Dos Cucos (p'la Macheia) às Lapas Grandes

Photo ofDos Cucos (p'la Macheia) às Lapas Grandes Photo ofDos Cucos (p'la Macheia) às Lapas Grandes Photo ofDos Cucos (p'la Macheia) às Lapas Grandes

February 9, 2020
February 2020

near Sages, Lisboa (Portugal)

Trilho não marcado, embora se desenvolva por alguns troços do GR30, e PR3 TVD, com inicio/fim no parque de estacionamento da Decathlon de Torres Vedras...
Na fase inicial o trilho vai ao encontro da estação de caminhos de ferro de Torres Vedras, cruzando um belíssimo aqueduto datado do Séc. XVI, estendendo-se por mais de dois quilómetros, até à saída da cidade.
Ao terceiro quilometro deste fantástico passeio, após atravessar por um interessante trilho de pé posto, entramos na zona termal dos Cucos, inaugurado a 15 de Maio de 1893, deixou de funcionar em 1998, começando a degradar-se desde então...
Seguindo pelas margens do Rio Sizandro, desfrutamos um pouco das Azenhas da Boiaca e do Cabaço, e de toda a envolvente...
Seguimos, sempre em trilho de terra batida, pela Qta da Macheia, atravessando a Ordasqueira com o seu parque de merendas, e Matacães, onde subimos ao Santuário do Calvário com uma vista maravilhosa sobre o casario da aldeia, onde sobressaem as casas seculares, o Marco do Reguengo, e a Fonte da Pipa, que brota agua à mais de um século...
Subimos ao alto da Serra de Matacães com belíssimas paisagens, e é já no regresso que encontramos um dos últimos atractivos deste fabuloso passeio, na aldeia de Lapas Grandes, a Casa da Quinta das Lapas... - «O palácio e jardins da Quinta das Lapas, na freguesia de Monte Redondo, constituem o conjunto mais notável no género existente na área do município.
Iniciado nos finais do século XVII pelo primeiro Marquês do Alegrete, D. Manuel Tales da Silva, o edifício possui exemplar equilíbrio de linhas, pelo que Júlio Vieira não teve dúvidas em o considerar "a mais linda vivenda solarenga deste con­celho"...
Sem duvida, um verdadeiro tesouro do Concelho de Torres Vedras ainda por "desvendar"...
E daqui é o regresso ao pondo de inicio desta linda aventura, que convido a desfrutar...