Trilho Drave, a Aldeia Mágica PR 14 Arouca + Poço verde de Drave

Photo ofTrilho Drave, a Aldeia Mágica PR 14 Arouca + Poço verde de Drave Photo ofTrilho Drave, a Aldeia Mágica PR 14 Arouca + Poço verde de Drave Photo ofTrilho Drave, a Aldeia Mágica PR 14 Arouca + Poço verde de Drave

April 23, 2023
April 2023

near Covelo de Paivô, Aveiro (Portugal)

Regoufe -Drave - cascatas de Drave - Regoufe

Caminhada Linear, marcada até á aldeia de Drave.
Para se ir às cascatas, o trilho não tem marcação, mas é fácil de lá chegar.
A aldeia de Drave.
Situada entre a Serra da Freita e a Serra de São Macário, a aldeia desabitada de Drave é um dos lugares mais míticos de Portugal. Esta aldeia do concelho de Arouca perdeu o seu último habitante em 2009 e para chegar lá, só a pé

O trilho de acesso à aldeia de Drave, tem início na aldeia de Regoufe e tem aproximadamente 4 km de extensão (8 km ida e volta).
O nosso trilho como fizemos umas pequenas variantes deu mais kms.

Após descer pelas ruelas da aldeia de Regoufe.
Uma vez atravessada a pequena ribeira de Regoufe vem o maior desafio de toda a caminhada: superar a íngreme e pedregosa subida
No final da subida temos a recompensa, pois a vista que se tem do topo da inclinada subida, dá total sentido ao provérbio; Cada um tem a vista da montanha que sobe.
Á zona, do final da subida, eu chamo-lhe o " miradouro da Garra".
Para quem não conhece, as montanhas onduladas em frente, fazem lembrar a garra de uma ave.
Daí o seu nome " Garra " quem estiver com atenção consegue numa das ondulações vislumbrar um carreiro, é o trilho, que finaliza o trilho dos Incas ( um trilho fantástico).
Deste miradouro natural, em Abril, Maio, quando a urze e a carqueija estão no auge da sua floração, a é serra é um quadro pintado de amarelo e roxo.
A Garra vista desta zona, é um quadro de uma beleza ímpar, é algo que todos deveriam ver pelo menos uma vez na vida.
Se olhar para trás, tem uma panorâmica do vale onde está encaixada a aldeia de Regoufe e das antigas minas de Regoufe.

A partir do miradouro o trilho não apresenta dificuldades de maior, mas mantém sempre as deslumbrantes paisagens serranas como pano de fundo.
O trilho da Drave tem lugar na nossa lista de melhores trilhos de Portugal!
Chegar a Drave depois desta caminhada é algo verdadeiramente mágico.
É difícil descrever o que se sente ao observar pela primeira vez o casario de xisto da aldeia e a branquinha capela a sobressair no meio das casas de xisto.
Antes de entrar na aldeia passamos a ponte sobre a ribeira de Palhais com as suas águas cristalinas.
Se for na primavera junto á ribeira parece um jardim, tal a quantidade de pereiras bravas floridas
Apaixonante!
Chegamos a Drave, percorremos sem pressas as suas ruelas e exploramos as ruínas do seu encantador casario de xisto.
Passamos junto à Capela da Nossa Senhora da Saúde, o único edifício de Drave pintado de branco e do imponente Solar dos Martins, que presentemente serve de quartel-general da IV Secção do Corpo Nacional de Escutas.
Depois da visita à aldeia, descemos até à ribeira de Palhais e seguimos o seu percurso ascendente.
Existem várias lagoas e pequenas cascatas logo abaixo da aldeia onde se concentram a maior parte dos que caminham até Drave.
Primeiro seguimos pela margem direita, depois atravessamos para a margem esquerda.
Continuamos por um trilho muito fácil de percorrer, umas centenas de metros á frente, existem, várias cascatas e lagoas.
A esta zona, já quase não vai ninguém e é muito fácil de aceder.

