Photo ofDouro Vinhateiro: da Cumieira à praia fluvial de Fornelos (com passagem pelos miradouros de Santa Barbara, São Pedro e Viso) Photo ofDouro Vinhateiro: da Cumieira à praia fluvial de Fornelos (com passagem pelos miradouros de Santa Barbara, São Pedro e Viso) Photo ofDouro Vinhateiro: da Cumieira à praia fluvial de Fornelos (com passagem pelos miradouros de Santa Barbara, São Pedro e Viso)

September 12, 2022
September 2022

near Assento, Vila Real (Portugal)

1. O Douro Vinhateiro, com os seus fotogénicos e famosos socalcos, é não só uma obra-prima da natureza, mas também uma das regiões mais deslumbrantes de Portugal fruto do engenho e esforço do homem.
Para além das visitas às quintas, existem várias aldeias históricas à espera de serem visitadas, belíssimos trilhos pedestres, uma gastronomia riquíssima e um sem número de miradouros que nos brindam com vistas panorâmicas fabulosas.
2. É neste mar de vinhas plantadas em ondulantes socalcos, polvilhado de aldeias e quintas que se situa o presente percurso, circular e "fora de trilho" - isto é, não marcado e, aqui e ali, por caminhos não públicos.
3. Começamos e terminamos na aldeia de Cumieira (num parque de estacionamento próximo de três cafés). Subimos à capela de Santa Bárbara - um miradouro com vistas de 360 graus de cortar a respiração. Descemos por “caminhos” sinuosos desenhados entre vinhedos até ao rio Aguilhão. Em P1 (fim da vinha e início da mata), não vimos a entrada do trilho que, pela margem esquerda do rio, nos levaria ao pontão (P2) situado uma centena de metros a jusante (ver no OpenStreetMap do wikiloc). Recuamos alguns metros e atravessamos o rio “a vau” uns duzentos metros acima do previsto (P3) sem qualquer dificuldade. Depois foi subir … subir passando por aldeias (Concieiro, Mafómedes e Paredes de Arçã) e miradouros naturais com vistas deslumbrantes até ao Miradouro/Capela de São Pedro. Deste miradouro, as vistas sobre a vertente nascente da serra do Marão (Senhora da Serra e Fraga da Ermida), Santa Marta de Penaguião e o extenso vale da Veiga são imperdíveis. Atravessamos a aldeia de Fontes e dirigimo-nos à Capela de Nossa Senhora do Viso – um local amplo, cuidado, mas com uma ou duas construções de enquadramento duvidoso (para agravar o desconforto, o monte circundante ardeu recentemente). Descemos, por entre pinheiros ardidos, até à Praia Fluvial de Fornelos – um local idílico nesta altura do ano (relva verde e cuidada, uma “piscina olímpica” natural com água límpida, mesas e café/bar). Tomado o banho e retemperados o corpos e as almas, fizemos a viagem de regresso a Cumieira: uma subida com belas vistas sobre o vale do rio Aguilhão até à aldeia de Barreiros seguida de um caminho rural ladeados de pinheiros, sobreiros, medronheiros, oliveiras, figueiras e laranjeiras.
4. Em síntese, diríamos que este é um belíssimo percurso com múltiplos pontos de interesse que justificam a sua realização:
• As vistas deslumbrantes do colorido das vinhas plantadas em socalcos serpenteando as encostas (um quadro inesquecível sobretudo nos meses de setembro e outubro).
• As belas panorâmicas dos múltiplos aglomerados populacionais dos quais se destacam Cumieira, Mafómedes, Fontes e Fornelos.
• A praia Fluvial de Fornelos (muito ... muito agradável).
• As soberbas vistas sobre os vales da Veiga e de Santa Marta de Penaguião.
Alertas:
1. Trata-se de um percurso "fora do trilho" - não marcado e com troços em propriedade privada (o que não constitui, tanto quanto nos foi dado constatar, problema para pequenos grupos) e acessível a qualquer praticante habitual de pedestrianismo.
2. Fomos confrontados com uma pequena dificuldade: a passagem do rio Aguilhão (em P1). Não o passamos no local previsto (pontão - P2) por termos perdido o trilho em P1. Fomos passá-lo com relativa facilidade uns duzentos metros acima (P3).
3. Querendo fazer o percurso sem passar pela zona ardida (parte do cabeço da Senhora do Viso), em P4 (painel informativo à entrada em Fontes) seguir o “Trilho Belas Vistas” no sentido contrário aos ponteiros do relógio (este trilho está marcado) – isto é, de P4 a P5 (da entrada de Fontes à entrada de Fornelos) seguir pelo trilho referenciado pelas bandeirolas 4 (ver https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/douro-vinhateiro-trilho-belas-vistas-do-ceu-e-da-terra-da-cumieira-a-fontes-83810046).

OUTROS PERCURSOS NA ZONA:

PictographCar park Altitude 1,204 ft

Cumieira (parque estacionamento)

Photo ofMiradouro (Capela de Santa Bárbara) Photo ofMiradouro (Capela de Santa Bárbara) Photo ofMiradouro (Capela de Santa Bárbara)

Miradouro (Capela de Santa Bárbara)

PictographBridge Altitude 492 ft

P2 (pontão - rio Aguilhão)

PictographCar park Altitude 767 ft

PictographCar park Altitude 1,239 ft

Mafomedes

PictographCar park Altitude 1,606 ft

Paredes e Arçã

Miradouro (Capela de São Pedro)