Do Arado ao topo da Roca Negra

February 4, 2023
February 2023

near Ermida, Braga (Portugal)

Deixámos o carro na cascata do arado. Daí apanhámos um trilho em direção ao ao vale da Teixeira mas antes de o começarmos a ver cortámos à direita e começamos a subir a encosta até chegarmos à Chã do Pinheiro. Antes passámos por uma encosta cheia de quartzo. É, de facto, impressionante a quantidade de pedras totalmente brancas que de vez em quando encontramos no gerês. A chã do pinheiro é um ótimo sítio para almoçar pela grande laje de granito e grandes blocos de pedra que servem de abrigo e pelas belas vistas que tem.
Daí partimos por um trilho que nos levou até ao topo da Roca Negra. Pelo caminho ainda subimos ao pico escuro.
Do topo da roca negra temos uma das vistas mais espetaculares da serra do gerês. Conseguimos ver a impressionante rocalva, o cutelo de pias, a arrucela, o borrageiro 2 ao longe, as barragens do cávado ..etc.
Lá em cima conhecemos mais um caminhante do gerês. Obrigado Pedro pela companhia.
Descemos depois até ao curral da rocalva, cabana do cando, cabana da arrucela, cabana da coriscada e de volta ao carro.
Mais um excelente passeio no gerês. Trilho fácil de seguir, mariolado quase sempre e sem grandes obstáculos.

Marco Geodésico

Uma subida cheia de quartzo espalhado por todos os lados.