Descoberta do Porto

January 10, 2021
January 2021

near Neiral, Porto (Portugal)

Descoberta do Porto

PictographTunnel Altitude 81 ft

PictographFlora Altitude 73 ft

Bananeira

A Bananeira é uma horta comunitária de espírito livre e espontâneo situada nas Escarpas das Fontainhas, no Porto. Visa promover a participação comunitária e ativa das pessoas na requalificação do espaço urbano, a responsabilização dos cidadãos no cuidado direto da terra e o desenvolvimento de dinâmicas sociais igualitárias e horizontais. Tod@s estão convidad@s a fazer acontecer, nascer, jorrar, brotar e viver! A história do local e das hortas As Escarpas das Fontainhas foram outrora habitadas. Em 2001 deu-se uma derrocada de terras que destruiu parte das casas. Posteriormente foi acordado com os últimos moradores a deslocalização para outras habitações camarárias. Finalmente, em 2015, as restantes 13 famílias foram realojadas e as casas foram demolidas. Desde então as Escarpas mantiveram-se ao abandono, progressivamente tomadas pela vegetação e pelo lixo. Ao longo de todos estes anos a câmara municipal do Porto manteve a vontade de requalificar este espaço, mas não passou dessa boa vontade. A mais recente declaração de intenções da câmara para as escarpas foi a da criação de uma ecopista que funcionaria provisoriamente na linha férrea desactivada que está abaixo do primeiro núcleo das hortas. Esta foi uma decisão tomada em assembleia municipal neste Verão, mas até hoje não vimos qualquer ação da câmara para concretizar essa decisão. As hortas da bananeira começaram com a limpeza e a ocupação destas Escarpas abandonadas por um pequeno grupo, em Maio 2020, logo depois do confinamento. A intenção deste grupo nunca foi a de se apropriar do espaço que desbravou, mas sim a de iniciar um processo que esperava que pudesse ser abraçado e continuado por outr@s. A ideia era simples: limpar o espaço, plantar hortas, retomar a prática da produção da nossa alimentação quebrando o ciclo de consumo alienante em que ela se transformou nas nossas sociedades. O local é perfeito para o cultivo, dado todo o seu manancial de água. Plantaram-se as primeiras e não parou de chegar gente com vontade de limpar mais áreas e de plantar mais hortas. Gradualmente, as hortas da bananeira têm vindo a ativar este espaço implicando a ação direta das pessoas na construção de um espaço verdadeiramente público, vivo e comunitário. Para além das hortas, a área que fomos descobrindo debaixo do lixo e da vegetação também tem vindo a ser dedicada à criação de alguns espaços comuns para o convívio e o desenvolvimento de actividades culturais de partilha de conhecimento.