Cachoeira do Dragão - Chapada dos Veadeiros

Photo ofCachoeira do Dragão - Chapada dos Veadeiros Photo ofCachoeira do Dragão - Chapada dos Veadeiros Photo ofCachoeira do Dragão - Chapada dos Veadeiros

May 1, 2022
April 2022

near Bandeira, Goiás (Brazil)

Comecei a gravar a partir do estacionamento para veículos 4x4, e terminei no estacionamento onde paramos o carro e iniciamos a caminhada. O local também serve de estacionamento para quem pretende ir ao Complexo de Cachoeiras do Rio Macaquinhos.

Até chegar na propriedade, de onde parte a trilha oficial para a Cachoeira do Dragão, ainda tem que percorrer um bom trecho a pé, inclusive uma descida muito íngreme e desgastante (na volta se torna uma subida pesadíssima).

Chegando na "base" você precisa estar acompanhado de um guia. Você precisa deixar suas coisas no local e escolher um salva-vidas e um capacete, itens obrigatórios para quem deseja ir até a cachoeira.

A partir dai são 1,4 kilometros cruzando riachos e cânions a pé e a nado. Dependendo da época a água pode estar muito fria, por isso existe risco de hiportemia e recomenda-se a utilização de roupa especial, que pode ser alugada no local.

A queda é impressionante, uma beleza sem igual. O local é magico, parece que estamos em outro lugar, talvez em Jurassic World.

O contra é o valor do ingresso que é bem alto (R$100,00 em Abril/2022) e ainda tem a obrigatoriedade de contratar um guia, o que pode pesar bastante no orçamento.

Aliás se curte trilhas e tem interesse em saber mais sobre essa trilha ou outras, dá uma visitada no meu site:

Grande Abraço e boas trilhas!

PictographCar park Altitude 2,864 ft

Comecei a marcar aqui

Descida extremamente desgastante, com muitos pedriscos soltos

PictographDoor Altitude 1,932 ft

PictographProvisioning Altitude 1,946 ft

O local conta com bebedouro, banheiro e locais para sentar e descansar um pouco e se alimentar e hidratar enquanto se prepara para o "ataque" ou após o retorno da cachoeira. Nesse local tambem o seu guia vai assinar um termo de responsabilidade e você vai ter acesso aos salva-vidas e capacetes para o restante do percurso.

A partir dessa ponto começa a valer os 1,4 km indicados na placa informativa. A partir desse ponto, é obrigatório o uso de capacete, salva vidas e estar acompanhado por um guia