Photo of(DIA 1) Praia de Abraão x Praia da Feiticeira + Pico do Papagaio | Parque Estadual de Ilha Grande (Angra dos Reis) Photo of(DIA 1) Praia de Abraão x Praia da Feiticeira + Pico do Papagaio | Parque Estadual de Ilha Grande (Angra dos Reis) Photo of(DIA 1) Praia de Abraão x Praia da Feiticeira + Pico do Papagaio | Parque Estadual de Ilha Grande (Angra dos Reis)

September 2, 2022
September 2022

near Abraão, Rio de Janeiro (Brazil)

Dia 1 referente a travessia de 10 dias feita na Ilha Grande.
Ataque ao Pico do Papagaio e caminhada de Abraão até a Praia da Feiticeira.

Dificuldades:
Física: Moderada-Dificil
Técnica: Fácil-Moderada
Navegação: Fácil-Moderada

O dia se inicia em Angra dos Reis, local de desembarque do ônibus rodoviário que nos deixa o mais perto de Ilha Grande. Aguardamos pelo primeiro FlexBoat do dia (7h da manhã, 70 reais).

Obs.: há uma balsa pública que sai de Angra e vai até Abraão, custa apenas em torno de 20 reais porém só possui um horário no dia.

Chegamos em Abraão e nos preparamos para atacar o Pico do Papagaio. Inicialmente o caminho é o mesmo que vai para a Praia de Dois Rios. Em um zig zag de ascensão escondemos nossas mochilas num corta caminho e assim prosseguimos. Num dado momento há uma entrada de trilha que dá acesso ao Pico do Papagaio. Possui vegetação mais fechada mas nada além da conta, vale a pena o uso de calças e calçados adequados.
O Pico do Papagaio possui seus quase 1000m de altitude, uma rocha grande no topo dos morros de Ilha Grande. Pedra que de longe se assemelha um papagaio, mas de perto (olhando de baixo) parece um cachorro kkk. A subida em si é desgastante sendo feito em torno de 2h30 pra subir e 2h pra descer. O visual é sensacional, compreende a Ilha de Marambaia, a Baía de Marambaia, a Baía de Sepetiba, Mangaratiba e metade de Ilha Grande (lado leste), desde a pedrona de Dois Rios até o Saco do Céu.
De volta à Vila do Abraão, fizemos uma pequena pausa e continuamos a caminhada bem tranquila até a Praia da Feiteceira, passando por duas ruínas históricas (Lazareto e Aqueduto) e a Praia Preta.

O camping selvagem é proibido em toda a ilha, mas se você não montar a barraca pode dormir em qualquer lugar. Portanto o bivaque é “permitido”.

Recomendo
Bota ou tênis com solado aderente
Roupas leves e protetoras

PictographBeach Altitude 26 ft

• Photo of Vitória Bono
    Vitória Bono Sep 7, 2022

Nunca vi um mar tão azul quanto! Registros ficaram massas! 👏