Dos Penhascos das Penhas ao Corgo das Mós

Photo ofDos Penhascos das Penhas ao Corgo das Mós Photo ofDos Penhascos das Penhas ao Corgo das Mós Photo ofDos Penhascos das Penhas ao Corgo das Mós

2004
January 24, 2017
January 2017

near Manteigas, Guarda (Portugal)

Com muita geada e bastante gelo, iniciamos a caminhada na Lagoa do Rossim seguindo em direção à ponte da ribeira da Fervença, definindo um percurso que acompanha parcialmente a marcação feita pela “Casa das Penhas Douradas”, vermelha até ao Vértice Geodésico das Penhas Douradas e azul e laranja no Corgo das Mós, complementadas pelos mariolas.

Aquelas marcas também nos levam para outros destinos, as vermelhas bem mais para o interior do Maciço Central e a azul para o “Sumo do Mondego”, pelo que se recomenda a ajuda do GPS ou do mapa da zona.

Será no desvio desde o Vértice Geodésico para as fragas (Penha, Rasa e Ângela) e na descida para a Lagoa do Rossim que a orientação deverá ser feita com mais cuidado, porque aqui o caminho não está marcado e apesar da vegetação não criar problemas de maior (maioritariamente urzes) é na passagem da linha de água (Km 4,7) que o mato é mais cerrado, composto essencialmente por giestas, mas pensamos que o caminho que criamos não oferecerá qualquer dificuldade à generalidade dos caminheiros.

Com tempo seco ou nos dias mais quentes e com calçado adequado é possível trepar a “Ângela” com relativa facilidade e segurança, mas desta vez as paredes geladas não o aconselhavam.

Concluímos o percurso rumando ao Corgo das Mós, percorrendo o trilho com o mesmo nome e que nos leva para a zona das Penhas Douradas onde nasce o maior rio Português, o Mondego, aqui ainda pequenino “Mondeguinho”.

PictographDoor Altitude 4,720 ft

Inicio

Ribeira da Fervença

PictographLake Altitude 4,899 ft

Vista para os penedos.

Photo ofVértice Geodésico da Fraga das Penhas e vistas. Photo ofVértice Geodésico da Fraga das Penhas e vistas. Photo ofVértice Geodésico da Fraga das Penhas e vistas.

Vértice Geodésico da Fraga das Penhas e vistas.

Fraga da Penha

Pormenor do percurso não sinalizado.