Disco Porto, Janela Cotia, Saci trilha nova, volta pela antiga.

Photo ofDisco Porto, Janela Cotia, Saci trilha nova, volta pela antiga. Photo ofDisco Porto, Janela Cotia, Saci trilha nova, volta pela antiga. Photo ofDisco Porto, Janela Cotia, Saci trilha nova, volta pela antiga.

Very difficult
July 24, 2023
July 2023

near Vila Residencial da Companhia Paranaense de Energia, Paraná (Brazil)

Começamos a pernada meio tarde, 7:20, com 1:20h de caminhada estávamos na ponte Indiana Jones. A ideia principal era subir o Saci, mas como estava perto, aproveitar também para fazer Disco Porto e Janela da Cotia, visto que o plano era descer o Saci pela trilha antiga.

A trilha que segue o rio cotia passa por cursos de água e pega um leito seco na lateral esquerda, as pedras em todo o trajeto estavam muito lisas, exigindo muito cuidado o que não impediu mesmo assim alguns escorregões mesmo com bota boa.

A subida para o Saci pela trilha nova achei uma das subidas mais íngremes e cansativas que já fiz.
É uma subida que não tem fim! No início em mata fechada, à medida que ganha altimetria, a vegetação fica mais baixa, pequenos bambus e arbustos, ficando mais exposto ao sol bem com tendo mais visual do vale e montanhas.

Ao chegar na Kitnet, há entre as rochas um galho/raiz (?) e uma corda.

Descida: apesar de iniciarmos muito tarde a descida, 16:10, o seguro seria voltar pela nova, mas mesmo assim decidimos arriscar. A saída para essa trilha é muito mocada no mato, não tem nenhuma marcação, talvez seja até melhor pra não confundir os desavisados da existência dessa trilha antiga.

O visual da trilha, no entanto, é espetacular!!!
Você desce por uma crista estreita, que exige cuidado e atenção, passa por descidas muito íngremes com cordas velhas. Cuidado com as pirambeiras, alguns locais a vegetação está um pouco fechada nessa área mais alta.
Adentramos à mata com os últimos raios de luz, logo tendo que recorrer as lanternas.
O problema da lanterna é que ela reflete bem o que está perto, mas perde em profundidade em matas mais fechadas, sem trilha bem aberta como um corredor.
A navegação foi muito difícil por conta disso e pq haviam poucas fitas, ainda bem que algumas eram refletivas. Já com altimetria mais baixa, dos 700 pra baixo acredito, o que mais encontrei e usei na navegação, foram marcas de facão, que não é muito fácil de achar no escuro.
Entretanto, apesar de achar uma fita ou marca, ao redor estava geralmente fechado.
NESTA SITUÇÃO, A NAVEGAÇÃO COM BÚSSOLA FOI ESSENCIAL!
Nem sempre confio no GPS, e neste caso, a direção a se seguir, a orientação foi por bússola. Tivemos que desviar vegetação fechada, árvores caídas, pirambeiras (no escuro e sem a devida profundidade de visão, melhor não arriscar).
Costumo levar um alicate de podas dependendo da trilha e foi o que ajudou em muitos casos, outros apenas facão mesmo. Por isso é importante a navegação, saber o que desviar e por onde, observando traçado, orientação bússola e terreno.

Apesar de tudo isso, a gravação mostra que sempre estivemos dentro ou muito próximo da trilha. Conseguia avistar o rastro no chão e seguia um pouco, pois encontrava algum obstáculo. Procurava fita ou marca, sem achar, orientação bússola conferindo posição no gps. Achava outro rastro e assim seguimos até cair na trilha pro Jacutinga/Salto Saci.

Acredito que durante o dia seja até tranquilo navegar por ali. A inclinação é mais bem distribuída. Passamos por grotas que serviriam muito bem para bivaque.
Acho que vale a pena, para os experientes. Pretendo voltar, subindo.

IMPORTANTE:
Subindo o Saci pela trilha nova, pegue água no rio Cotia antes de subir, não há água na subida.
Subindo a antiga, leve corda, ou cordelete ao menos, pode ser necessário. Leve bússola, facão e alicate de poda, também podem ser necessários. Há um ponto de água +/- 40% da subida (a partir da saída da trilha do Salto Saci).

Sai da estrada e entre na trilha à esquerda.

Photo ofContinue pelo leito 'seco' paralelo ao rio, pedras muito lisas. Photo ofContinue pelo leito 'seco' paralelo ao rio, pedras muito lisas.

Continue pelo leito 'seco' paralelo ao rio, pedras muito lisas.