Photo of(DIA 3) Praia de Freguesia de Santana x Matariz + Pico do Bananal | Parque Estadual de Ilha Grande (Angra dos Reis) Photo of(DIA 3) Praia de Freguesia de Santana x Matariz + Pico do Bananal | Parque Estadual de Ilha Grande (Angra dos Reis) Photo of(DIA 3) Praia de Freguesia de Santana x Matariz + Pico do Bananal | Parque Estadual de Ilha Grande (Angra dos Reis)

2080
September 3, 2022
September 2022

•   4.3 1 review

near Tapera, Rio de Janeiro (Brazil)

Dia 3 referente aos 10 dias de travessia na Ilha Grande.
Caminhada desde a Praia da Freguesia de Santana até a Praia do Matariz, atacando o Pico do Bananal e as praias mais próximas da Lagoa Azul

CORREÇÃO DE ESTATÍSTICAS:
Ganho de altitude: 722m
Perda de altitude: 722m

Dificuldades:
Física: Moderada
Técnica: Fácil
Navegação: Moderada

Começamos nosso dia vendo o nascer do sol atrás do cumes da Ilha de Marambaia, um espetáculo. Arrumamos nossas coisas, fizemos um breve café da manhã e nós mandamos pra Praia da Baleia. Praia belíssima que possui uma área de camping selvagem. Em seguida fomos em direção a Ilha dos Macacos e atravessei nadando com o saco estanque para ver a Praia dos Macacos que possui vista pra Lagoa Azul. É uma belíssima praia, mas muito trampo atravessar kkkk. Em seguida é necessário voltar ao início pois desconhecemos trilha que ligue os dois lados dessa pequena península norte de Ilha Grande. Então voltamos pra Freguesia de Santana e temos uma breve caminhada até a Praia do Araçá, local onde vimos o por do sol no dia anterior. Seguimos mais à frente e passamos pela Praia de Grumixama, a água estava absurdamente clara. Poucos metros à frente seguimos por uma breve picada que nos entregou de cara com a Lagoa Azul, local acessado apenas por barco.
A continuação da nossa travessia é voltar para Araçá e assim finalmente tocar nosso caminho para a Praia do Bananal Pequeno. No caminho passamos pelas entradas do Paraíso Azul e também de uma pequena praia também nomeada como Praia da Baleia, bem ao lado do nosso destino. A trilha é curta e estruturada, então tratamos de andar logo para a Praia do Bananal para nos alimentar e subir até o Mirante do Bananal. O cume possui uma visão fantástica, virado para noroeste é possível ver os cumes da serra do mar próximo a Angra dos Reis. Voltamos então e andamos brevemente até a Praia do Matariz, local onde a chuva se iniciou e só deu trégua no dia seguinte.

Recomendo:
Roupas leves
Garrafa de 1,5L
Alimentação nos estabelecimentos locais
Bota ou tênis com solado aderente
Proteção solar

Divisão entre Ilha Grande e Ilha dos Macacos

Atravessar nadando

Praia dos Macacos

Possível ver a lagoa azul entre as duas ilhas da frente

PictographRuins Altitude 72 ft

PictographRiver Altitude 43 ft

Rio

Praia do Matariz

Possui uma pedra mineiríssima pra se aventurar

PictographOvernight Altitude 26 ft

Cobrou o aluguel de uma casa com janta e café da manhã por 130 por pessoa. Muito caro

• Photo of Vitória Bono
    Vitória Bono Sep 7, 2022

Sensacional esse último mirante do mar!

• marasuyara Feb 20, 2023

Fiz a trilha a partir de bananal, e ainda está bem atualizada. Não consegui ir até a ponta que dá pra ver a lagoa azul nem descer na praia da baleia pois a maré já estava alta. O ideal é ir bem cedo para desfrutar de todas as dicas. Obrigada