Do Aqueduto ao Arnóia, Óbidos

December 20, 2020
December 2020

near Óbidos, Leiria (Portugal)

Conhecido como aqueduto da Usseira, uma vez que é ali o seu início, veio revolucionar o sistema de abastecimento de água à vila de Óbidos. Mandado edificar pela Rainha D. Catarina de Áustria, esposa de D.João III, em 1573. Com a sua origem numa nascente de Usseira, finaliza no Chafariz Real da Praça de Santa Maria de Óbidos, perfazendo um total de seis quilómetros, três dos quais subterrâneos.
E é com esta magnifica obra de engenharia medieval a servir-nos de guia que tem inicio este fantástico trilho, junto à fonte onde o aqueduto termina, em plena Vila das Rainhas, como Óbidos também é conhecida.
No primeiro quilometro, o percurso segue em paralelo com o novíssimo PR2 OBD, uma rede de percursos de pequena rota, inaugurada à pouco tempo pelo município de Óbidos.
Após o estádio municipal, seguimos em caminho de terra batida, sempre junto ao aqueduto, que já vai dando mostras de alguma degradação, havendo mesmo uma secção de algumas dezenas de metros colapsada, um pouco antes da chegada à aldeia de Usseira.
Deixamos o aqueduto para trás, e por asfalto durante três ou quatro quilómetros, seguimos ao encontro de outro importante reservatório de água do concelho de Óbidos.
O Rio Arnoia nasce na serra de Todo o Mundo e, após receber as águas do rio Real, desagua na lagoa de Óbidos. No seu percurso de cerca de 30 km, a cerca de dois quilómetros de Óbidos, foi construída uma barragem para fins agrícolas, que forma uma albufeira de alguma dimensão.
É ao encontro das suas margens, e dos fantásticos trilhos de vegetação autóctone bastante densa, que nos leva mesmo à beirinha do lago, onde podemos observar a fauna e flora local em todo o seu esplendor, que seguimos.
Uma pequena pausa para desfrutar do local, da paisagem magnifica de ambas as margens, antes de seguirmos por estes trilhos tão interessantes até à barragem, que vai debitando agua lentamente para manter o nível das margens, de um lago que irá receber nova visita do Vira Trilhos... Sem duvida!
A partir daqui seguimos novamente em paralelo com mais um dos novos trilhos de pequena rota de Óbidos, desta vez o PR3 OBD, que nos leva a um achado arqueológico da cidade romana de Eburobrittium, uma cidade que terá sido erguida no tempo de César Augusto, no final do séc. I A.C., e descoberta em 1994 aquando da construção da A8 que passa ali mesmo ao lado. Infelizmente, para alem da pouca divulgação do espaço, o mesmo encontra-se em estado avançado de degradação, o que é uma pena!
Daqui a Óbidos é "um pulo", com o Santuário do Senhor da Pedra em destaque, parecendo querer fazer concorrência aquela imponente fortaleza que se ergue na colina, onde outrora viu passar reis e rainhas, e hoje, mesmo em época de pandemia, recebe verdadeiras legiões de turistas.