Dunas do Almograve

October 6, 2020
October 2020

near Almograve, Beja (Portugal)

Percurso pedestre circular pelas dunas do Almograve

O percurso encontra-se sinalizado com as marcações pintadas de Pequena Rota (amarelo e vermelho), sendo parcialmente coincidente com o Trilho dos Pescadores (marcações a azul e verde), a Grande Rota que liga S. Torpes a Lagos ao longo da costa.

Este percurso faz parte da rede de percursos circulares da Rota Vicentina e já dá para sentir um cheirinho do que é percorrer os mais de 200km da Grande Rota.

O percurso começa e termina em Almograve e pode ser feito nos dois sentidos, mas é mais interessante fazer no sentido contrário aos ponteiros do relógio, começando pelo troço interior e deixando o caminho junto ao mar (e bem mais interessante) para desfrutar no final.

O trilho costeiro é sempre em areia solta sobre as arribas, existindo acessos às várias praias ao longo do percurso. Caminhar pela areia implica um esforço acrescido e, apesar do trilho ser relativamente curto, é necessário ter um mínimo de boa forma física.

A passagem pela Praia da Foz dos Ouriços é o troço tecnicamente mais complicado, com descida e subida por uma vereda um pouco íngreme e com piso pouco estável. A ribeira que corre para o mar a meio da praia é mais um desafio a superar e pode ser necessário ter mesmo que molhar os pés, pois saltar de um lado ao outro não é para todos.

O único ponto de apoio é em Almograve e por isso é necessário ir precavido com tudo o que possa ser necessário. Durante o verão o calor faz-se sentir e é importante levar água em abundância.

Nota:
Infelizmente grande parte da nossa costa está invadida por plantas exóticas invasoras e são várias as espécies que aqui já se instalaram. Nem tudo o que é verde "é bom" e é importante ter essa consciência. Os chorões, as acácias, as canas e até a erva-das-pampas dominam o ecossistema e destroem o equilíbrio natural, ameaçando a nossa flora autóctone.
A Rota Vicentina promove regularmente acções de controlo de plantas invasoras com voluntários, pelo que se podem juntar e ir conhecer este e outros percursos ao mesmo tempo que dão o vosso contributo para esta importante causa.