“Do Ecopark até Albergaria dos Fusos pelo montado.”

Photo of“Do Ecopark até Albergaria dos Fusos pelo montado.” Photo of“Do Ecopark até Albergaria dos Fusos pelo montado.” Photo of“Do Ecopark até Albergaria dos Fusos pelo montado.”

15 minutes
20 minutes
August 2, 2023
August 2023

near Albergaria dos Fusos, Beja (Portugal)

Com partida na Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos, siga a estrada do Ecopark até chegar à estrada de alcatrão, aqui vire à sua esquerda na direção da Barragem e após 5 metros, antes de entrar no paredão da albufeira, vire no primeiro caminho de terra batida à sua direita.
Este caminho vai levá-lo diretamente ao Lugar de Albergaria dos Fusos. Esta trilha é utilizada pelos seus habitantes e leva-o por entre os campos de montado, olival e estevas. À medida que nos aproximamos do casario damos conta da existência de pequenas hortas. O caminho leva-nos diretamente à Igreja N. Sra. do Outeiro no centro de Albergaria dos Fusos.
Caso pretenda efetuar um percurso circular, deve seguir a rua em frente à igreja. No primeiro cruzamento continue em frente até alcançar os tanques públicos e a fonte pública, aqui poderá refrescar-se.
Siga em frente pela Rua do Poço até alcançar o café “A Mó”, neste cruzamento volte à sua direita e siga a estrada de alcatrão para sair de Albergaria dos Fusos.
No primeiro cruzamento siga a placa que diz Barragem de Albergaria dos Fusos para a sua direita, siga sempre pela estrada de alcatrão até alcançar o paredão da Barragem e a Estação de Tratamento das Águas.
Esta é a entrada para a Praia Fluvial e chegará ao seu destino.

PictographTree Altitude 633 ft

PictographFlora Altitude 610 ft

PictographTree Altitude 614 ft

Este caminho é a ligação em linha reta da Barragem (Ecoparque) ao Lugar de Albergaria dos Fusos. Pequeno lugar do concelho de Cuba e da freguesia de Vila Ruiva, tem por orago a N. Sra. do Outeiro. Aqui em tempos existiu uma considerável indústria de de linho, daí provindo a parte do topónimo da povoação.

PictographReligious site Altitude 686 ft

Coordenadas : 38.28384,-7.993213 Igreja da Nossa Senhora do Outeiro é o único templo do século XX do concelho, uma conceção perfeita do novo com o antigo. O Templo tem traça arquitetónica modernista e inovadora e localiza-se no interior de Albergaria dos Fusos, num largo com casario de traça tradicional a envolver, lugar alto e dominante. O Projeto dos arquitetos Victor Figueiredo e Jorge Filipe Pinto de 1990-1991. De formas geométricas simples - o círculo, o quadrado, e ângulos retos. O átrio dá acesso ao templo e é desnivelado com degraus, que acentua a horizontalidade da construção. Num dos extremos tem um cruzeiro em pedra. A fachada da capela tem formas lineares, com pórtico ritmado por colunas. Porta larga, retângular, ladeada por pedra cinzenta.O Templo de planta quadrada e encimada por uma abóbada com zimbório que domina toda a conceção dos espaços. Em lugar de destaque um Cristo na cruz, ladeado pelas imagens de Nossa Senhora do Outeiro e Nossa Senhora de Fátima. Este templo é o edifício mais significativo de Albergaria dos Fusos e é motivo de interesse e curiosidade de inúmeros visitantes.