49 minutes
August 2, 2019
July 2019

near Mateiros, Tocantins (Brazil)

O Jalapão é uma das regiões mais bonitas do Brasil, com sua vegetação de cerrado e muita água apesar da paisagem parecer de região seca. As serras, cachoeiras e fervedouros são as principais atrações do Jalapão, além das dunas e o cerrado.
Conhecer o Jalapão envolve uma infraestrutura especial, a região é muito grande, as estradas são de terra e areia, qualquer opção envolve transporte em veículos 4x4. As opções de caminhada são muitas, mas são pouco exploradas. Nós optamos por contratar um pacote com agências turísticas local, os passeios foram acima de nossas expectativas, visitamos quase todos os fervedouros e ficamos em pousadas ótimas, porém não tivemos uma boa experiência com nosso guia que é o dono da agência, e conviver por vários dias com uma pessoa desagradável é uma experiência ruim, por isso não indicarei o contato deles. A maioria dos atrativos do Jalapão estão em área privada com cobrança de taxa para entrada, o pacote que contratamos já incluía essas taxas. No caso dos fervedouros, todos estão em área privada que cobram taxa de ingresso.

Os fervedouros são piscina naturais onde em alguns pontos a água brota em direção à superfície o que dá a impressão que a água está fervendo, mas claro não há vapor saindo como bolhas. Existe areia no fundo que sobe com a água, a areia fica em suspenção na água do fervedouro, em alguns pontos parece que você está em areia movediça. Nos pontos onde a água brota é impossível afundar, a sensação é muito boa, mesmo estando na vertical seu corpo fica com uma boa porção fora da água, na maioria deles o nível da água fica no peito, e seu pé não toca o fundo. Vale lembrar que ao sair do fervedouro você tem areia por todo o corpo.
Há fervedouros de vários tamanhos e cores. Para "clarear" a água do Fervedouro eles removem a vegetação natural de sua margem que é composta por várias espécies de árvores e plantam bananeiras ao redor, evitando que na água do fervedouro se acumulem folhas secas e galhos. O único fervedouro em estado natural que visitei foi o de Lizarda, o melhor fervedouro do Jalapão, foi um privilégio reservado a poucos.
Nosso guia nos levou a 7 fervedouros, visitamos quase todos os fervedouros que estão abertos à visitação. O número máximo de pessoas num fervedouro varia conforme o tamanho do fervedouro, por isso o tempo que podemos curtir o fervedouro é limitado e pode ter fila de espera.

As Dunas do Jalapão com sua areia dourada são um espetáculo, as dunas estão localizadas ao lado da Serra do Espirito Santo. Um ótimo local para curtir um final de tarde e o pôr do sol.
A maioria dos turistas chegam nas dunas sentam e esperma pelo pôr do sol. Não deixe de caminhar pelas dunas e conhecer suas ondulações e sua beleza, e caminhando você evita as mutucas.
Nas dunas existem muitas mutucas e o sangue dos turistas deve ser a principal fonte de alimento delas, leve repelente, e se possível cubra o corpo, uma canga já ajuda.

Dunas do Jalapão

Ao fundo é possível ver a erosão na Serra do Espírito Santo uma possível fonte de areias para formação das dunas.