Do Caramulo a Santiago de Besteiros (Circular)

Photo ofDo Caramulo a Santiago de Besteiros (Circular) Photo ofDo Caramulo a Santiago de Besteiros (Circular) Photo ofDo Caramulo a Santiago de Besteiros (Circular)

February 8, 2020
February 2020

near Caramulo, Viseu (Portugal)

Mais um percurso pela Serra do Caramulo, este pela encosta virada a nascente e percorre algumas aldeias do concelho de Tondela.
Iniciamos na bonita Vila do Caramulo, junto ao conhecido Museu, inicialmente percorremos as ruas desta vila e os magníficos jardins locais, depois deixamos a Vila e sempre a descer, por caminhos de alcatrão, por entre os diversos lugares existentes na encosta desta serra, passamos pelo lugar do Guardão, por Pedronhe, pela Portela e chegamos a Santiago de Besteiros.
Esta primeira parte são cerca de 5 km a descer, com poucos pontos de interesse e decorre sempre por caminhos em alcatrão.
Ao chegar a Santiago de Besteiros seguimos as marcações do PR5 de Tondela Rota de Santiago, a partir daqui o percurso tem outra encanto, ainda na aldeia de Santiago, entramos num trilho agrícola, atravessamos a ponte Romana e iniciamos a subida até ao Monte de S. Marcos, na subida passamos junto a uns moinhos e a uma ribeira onde se encontra um bosque rodeado de carvalhos.
Sempre a seguir as marcações do PR, chegamos à Capela de S. Marcos, local onde existe um Parque de Merendas e onde tem inicio oficial o PR5, foi também este o lugar escolhido para o reforço matinal.
Após retemperar as forças era hora de iniciar uma subida bem dura, em 5 km, subimos dos 400 mt de acumulado aos 900 mt, no entanto o caminho pela encosta acima não tem qualquer dificuldade técnica, sempre por estradão florestal, bem largo, a subida termina junto à mata do Caramulo, uma mancha de cedros com parque de merendas, das zonas mais bonitas desta Serra do Caramulo.
Após percorrer esta grande mancha de cedros chegamos à Estrada Nacional, atravessamos a estrada e subimos mais um pouco, até iniciarmos a descida para o centro da Vila do Caramulo, passamos junto a uma Capela com um canastro recuperado e rapidamente estamos junto ao Museu onde inciamos este percurso.
Lógico que o percurso não se encontra sinalizado, devem utilizar o GPS.
Como já disse os primeiros 5 km são efetuados por alcatrão, mas a partir de Santiago de Besteiros o trilho tem bastante beleza.
Considero o percurso moderado apenas pela subida do Monte de S. Marcos até à Mata do Caramulo, mas não existe dificuldades técnicas em nenhuma parte do trilho.