Do Rabaçal ao Germanelo e Jerumelo

December 29, 2019
December 2019

near Rabaçal, Coimbra (Portugal)

Este pequeno percurso, fácil, por Terras de Sicó, realiza-se por caminhos largos sem grande dificuldade técnica, no entanto na descida muito acentuada do Castelo Germanelo existe muita pedra solta que pode dificultar a progressão.
Iniciamos na aldeia do Rabaçal, junto ao Museu local, daqui por estrada em alcatrão, seguimos na direção da povoação de Fartosa, nesta localidade, deixamos o alcatrão num caminho em terra batida, primeiro a descer, para depois iniciar a subida pela encosta do Castelo de Germanelo.
A subida ao Castelo faz-se pelo lado norte, nos últimos 200 metros deixamos o estradão e entramos num trilho de pé posto muito utilizado pelas motos TT e com uma inclinação muito acentuada, foi este o trilho escolhido para chegar às ruínas do castelo, neste local existe um marco geodésico, de onde se avista todo o vale do Rabaçal.
As apreciarmos a paisagem, iniciamos a descida, escolhemos o lado Sul, por um caminho de muita pedra solta, ter atenção que as pedras dificultam a progressão, ao chegar ao fundo da descida, entramos novamente em caminho largo e viramos à esquerda na direção do monte Jerumelo, este caminho sempre a subir não tem qualquer dificuldade, mas quando iniciamos a última subida ao monte mais uma uma vez optamos por um trilho de motos que nos leva ao cimo do monte, esta subida é dura, mas a paisagem no alto vale o esforço.
A descida fizemos pelo lado nascente, trilho que se encontra bem definido, no fundo do monte, viramos à direita e seguimos na direção da aldeia casas Nova, no entanto não se chega a entrar nesta povoação, continuamos a contornar o monte, primeiro ligeiramente a subir para rapidamente virar à esquerda e iniciar a restante descida, entramos num caminho entre os terrenos agrícolas, mas que se encontra tapado, assim, optamos por descer através dos terrenos, descida que se faz sem qualquer problema, até chegarmos ao caminho das Carmelitas e, também, o Caminho de Santiago.
Agora neste caminho sempre plano, seguimos na direção do Rabaçal, mais à frente deixamos o caminho das Carmelitas, viramos à esquerda e rapidamente viramos à direita para entrar num trilho entre muros bastante interessante que nos leva ao Rabaçal, junto à escola primária e daqui rapidamente estamos no centro da povoação onde iniciamos este percurso.
Este percurso, não está sinalizado, existem várias marcações de outros trilhos, por isso é quase obrigatório o uso do GPS.
Não tem grandes dificuldades, é quase sempre a plano, tirando as subidas do Germanelo e Juromelo, que são bastante duras, faz-se sem qualquer problema.

• joaquim.mrodrigues Mar 27, 2022

Descidas e subidas muito acentuados e alguma dificuldade técnica.

• Marc LEFÈVRE May 8, 2023

Beau parcours à ne pas manquer