Photo of(DIA 2) Praia da Feiticeira x Freguesia de Santana + Pedra dos Vianas | Parque Estadual de Ilha Grande (Angra dos Reis) Photo of(DIA 2) Praia da Feiticeira x Freguesia de Santana + Pedra dos Vianas | Parque Estadual de Ilha Grande (Angra dos Reis) Photo of(DIA 2) Praia da Feiticeira x Freguesia de Santana + Pedra dos Vianas | Parque Estadual de Ilha Grande (Angra dos Reis)

Experts only
September 2, 2022
September 2022

near Abraão, Rio de Janeiro (Brazil)

Dia 2 referente a travessia de 10 dias feita na Ilha Grande.
Caminhada desde a Praia da Feiticeira até Freguesia de Santana, passando pelas pequenas praias do Saco do Céu e na Pedra dos Vianas (Mirante de Lagoa Azul).

Dificuldades
Física: Difícil
Técnica: Moderada
Navegação: Só experientes
Psicológica: Moderada

O dia se inicia na Praia da Feiticeira, fazemos um breve café da manhã e vimos um pouco do nascer do sol (ou parte dele rs). Saindo de lá tentamos acessar logo a próxima praia ao lado, uma bem pequena de pescador. Infelizmente era propriedade particular e o caseiro não nos deixou passar. Seguimos então pela trilha normal e encontramos um trilha que nos levou até a ponta da praia de Itaguaçú. Chegando na praia, pegamos águas de bromélias que escorriam em pedras ao lado da areia. Continuamos o nosso percurso e passamos pela praia de Camiranga, Perequê, de Fora e as pequenas praias no entorno da península que fecha o Saco do Céu.

CUIDADO: Em dias de maré alta as praias citadas estão propícias à cheia, tendo sua faixa de areia engolida.

Logo em seguida passamos pelas pequenas prainhas tranquilas no entorno do Saco do Céu. Em diante seguimos nosso caminho para Japariz, atacamos a Praia do U no caminho, passamos pela Praia do Funil (praia muito interessante, possui uma faixa de areia maior do que a baía da praia) e por fim chegamos no nosso destino.
Fizemos uma pausa pra almoçar em um restaurante do local, problema é que foi caro de doer kkkk. Enfim, foi o suficiente pra adquirir energia e se preparar pro pior do dia.
Saímos do Japariz e continuamos nosso caminho em direção à Freguesia de Santana, no caminho passamos por duas pequenas prainhas, uma delas parecia possuir até uma área legal para dormir. Logo em seguida, chegando quase na Freguesia, escondemos nossas mochilas e fizemos um ataque a Pedra dos Vianas (marcada no Google Maps como Mirante da Lagoa Azul).
As únicas informações que tínhamos eram algumas fotos, que ocorria guiamento no local e ao mesmo tempo não tinha trilha. Desenhei uma rota viável e testei ela na subida. O caminho de ascensão foi feito com base na área de regeneração do morro (erro grave pois a vegetação era dura e espinhenta) onde havia vista a medida que se subia pela vegetação baixa. Chegando na crista do morro encontramos picadas (provavelmente dos guias que oferecem esse passeio) que nos levaram até o cume da pedra onde possuía vista.
O mirante em si é maravilhoso, perdendo apenas para o Pico do Papagaio.
Na descida escolhemos um caminho bem melhor, onde não havia trilhas também, mas a vegetação era tão espaçada que nos remetia um bosque sem dificuldade de movimentação. Subimos com sangue nos olhos em 1h40 e descemos em 1h. Mesmo com o pouco tempo decorrido, é um trecho bem íngreme, em torno de 60°. Sem um sinal de trilha realmente batida. O local não é para turistas, não tente ir se não possuir experiência com esse tipo de coisa.
Finalizamos então a descida e chegamos na Praia da Freguesia de Santana. Como estava próximo à Praia do Araçá, seguimos correndo em busca da visão do pôr do sol. E assim conseguimos. Talvez um dos melhores da ilha.
Voltamos para a Praia da Freguesia e nos preparamos para dormir.

O camping selvagem é proibido em toda a ilha, mas se você não montar a barraca pode dormir em qualquer lugar.

Recomendo
*Garrafa de 1,5L de água para abastecimento nas nascentes
*Refeição rápida e nutritiva ou almoçar em algum estabelecimento do caminho
*Roupas leves e protetoras
*Protetor solar e chapéu
*Perneiras e GPS para o ataque ao cume
*CONTRATAÇÃO DE UM GUIA SE NÃO POSSUI EXPERIÊNCIA EM CAMINHOS NÃO DEFINIDOS

EVITE FAZER EM DIAS DE MARÉ ALTA E TEMPESTADE. POR FIM LEVE TODO O SEU LIXO EMBORA PORRA

PictographBeach Altitude 55 ft

Vitória Bono Sep 7, 2022

Só coisas lindas vistas 💙

• marasuyara Mar 19, 2023

Fiz o trecho dessa trilha no sentido oposto, saindo do saco do céu até a praia da feiticeira. O único problema é que você saiu da trilha principal no trecho da praia do Iguaçu que possui uma descida que fica no canto esquerdo (olhando de frente para o mar). Quando você veio da praia da feiticeira, você saiu da trilha principal, entrou para a direita e acessou a praia do Iguaçu pelo canto direito, só que para isso passou dentro de uma propriedade privada, como seguimos esse trecho, cometemos o mesmo erro. O restante a trilha está certinha

• Photo of oajjao
    oajjao Mar 19, 2023

Não foi um erro Marasuyara rs
    Nossa intenção era visitar a pequena prainha entre Iguaçu e Feiticeira, só que como a propriedade particular apareceu no caminho, nos impediu de descer para a praia. Mas também como estávamos com muito peso, não queríamos ficar indo e voltando muitas vezes, então usamos a trilha que contorna a propriedade e entrega no canto direito de Iguaçu direto

• marasuyara Mar 19, 2023

@oajjao, e ainda tivemos um susto, demos de cara com uma estátua de um mordomo no meio do nada, parecia uma lápide. Você viu?

• Photo of oajjao
    oajjao Mar 19, 2023

Sim HAHAHAH como a gente foi andando de fininho pra nenhum proprietário das casas barrar a gente, quando vimos a estátua de longe, achamos que era uma pessoa. Aí quando fomos ver tomamos mais susto ainda hahahahahah

Meus tracks estão todos com desvios fora do tradicional. Eu tinha desenhado um projeto que passava por todas as praias da ilha que podiam ser acessadas a pé. Se quiser, me chama no wpp que eu te passo o projeto… 11 973060511

• marasuyara Mar 19, 2023

Vou te chamar sim. Estamos no saco do céu e tem um monte de prainhas aqui que não sei se tem trilha. Obrigada