Dez vulcões

April 8, 2018
April 2018

near Joana Alves, Açores (Portugal)

Este percurso tem o seu início junto ao miradouro da Caldeira, na zona Centro da ilha. Faz uma ligação de segmentos de outros trilhos existentes na ilha.

Comece por contornar o perímetro da Caldeira, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, por 4 km.

Vire à direita para o caminho de bagacina, ladeado por criptomérias (Cryptomeria japonica), cedros do mato (Juniperus brevifolia), uvas da serra (Vaccinium cylindraceum), urzes (Erica azorica) e fetos (Woodwardia radicans) e desça por 2,3 km até encontrar o desvio à esquerda para o segmento do percurso da Levada.

Siga por entre a mata de criptomérias, junto ao canal da levada, até encontrar um tanque de armazenamento de água. Depois, entre no atalho à direita e siga na mata de criptomérias até atingir a estrada.

Vire à direita no sentido do Cabeço do Fogo. Desça este Cabeço e siga na canada de terra batida, que o irá guiar até ao Parque Florestal do Capelo. A partir daqui, siga as marcações e atravesse a estrada regional, subindo no caminho de terra batida no sentido do Cabeço Verde.

Um pouco mais à frente encontrará a sinalética de desvio para a Furna Ruim. Siga à esquerda e prossiga no atalho, contornando o Caldeirão, até atingir o caminho de bagacina. Atravesse-o e suba a escadaria até ao Cabeço do Canto, de onde poderá ter uma vista privilegiada sobre o Vulcão dos Capelinhos.

Desça em direção à estrada e atravesse-a para a zona do Costado da Nau.

A última parte do percurso desenvolve-se num terreno onde dominam as cinzas vulcânicas da erupção de 1957. Depois de passar o Centro Interpretivo dos Capelinhos, desça em direção ao Porto do Comprido, ponto final do percurso.