Activity

DIA - 1 S. João Vimeiro

Download

Trail photos

Photo ofDIA - 1 S. João Vimeiro Photo ofDIA - 1 S. João Vimeiro Photo ofDIA - 1 S. João Vimeiro

Author

Trail stats

Distance
26.02 mi
Elevation gain
1,686 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,156 ft
Max elevation
509 ft
TrailRank 
32
Min elevation
509 ft
Trail type
One Way
Coordinates
1143
Uploaded
July 28, 2019
Recorded
July 2019
Be the first to clap
Share

near São João das Lampas, Lisboa (Portugal)

Viewed 117 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofDIA - 1 S. João Vimeiro Photo ofDIA - 1 S. João Vimeiro Photo ofDIA - 1 S. João Vimeiro

Itinerary description

Caminho de S. João das Lampas à Cova da Iria efectuado em Outubro de 2012 (3 fotos superiores)
Caminho de Sintra à Cova da Iria efectuado em Abril de 2013 (3 fotos inferiores)

A colaboração com a organização de uma peregrinação rumo à Cova da Iria com início na zona saloia de Sintra em 2012, bem como a organização posterior de nova peregrinação em 2013, foram factores decisivos para perceber quão determinante é a importância do trajecto a percorrer neste tipo de organizações.
O trajecto aqui disponibilizado, efectuado pelo Sr, João Poeira por mera carolice, porem fruto de muito trabalho, tem partida junto à Igreja Matricial de S. João das Lampas em Sintra e chegada ao recinto de Oração da Cova da Iria, com uma execução prevista para quatro dias.
Muito embora seja um trajecto efectuado maioritariamente por estrada, foi há época extremamente inovador, não fosse o caso da sua prossecução passar pela berma da “infame” N8 seria, ainda hoje, um percurso a ter em conta, particularmente pelas suas excelentes zonas fora de estrada, algumas mesmo que me deixaram saudade como é o caso da zona dos moinhos e pomares perto da Pinhôa.

1º Dia S João das Lampas – Vimeiro
DIFÍCIL - 42.000 m
Dia bastante desgastante devido ao elevado número de quilómetros a vencer até ao local de destino, Vimeiro local do alojamento.

2º Dia Vimeiro – Caldas da Rainha
MODERADO - 35.000 m
Dia com troços fora de estrada muito agradáveis.
Alojamento Caldas da Rainha

3º Dia Caldas da Rainha – Aljubarrota
MODERADO - 32.000 m
Dia ainda algo cansativo com progressão junto da N8
Subida para Aljubarrota aqui ainda prevista pela N8 existindo alternativa fora de estrada.
Alojamento, na proximidade das datas das peregrinações aniversarias de Maio e Outubro tanto o alojamento como as refeições poderão ser efectuados no Centro Pastoral de Aljubarrota, mediante reserva antecipada.

4º Dia Aljubarrota – Cova da Iria
FÁCIL - 27.000 m
Dia agradável com chegada ao final da tarde ao Recinto de Oração do Santuário
Alojamento na Cova da Iria

ATENÇÃO

ESTE CAMINHO NÃO É OFICIAL
EMBORA ESTE TRAJECTO TENHA SIDO INTEGRALMENTE SINALIZADO (SETAS AZUIS) CONSTATOU-SE TEREM SIDO EXECUTADAS OUTRAS MARCAÇÕES QUE NEM SEMPRE CORRESPONDEM AO CAMINHO AQUI APRESENTADO, SENDO INDISPENSÁVEL O USO DE GPS PARA PODER O EFECTUAR EM PLENA SEGURANÇA.

ALTERAÇÕES POSTERIORES EFECTUADAS AO TRAÇADO AQUI APRESENTADO

2013 – Pequena reformulação constando essencialmente na adição de pequenos atalhos e do acréscimo de nova etapa entre S. Pedro de Sintra e a Ericeira, passando o mesmo a ter o seguinte escalonamento:

1º Dia, Sintra – Ericeira
2º Dia, Ericeira – Vimeiro
3º Dia, Vimeiro – Caldas da Rainha
4º Dia, Caldas da Rainha – Aljubarrota
5º Dia, Aljubarrota – Cova da Iria.

2015 – Alteração profunda aos trajectos do segundo, terceiro e quarto dias, eliminando quase integralmente a “dependência” da N8.

2016 – Pequenas alterações aos trajectos sendo a mais significativa no troço Caldas Aljubarrota passando o mesmo a dispor da variante bom tempo, mais fora de estrada e da variante mau tempo, mais estradista.

Junho - 2018 – Foram efectuadas alterações significativas a quatro dos trajectos passando a dispor de mais zonas fora de estrada e eliminados alguns “pontos negros” como o perigosíssimo atravessamento da N1 junto a Pedreiras.

Julho - 2019 – Entendendo como pertinente foi efectuado um estudo profundo ao traçado, visando particularmente a redução dos km percorridos em asfalto.
Simplesmente com um acréscimo médio de 1.500m diários foi possível proceder a um exponencial aumento dos troços efectuados fora de estrada tendo para tal sido executadas substituições integrais ou parciais nos cinco trajectos diários.

Este trajecto nunca foi validado, estando tentado a efectuar o mesmo agora em Maio embora como “bicigrino”, vamos ver…

Qualquer informação ou possível disponibilização dos tracks acima referidos (KML ou GPX) contacte SFF: p.caminhadas@gmail.com

Bom caminho.

Comments

    You can or this trail