Dois Bicos - Parque Estadual dos Três Picos

Photo ofDois Bicos - Parque Estadual dos Três Picos Photo ofDois Bicos - Parque Estadual dos Três Picos Photo ofDois Bicos - Parque Estadual dos Três Picos

May 26, 2015
May 2015

•   4.7 1 review

near Antas, Rio de Janeiro (Brazil)

Marcação iniciada no estacionamento em frente a cachoeira e finalizada no final da estrada de chão batido. É possível estacionar em frente a cachoeira ou mais à frente, na Usina São José. Cheguei a ver um carro estacionado perto da primeira porteira.

Grande parte do percurso foi todo sem sombra. Somente na subida final, pega um pouco de sombra.

Chegando na porteira 5, passe por ela e vá subindo paralelo a cerca. Chegando no final dela vá para esquerda, seguindo o tracklog, e procure a passagem em outra cerca. A partir daí a subida fica um pouco mais puxada com um ponto de corda que não precisei utilizar. Serve como auxilio caso ache necessário. Conquistado a subida, curta o visual do cume dos Dois Bicos. A vista é muito bonita. Não deixe de assinar o livro.

Na volta, é possível observar no tracklog, que não foi usado o mesmo caminho para se chegar na porteira 5, depois de passar pela cerva. No local fica claro que não existe uma trilha nesta parte. A vegetação é um pouco alta e é possível observar o mato pisado e de longe dava para ver que tinha passado alguém por ali e segui até a porteira 5.

Ainda na volta, chegando na porteira 5, perdemos tempo com um rebanho grande que estava colado na porteira. A solução foi passar pelo lado esquerdo, descendo. Passar pela cerca e voltar para a trilha.

PictographInformation point Altitude 4,773 ft

PictographDoor Altitude 4,075 ft

• Photo of mar_celoferreira
    mar_celoferreira May 28, 2018

Trilha bem legal de se fazer. Obrigado por compartilhar. Nos ajudou sem dúvida. Um abraço.

• Photo of SEU GUIA MARCELO
    SEU GUIA MARCELO Nov 4, 2021

Interessante a trilha. Mas fiquei meio cabreiro com as fotos. Vejo que a galera pulou a porteira. E normalmente porteiras são lugares de fazendas ou de propriedades particulares. Sabe me dizer por favor se são? Se o acesso é permitido? Desde já, muito obrigado.

• Photo of fidelisffv
    fidelisffv Nov 4, 2021

Em muitos lugares da serra é normal esbarrar em porteira. Eu não consigo dizer se é ou não propriedade particular, mas em geral a regra é. Abriu a porteira, passou, fecha a porteira. Se ela tiver trancada, pula. Essa trilha e outras que fiz que tinha porteira, eu já sabia que o procedimento é esse. Grupos excursionistas da região fazem isso. Tem uma certa polémica que diz que não pode proibir o acesso de passagem de trilha, mas isso é um papo mais além.

• Photo of junfonseca
    junfonseca Mar 17, 2022

Consigo ir longe com a minha moto ou tenho que deixa lá em algum lugar?

• Photo of fidelisffv
    fidelisffv Mar 17, 2022

Acho que você pode ir até onde tem a Porteira 1. Não lembro de placa, mas depois disso, pode ser proibido. São áreas privadas.