Continuamos a descer junto ao rio até chegarmos ao poço Verde de Drave, uma cascata e lagoa lindíssima.
Antes do almoço aproveitamos para dar um mergulho.
Ficamos a usufruir do local algum tempo.
O regresso do poço Verde, em vez de vir à aldeia de Drave e fazer o mesmo caminho da ida.
Decidimos fazer um azimute pela encosta e apanhar o caminho que vem de Drave em direção a Regoufe e assim encurtar cerca de 2kms.
Do Ribeiro seguindo o percurso que nós fizemos são cerca de 200m a subir pela encosta até ao caminho, sobe-se facilmente por cima das pedras, é fácil a progressão, só é mais inclinado, é necessário algum esforço físico.

Depois de chegar ao caminho, é ir subindo, o estradão até ao início da descida para Regoufe
A subida é acentuada e exposta ao sol.
Na descida final, antes de Regoufe é necessário ter cuidado, descer devagar e ver onde se põem os pés, pois o terreno é propício a escorregões e entorses, muito cascalho e pedras soltas.

O final deste trilho conduz-nos pelas ruelas empedradas de Regoufe, serpenteando por entre as suas casas castiças.
Terminamos o trilho a subir até ao café de Regoufe, sentados na esplanada a apreciar a serra e a subida em direção ao miradouro da Garra que fizemos de manhã, com uma mini fresquinha.
Aqui a ruralidade ainda está bem presente.

Pessoalmente para nós este trilho é moderado, mas para quem não esteja habituado a caminhar, é difícil e pode tornar-se penoso, se for feito com muito calor ou em horas em que o sol está mais intenso.

Pessoalmente para nós a melhor época do ano para efetuar esta caminhada é na Primavera, devido á temperatura, mas principalmente às cores da serra.
É uma paisagem indescritível, só vendo, na época da floração da Urze e da carqueija.

O Trilho Drave, a Aldeia Mágica pertence à rede de percursos pedestres do Geoparque de Arouca e encontra-se muito bem sinalizado ao longo de todo o percurso, pelo que é muito fácil de seguir para quem esteja minimamente habituado a caminhadas pela natureza.

Conselhos:
O melhor lugar para estacionar é perto do café de Regoufe ou do restaurante O Mineiro.
Mas há poucos lugares disponíveis!

As Minas de Volfrâmio de Regoufe, foram exploradas pelos ingleses durante a 2ª Guerra Mundial para delas tirarem o precioso volfrâmio, essencial para a construção de armamento e munições.

Alguns conselhos:

Se for no verão, não se esqueça do fato de banho.
As lagoas e pequenas cascatas da ribeira de Palhais são uma tentação.

O percurso pedestre que liga Regoufe a Drave pode ser percorrido em qualquer época do ano.

O verão é perfeito para desfrutar das refrescantes lagoas e cascatas da Ribeira de Palhais mas não se esqueça que esta região do país é, por norma, mesmo muito quente o que torna o trilho muito penoso devido à ausência de sombras.
Se for no verão, deve evitar as horas de maior calor.

Na primavera e no outono as temperaturas são mais amenas.

No inverno convém ter em atenção que a chuva torna as pedras muito escorregadias e, como tal, deve ter cuidado redobrado ao longo do percurso.

null

Cascata de Drave

Queda d'água

Poço verde da serra da Arada

• Photo of Sónia Sampaio
    Sónia Sampaio Apr 21, 2024

Trilho com panorâmicas fabulosas sobre a serra da Arada.
    A Garra nesta altura fica lindíssima com as cores da urze e da carqueja.
    Os poços e açudes ao longo da ribeira de Palhais são muito bonitos.
    A subida da encosta após a cascata em azimute, é muito fácil a vegetação é rasteira e evita ter que voltar a Drave
    Trilho muito bonito, efetuado na primavera é mágico.

• Photo of Perdidos nos trilhos
    Perdidos nos trilhos Apr 22, 2024

Obrigado Sónia Sampaio pelo comentário e avaliação do trilho.
    A serra da Arada na Primavera, possivelmente é a serra mais bonita de Portugal.
    A ribeira de Palhais é um dos tesouros escondidos desta serra, açudes, cascatas, lagoas, é uma ribeira lindíssima.
    A vista da Garra, florida, é uma das imagens que fica gravada na mente e no coração.