Douro Vinhateiro: de Mesão Frio à Praia Fluvial da Rede

Photo ofDouro Vinhateiro: de Mesão Frio à Praia Fluvial da Rede Photo ofDouro Vinhateiro: de Mesão Frio à Praia Fluvial da Rede Photo ofDouro Vinhateiro: de Mesão Frio à Praia Fluvial da Rede

September 19, 2022
September 2022

near Mesão Frio, Vila Real (Portugal)

1. O Douro Vinhateiro, com os seus fotogénicos e famosos socalcos, é não só uma obra-prima da natureza, mas também uma das regiões mais deslumbrantes de Portugal fruto do engenho e esforço do homem.
Para além das visitas às quintas, existem várias aldeias históricas à espera de serem visitadas, belíssimos trilhos pedestres, uma gastronomia riquíssima e um sem número de miradouros que nos brindam com vistas panorâmicas fabulosas.
2. É neste mar de vinhas plantadas em ondulantes socalcos, polvilhado de aldeias e quintas que se situa o presente percurso, circular e "fora de trilho" - isto é, não marcado e, aqui e ali, por caminhos não públicos.
3. Começamos e terminamos em Mesão Frio (património arquitetónico - a Igreja Matriz de S. Nicolau, o pelourinho e o antigo Convento de S. Francisco). Descemos à praia fluvial do rio do rio Teixeira (local muito agradável). Subimos por trilho em escada ao longo do parque desportivo de Mesão Frio até às Portas da Vila. Seguimos em direção a Brunhais pela panorâmica EM 601 durante cerca de 2 km. Abandonada a estrada, seguimos por um belíssimo carreiro até ao “miradouro do Malhão” com vistas soberbas sobre as encostas “socalcadas” do rio Douro. Deste “miradouro”, descemos por caminhos abertos entre vinhedos até à estacão da CP e praia fluvial da Rede (este troço proporciona vistas superlativas sobre as curvas do rio Douro). Tomado o café da manhã em Rede, seguimos por um caminho muito aprazível ao longo do rio Douro durante cerca de 2 km. Subimos em direção a Vila Jusã para voltarmos a descer em direção à estação da CP de Barqueiros, atravessando/”invadindo” a bela quinta de São Bernardo. Na subida da estação de Barqueiros para a aldeia de Barqueiros passamos, sem marcação e autorização prévia e expressa, pela quinta e casa da Vista Alegre – linda! Num dos cafés de Barqueiros repusemos as reservas hídricas e preparamo-nos para atacar a subida que nos levaria por caminhos panorâmicos entre vinhas até ao ponto mais alto do percurso (530 m) – capela, baloiço e miradouro de São Silvestre. Deste local, as vistas, além de abrangentes, são fabulosas. Depois dos momentos de vertigem e magia no baloiço de São Silvestre, descemos em direção a Mesão Frio (início e fim do percurso), primeiro a “corta mato (cerca de 150 metros – fáceis) e depois por caminho panorâmico com belas vistas sobre o rio Teixeira e Mesão Frio.
4. Em síntese, diríamos que este é um belíssimo percurso com múltiplos pontos de interesse:
• As vistas deslumbrantes do colorido das vinhas plantadas em socalcos serpenteando as encostas (um quadro inesquecível sobretudo nos meses de setembro e outubro).
• As belas panorâmicas dos múltiplos aglomerados populacionais que emergem aqui e além do serpentear dos socalcos cobertos por vinhas.
• As praias fluviais do rio Teixeira em Mesão Frio e da Rede no rio douro (muito agradáveis sobretudo com tempo quente).
• As impressionantes vistas sobre curvas e o movimento turístico do rio Douro.
Alertas:
1. Trata-se de um percurso "fora do trilho": não marcado e com troços em propriedade privada (o que não constitui, tanto quanto nos foi dado constatar, problema sobretudo para pequenos grupos), acessível a caminheiros com uma atividade regular (uma ou duas vezes por semana).
2. Não tivemos necessidade de saltar muros ou portões - os que encontramos no acesso às quintas de São Bernardo e da Vista Alegre estavam escancarados e com sinais de estarem assim há muito tempo.
3. O percurso tem alguns troços em alcatrão (cerca de 3 km em estrada e um pouco menos em carreiros (nesta zona, os carreiros públicos entre vinhas são quase todos alcatroados ou acimentados).

OUTROS PERCURSOS NA ZONA:

PictographCar park Altitude 864 ft

Mesão Frio

PictographBeach Altitude 771 ft

Praia Fluvial (rio Teixeira)

Miradouro

Miradouro (Malhão)

PictographRisk Altitude 720 ft

PictographBeach Altitude 191 ft

Praia Fluvial de Rede (rio Douro)

PictographDead-end street Altitude 654 ft

P2 (engano)

Miradouro (Quinta de S. Bernardo)

Estacão CP de Barqueiros

Miradouro (Quinta Vista Alegre)

Casa Vista Alegre

PictographReligious site Altitude 556 ft
Photo ofCapela (Nossa Senhora da Conceição) Photo ofCapela (Nossa Senhora da Conceição) Photo ofCapela (Nossa Senhora da Conceição)

Capela (Nossa Senhora da Conceição)