Photo ofDo Porto a Fátima pelos Caminhos de Santiago,Caminho Centenário e pela RotaCarmelita, 2ª: Sta Maria Feira-Albergaria-a-Velha Photo ofDo Porto a Fátima pelos Caminhos de Santiago,Caminho Centenário e pela RotaCarmelita, 2ª: Sta Maria Feira-Albergaria-a-Velha Photo ofDo Porto a Fátima pelos Caminhos de Santiago,Caminho Centenário e pela RotaCarmelita, 2ª: Sta Maria Feira-Albergaria-a-Velha

May 7, 2024
May 2024

near Carvalhal, Aveiro (Portugal)

Trilha de Carvalhal a Albergaria-a-Velha, com passagem por:
- Igreja Matriz de Arrifana (5.2 km)
- Igreja de São João da Madeira (7.0 km)
- Igreja Matriz Oliveira de Azeméis (14.8 km)
O nosso objectivo era ir da Sé do Porto a Fátima pelos Caminhos de Santiago, pelo Caminho do Centenário ou pela Rota Carmelita tentando evitar o mais que pudermos a estrada nacional. Fizemos questão de ir na data de 6 a 12 de Maio e ficar em Fátima para odia 13 de Maio participando da Procissão de Velas e das Celebrações no dia 13.
O Caminho do Centenário foi concebido pela ACF (Associação dos Caminhos de Fátima) por altura do centenário das Aparições de Fátima em 1917. É um percurso pedestre de grande valor cultural e paisagístico, com uma grande melhoria das condições de segurança e conforto dos peregrinos que se dirigem para Fátima, retirando os peregrinos da principal estrada nacional. Começa em Vila Nova de Gaia, passa por Santa Maria da Feira, São João Madeira, Oliveira de Azemeis, Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Condeixa, Soure, Pombal, Leiria, Ourém e acabando finalmente em Fátima. Percorre 212kms por estradas secundárias, com sinalização que identifica que aquele é o Caminho do Centenário, o percurso oficial.
A Rota Carmelita parte do Convento de Santa Teresa em Coimbra e era o percurso usado pelas Irmãs Carmelitas em peregrinação a Fátima. Passa por Condeixa-a-Nova, Penela, Ansião, Alvaiazere e Ourém perfazendo 112kms.
O Caminho do Norte, dos Caminhos de Santiago coincide a maior parte com os Caminhos de Fátima. O caminho de Fátima a norte usa o Caminho de Santiago em sentido inverso até Ansião. Na maior parte do percurso vamos acompanhando as duas setas azul e amarela dos 2 caminhos em postes, muros, tabuletas e não raras vezes víamos peregrinos de Santiago em sentido contrário. Foi uma experiência incrível ver a mesma motivação e foco no olhar de entendimento desses peregrinos, como se falássemos a mesma linguagem.
Outro fenómeno que vivi e que não estava á espera foi o tratamento dado aos peregrinos pelas pessoas das localidades que passávamos. Era-nos prestada toda a ajuda desde tomar o pequeno-almoço na casa de uma senhora, beber vinho da casa de um polícia reformado até nos oferecerem batatas e couves para fazermos sopa na casa alugada. Parecia que a nossa condição de peregrinos nos elevava aos olhos destas pessoas
O que nós fizemos foi um desenho que intercepta estes 3 percursos tentando procurar a Beleza, a História e o que nos dá mais jeito nesta nossa peregrinação a Fátima. Fomos 6 pessoas, todas diferentes, cada uma com a sua motivação e cada um fez este caminho ser o melhor para todos. Foi uma experiência inolvidável para mim.
A única vez que saímos destes 3 caminhos foi em Abiul porque quisemos ficar a pernoitar em Abiul, concelho de Pombal, distrito de Leiria. Uma freguesia com muita história no sopé da serra de Sicó com muitos sobreiros á volta. Retomando depois o Caminho em Albergaria dos Doze onde fomos por um troço antigo que as gentes usavam para a peregrinação.
Queria também mencionar que ir por este traçado antigo foi a nossa opção sem desprestigiar nem desmerecer outras opções tomadas por outros, igualmente válidas. Procuramos a Beleza do caminho. Mas devo dizer que ao 2º dia fomos alguns, poucos kms pela estrada nacional e engrossamos as fileiras de uma multidão de peregrinos em direção a Fátima e confesso que fiquei entalada com a emoção de ver tanta gente com fé na Nossa Senhora de Fátima. Alguns a rezar, outros a cantar, tanta gente diferente e todos com fé. Ir pela estrada nacional nesta semana que antecede o 13 de Maio é duro mas as autoridades tudo fazem para tornar o caminho mais seguro fechando uma faixa da estrada para os peregrinos e pondo ao dispor enfermeiros, fisioterapeutas e voluntários que ajudam no que puderem. Eu vi particulares à porta a darem café e água aos peregrinos que passavam. Vi coisas muito bonitas durante esta semana e restaurou em mim a crença no ser humano. Pode ser que não estejamos totalmente perdidos...

Nesta 2ª etapa saímos do Hotel Pedra Bela em Malaposta e terminámos em Albergaria-a-Velha. Passámos por ambientes rurais e de cidade. Foi um trajecto extenso mas com pouco desnível. Andámos muitos kilómetros na linha de caminho-de-ferro do Vouga, muitas vezes paralela á estrada nacional mas mais resguardada e com sombra. Foi nesta etapa que um senhor veio atrás de nós para nos dar fruta. Foi um momento tão bonito que devia ter tirado uma foto mas fiquei tão admirada que não reagi a tempo senão para lhe agradecer o gesto! Encontramos muitos peregrinos e também nos agradou essa interação.
Ficamos na Pensão Parente muito bem recebidos pela Dna Fernanda e a sua muito premiada sopa de peixe. Foi um consolo.