adequada ao clima do local que se está visitando.
EVITE ao máximo FUMAR e, se o fizer, sobretudo não descarte suas bitucas no caminho - bituca também é LIXO, apague-as com água e traga junto com o seu lixo.
Evite realizar desmoronamentos e destruir Dunas em formação;
Lembre-se: em ambientes naturais há riscos de diversos acidentes e a fadiga pode favorecê-los.
NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas ou montanhas, recolha o lixo que encontrar se for possível.
Toda trilha possui seu esforço é importante conhecer seus limites.

A felicidade verdadeira deve ser compartilhada!
Respeite a natureza! Preservemos a beleza natural do mundo.

Waypoints

PictographPhoto Altitude 23 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 11 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 16 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 25 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographLake Altitude 59 ft
Photo ofLagoa Pequena. LEI Photo ofLagoa Pequena. LEI

Lagoa Pequena. LEI

A água daqui provem do efluente oriundo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) CASAN da Lagoa da Conceição – ou seja, o esgoto depois de tratado –, que forma a (LEI) lagoa de evapo-infiltração.

PictographPhoto Altitude 49 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 24 ft
Photo ofDepressão nas Dunas Photo ofDepressão nas Dunas Photo ofDepressão nas Dunas

Depressão nas Dunas

PictographPhoto Altitude 66 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 138 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 93 ft
Photo ofEstrada Photo ofEstrada

Estrada

PictographFountain Altitude 160 ft
Photo ofPonto de água

Ponto de água

PictographPhoto Altitude 127 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographPanorama Altitude 140 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographBeach Altitude 10 ft
Photo ofPraia Secreta - Secret Point Photo ofPraia Secreta - Secret Point Photo ofPraia Secreta - Secret Point

Praia Secreta - Secret Point

A Praia Secreta, conhecida como Secret Point da Joaquina, a denominação popular reflete a estar bem escondida entre as outra paias sem acesso sem ser por trilha e as poucas visitas e o ciúme que os nativos têm da praia que possui uma excelente beleza e encanto natural. Um local super encantador que vale a pena ser conhecido a praia possui uma ducha de aguá(canalizada de uma vertente ali existente) ao lado do Rancho dos Pescadores.

PictographPhoto Altitude 38 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographIntersection Altitude 389 ft
Photo ofBifurcação

Bifurcação

PictographPanorama Altitude 381 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPhoto Altitude 404 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographPanorama Altitude 279 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPhoto Altitude 221 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographCave Altitude 232 ft
Photo ofRochas -Caverna do Gravatá Photo ofRochas -Caverna do Gravatá

Rochas -Caverna do Gravatá

A caverna do Gravatá, conhecida antigamente como a Caverna da Vaca, lugar onde o gado ia para se abrigar das tempestades da região. A caverna é na realidade um grande espaço entre duas imensas rochas que estão encostadas entre si (ou apoiadas).

PictographPanorama Altitude 138 ft
Photo ofPanorama Photo ofPanorama

Panorama

PictographPhoto Altitude 180 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 172 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 238 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 119 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 60 ft
Photo ofPiscina Natural Photo ofPiscina Natural Photo ofPiscina Natural

Piscina Natural

PictographPhoto Altitude 84 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographBeach Altitude 74 ft
Photo ofPraia do Gravatá Photo ofPraia do Gravatá Photo ofPraia do Gravatá

Praia do Gravatá

A Praia do Gravatá. O nome Gravatá se dá por causa da planta que está por toda parte da praia, que tem uma pequena extensão de areia de cerca de 60 metros, pequena baía é deserta, com exceção de um simples rancho de pescador. As ondas são fortes, a água fria e de forte salinidade. A areia é fina, branca e macia.

PictographPhoto Altitude 102 ft
Photo ofPhoto Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 274 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPanorama Altitude 341 ft
Photo ofRampa da Praia Mole Photo ofRampa da Praia Mole

Rampa da Praia Mole

PictographPhoto Altitude 184 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 90 ft
Photo ofPhoto

Photo

PictographPhoto Altitude 63 ft
Photo ofLagoa da Conceição

Lagoa da Conceição

Comments  (4)

  • Marília Elizabete May 7, 2023

    I have followed this trail  verified  View more

    O acesso a praia secreta está impossível.. Mata muito fechada e pela encosta é muito perigoso.

  • Photo of Johnny S
    Johnny S Jun 14, 2023

    Muito obrigado pelo feedback.
    Em algumas épocas a trilha fica bem fechada e torna-se mais difícil o acesso .
    Abraços e boas trilhas.

  • Photo of aacoelho
    aacoelho Mar 14, 2024

    Fizemos o trecho da lagoa até a costeira da Praia do Gravata.
    Trilha boa visual incrível.

  • Photo of Johnny S
    Johnny S Mar 15, 2024

    Obrigado pelo feedback amigo.
    Abraços e boas trilhas.

You can or this trail